Reclamação
J. C.
Para: Tranquilidade Seguros
Venho, por este meio, comunicar a vossos exmos. senhores, o meu profundo desagrado relativamente ao processo de atribuição de indemnização, por danos provocados por inundação, em minha residência.A indemnização, foi decidida, de forma unilateral, não respeitando os danos ou os valores orçamentados e sem qualquer explicação lógica ou bem fundamentada. As respostas apresentadas pela linha de apoio aos sinistros foram prepotentes, arrogantes e sem fundamento ou suporte técnico.A indeminização foi atribuída, enquanto decorria uma reclamação minha, em que pedia para que o processo fosse reaberto, por discordar dos valores e para que me facultassem informação sobre os critérios que levaram ao apuramento do valor da indemnização.Só muito depois é que tive acesso ao fundamento técnico por escrito e quando exprimia os meus argumentos em discordância com algumas coisas, a resposta da TRANQUILIDADE foi:- Boa tarde,Confirmamos a nossa posição e tendo em conta o apuramento de danos pela nossa equipa de peritagem, nada mais tendo a acrescentar.Factos:- houve uma inundação, no meu apartamento, devido a avaria na máquina de lavar roupa.- a água (muita) percorreu 3 divisões da casa e lá permaneceu por algumas horas. Isto ocorreu durante a noite e só demos por isto quando acordamos com o som dos azulejos da cozinha a estalar e a levantaram do sitio.- no dia seguinte, pedimos ajuda ao mediador de seguros para fazer a participação. Fui aconselhado a pedir orçamento de todos os possíveis estragos para assim acelerarmos o processo, que costuma ser lento. De qualquer forma os estragos seriam alvo de peritagem.Os danos evidentes, no dia seguinte eram:- os tijolos da casa de máquinas e cozinha, na sua maioria descolados e alguns mesmo levantados - O chão da sala de estar em soalho flutuante inchado em algumas zonas- a mesa de jantar com os pés encharcados e inchados. O dano apesar de ser só na mesa, afetou o conjunto mesa e cadeiras- estante da sala com a base inchada- tapete da sala (foi a primeira coisa a ser retirada, colocado num saco de lixo para poder ser transportado). nos dias seguintes começou a cheirar muito mal e foi para o lixo, pode ter sido falha minha.- móvel da sala em que a sua base esteve em contato com a água , foi verificado na peritagem que não sofreu danoAlém disto, foi também apresentado orçamento para todo o trabalho de remoção e colocação.O valor orçamentado foi cerca de 7655€ (ao qual deveria ser descontado o valor do móvel da sala, por não ter dado visível no momento da peritagem). O orçamento apresenta os valores reais e em nada inflacionados.Depois da peritagem ligou-me o técnico a tentar fazer uma proposta ridícula a ver se me calava com umas migalhas atiradas ao chão, sem qualquer tipo de justificação aceitável. Ao que me pareceu, parece ser assim que tentam resolver estas questões. Claro que não aceitei.Foi-me, prepotentemente, atribuída uma indemnização de cerca de 3500€ para reparar todos os danos.Só depois de muito insistir é que me justificaram as exclusões. fica aqui a reposta da TRANQUILIDADE:Informamos que o sinistro foi regularizado em conformidade com a peritagem efectuada, estando os valores já liquidados em consonância com os danos verificados.Assim, relativamente à questão colocada sobre a tijoleira, verificou-se que a quantidade de água que seria necessário infiltrar-se para a laje de modo a proceder ao levantamento da cerâmica do pavimento, seria expectável a queda de água na fração inferior, onde nos foi referido não haverem danos. Salientamos também que temos em nossa posse vídeo da inundação onde é audível que o pavimento já se encontrava descolado.Constatou-se também que os rodapés não se encontravam danificados, pelo que são passíveis de reutilização e que, relativamente ás cadeiras, as mesmas não apresentavam danos e dado que no orçamento apresentado os elementos são vendidos em separado e não como um conjunto, apenas foi passível de indemnização a respectiva mesa, que efectivamente estava danificada.Relativamente à exclusão das cadeiras, foi dito e verificado pelo técnico que a mesa e cadeiras são um conjunto, comprado há mais de 10 anos e que não consigo só substituir a mesa por outra igual (não há). Não posso ficar com a mesa diferente das cadeiras porque não era isto que tinha.A justificação técnica apresentada para não terem incluído a substituição da cozinha é inaceitável e mostra claramente como a TRANQUILIDADE atribui esta indemnização.Diz o técnico - seria de expectar que a água necessária para descolar os tijolos teria atingido o andar inferior..., isto é tudo menos o que se espera de um técnico e foi com base nesta suposição ou expectativa que o valor não foi contemplado. Referem-se também a um video, enviado por mim, que dizem mostrar que os tijolos já estão levantados, mas o vídeo foi feito depois da inundação, exatamente para mostrar os danos.Enviei-lhe uma explicação técnica, conhecida e aceite pela comunidade técnica (EPU - Expansão Por humidade excessiva) mas a reposta foi - a indemnização está paga e o processo está encerrado. Além disto, nas rubricas indemnizadas, o valor orçamentado, não corresponde ao indemnizado, sem qualquer justificação, por exemplo, o valor orçamentado para pintura foi de 841€, sem iva, e o pago foi de 540€, entre outros. Se a TRANQUILIDADE tem uma empresa que realiza o mesmo trabalho por estes valores, estou de portas abertas.Quando contratei o seguro, não fui pelo mais barato, escolhi a TRANQUILIDADE por pensar que se tratava de uma empresa em quem podia confiar. Espero, no futuro, recuperar esta imagem que tinha, porque de momento, sou um cliente muito descontente.Espero que o seja reposta a justiça e que seja indemnizado pelo real valor dos danos provocados.
