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Atrasos e falha do sistema de aviso

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. P.

Para: STCP

02/12/2023

Boa tarde,Venho por este meio reclamar do serviço prestado pela STCP. Em primeiro lugar, os atrasos são frequentes. É muitíssimo raro um autocarro passar à hora prevista ou indicada na paragem. Existe um tempo de desvio de 5min (antes ou depois), e mesmo assim é frequente o atraso superar esse tempo. Muitas vezes também acontece o autocarro não passar sequer. Através do site da STCP, é possível saber em tempo real o tempo de espera pelo próximo autocarro. No entanto, este site tem também falhas frequentes:- chegam a passar autocarros que não constam na lista das próximas passagens- aparece um tempo de espera para uma próxima passagem, o autocarro acaba por não passar, e quando atualizamos o site aparece já a passagem seguinte- aparece um tempo de espera, atualizamos o site, e o tempo de espera muda radicalmente ou deixa de aparecer sequer a próxima passagem- aparece que está um autocarro quase a passar, mostra que está supostamente a passar, e o autocarro na verdade nunca passa. Isto são situações recorrentes, que acontecem todas as semanas ou até em dias seguidos, em várias linhas, horários e direções, e que afetam bastante quem depende de transportes públicos para se deslocar. Já reclamei diretamente com a STCP, e a única resposta é que vão analisar a situação. Obrigada pela atenção,Marta Pinto

Mensagens (1)

STCP

Para: M. P.

29/12/2023

Estimada cliente, Marta Pinto,Acusamos a receção da sua reclamação, efetuada via DECO PROTESTE e registada na STCP com o n.° 2023.03840 e cujo teor mereceu a nossa melhor atenção.Face ao exposto, informamos que não foram fornecidos dados suficientes que permitissem a identificação inequívoca da ocorrencia descrita. Reiteramos que devem os clientes indicar o máximo de dados possível (no caso em apreço, seria necessário indicar a paragem em questão e os horários que não foram cumpridos) por forma a uma correta análise dos acontecimentos e respetiva ação, caso se justifique.Não obstante, asseguramos que a STCP também realiza uma monitorização permanente da sua operação, por forma a minimizar situações de incumprimento de horário, sejam elas provocadas por motivos cuja responsabilidade recaia sobre a empresa ou por terceiros (como por exemplo, congestionamento de trânsito, acidentes ou desvios não planeados). Com isto, a STCP pretende reduzir o impacto de quaisquer ocorrencias no serviço prestado junto dos passageiros, que dependem do autocarro como meio de transporte no seu quotidiano. Contudo, face às limitações existentes, tanto da STCP como do meio em redor, estas ações não conseguem sanar a totalidade das ocorrencias diárias que se vão apresentado, resultando em falhas no serviço.De forma a contrariar estas incidencias, a empresa continua a aumentar o seu corpo de motoristas e outros técnicos essenciais à operação, ao mesmo tempo que tem vindo a renovar a sua frota, dotando-a de viaturas tecnologicamente mais avançadas. De igual modo, a STCP, com base nos dados recolhidos no decorrer do serviço, continua a aplicar medidas que possam incrementar a sua qualidade e melhor atender as necessidades dos passageiros.Mais informamos que o nosso sistema baseia-se na georreferenciação dos veículos de uma determinada linha em relação à paragem que o utilizador está a pesquisar. Atualmente, o sistema não tem em consideração algumas condições, como por exemplo, trânsito na via pública,desviose até reforços de última hora, que podem imobilizar um autocarro no mesmo ponto de referenciação por largos minutos, mantendo a previsão temporal de passagem. Atualmente, estão a ser desenvolvidas melhorias no sistema de gestão da rede e georreferenciação dos autocarros, com o objetivo de anular as limitações da atual estrutura e evitar situações em que a informação possa não responder adequadamente ao pretendido.Por fim, no que respeita à reclamação efetuada, esclarecemos que a mesma ainda se encontra em análise devidoà atualização dos procedimentos internos para tratamento de exposições, contudo, asseguramos que será respondida com a maior brevidade possível.Considerando os incómodos causados, apresentamos o nosso sincero pedido de desculpa.Com os melhores cumprimentos,Liliana AlvesLINHA AZUL DEPARTAMENTO DE MARKETINGSociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A. Av. Fernão de Magalhães, 1862, 13°. 4350-158 PortoT: 351 226 158 158 (chamada para a rede fixa nacional) F: 351 225 071 150 Pense antes de imprimir este email!


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