Mensagens (3)
Tranquilidade Seguros
Para: J. C.
Exmo(a) Sr.(a),Agradecemos o seu contacto, vimos por este meio confirmar a receção do seu pedido e o seu encaminhamento para análise.Obrigado pela sua preferência, Tranquilidade Sempre Presente.Linha de Sinistros Tranquilidade,Av da Liberdade, 242 1250-149 LisboaTel: 707 24 07 07 9:00/19:00 - dias úteisAssistência 24h - 7 dias/semanaFax: (+351) 21 358 42 3033mailto: linhasinistros@tranquilidade.pt:www.tranquilidade.pt
Tranquilidade Seguros
Para: J. C.
Exmo(a) Sr.(a),Agradecemos o seu contacto, vimos por este meio confirmar a receção do seu pedido e o seu encaminhamento para análise.Obrigado pela sua preferência, Tranquilidade Sempre Presente.Linha de Sinistros Tranquilidade,Av da Liberdade, 242 1250-149 LisboaTel: 707 24 07 07 9:00/19:00 - dias úteisAssistência 24h - 7 dias/semanaFax: (+351) 21 358 42 3033mailto: linhasinistros@tranquilidade.pt:www.tranquilidade.pt
Tranquilidade Seguros
Para: J. C.
Tivemos conhecimento da reclamação efetuada pelo nosso Segurado junto dos v/serviços que mereceu a nossa melhor atenção.Em resposta vimos informar que foram reclamados danos no recheio e imóvel do nosso Segurado em consequência da inundação devido a avaria da máquina de lavar roupa.Relativamente aos danos reclamados no recheio foi verificado:1 - Tapete sala de jantar – aquando da vistoria efetuada, este já não estava disponível para registo fotográfico, considerando que segundo o Segurado aquele não apresentava condições de utilização, tendo optado por colocá-lo no lixo, pelo que não foi possível assumir qualquer valor2 - Mesa da sala de jantar - As bases dos pés da mesa estão com sinais de terem estado em contacto com água.3 – Cadeiras - As bases dos pés das cadeiras poderão ter estado em contato com a água, contudo não estão danificados conforme se apurou em sede de peritagem, pelo que não nos é possível qualquer valor4 -Móvel - Nesse particular houve a necessidade de clarificar de que móvel se referia o segurando aquando da sua participação, tendo-se concluído ser uma estante existente à entrada do apartamento. Esta peça de mobiliário apresenta alguns sinais de ter estado em contacto com água.5. -Aparador - Não se verificaram danos no aparador.Em relação ao Imóvel, foram verificados os seguintes danos:1 – Rodapés - Não se verificaram danos nos rodapés.2 - Soalho Flutuante - O soalho apresenta danos com evidência de ter estado em contato com água.3 – Cerâmicos de pavimento da cozinha e marquise – foi confirmado que os cerâmicos se encontram empolados. No entanto, noutros pontos da cozinha, os cerâmicos encontram-se descolados, dado que confirmou-se que é produzido o som de oco. Salienta-se também que, caso se tivesse infiltrado pelas juntas dos cerâmicos água em quantidade suficiente de modo a proceder ao levantamento dos cerâmicos, teria ocorrido queda de água na fração inferior, o que não ocorreu conforme transmitido pelo proprietário da fração inferiorO Segurado apresentou 2 orçamentos para a reparação dos danos no imóvel, sendo um no valor total de €5.965,00, que não se apresentava devidamente discriminado, e um segundo de €5.478,50 Para o recheio, foi reclamado o valor de €2.117,88, perfazendo o valor total reclamado de €7.596,38. Os valores não mereceram a aceitação, dado contemplarem trabalhosbens não danificados pela presente ocorrência, pelo que ficado o valor de €3.657,83, conforme se indica:[Imagem_2021-02-15_14-16-51.png]Caso nos sejam apresentadas as faturas, liquidaremos o respectivo IVA, calculado com base na indemnização emitida.Estamos ao dispor para eventuais esclarecimentos adicionais.CumprimentosIsabel Silva RamosUnidade de Gestão de Reclamações do ClienteE-mail: reclamacoes@generali.pt[s:www.tranquilidade.pt/documents/10192/ae9e1520-5825-40ae-8e67-14c69d5e3079] [s:tranquilidade.my.salesforce.com/servlet/servlet.ImageServer?oid=00D0Y000001e1dnandesid=0186M000010m43eandfrom=ext]ref:_00D0Y1e1dn._5006M1n55jc:ref
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