Sou proprietário do veículo elétrico Nissan Leaf Visia + de 30kwh, com a matrícula 25-SV-44, comprado novo em 26 de abril de 2017 à empresa Entreposto A. Fontes, S.A. (que é concessionário da marca Nissan e atualmente tomou a denominação comercial de Carby Nissan). A viatura atualmente tem 130000 km, encontrando-se em garantia da bateria EV (8 anos ou 160000km). Em 7 de julho de 2023 foi detetado pela Carby Nissan – Oficina de Santa Maria da Feira - que a viatura evidenciava um número de “bars” do estado da bateria inferior ao previsto pela garantia. O veículo foi deixado na Oficina do Concessionário para testes e a Carby Nissan emitiu uma ordem de reparação da mesma. Em 18 de agosto de 2023 foi-me comunicado que a Nissan Iberia assumiu a obrigação de substituição em garantia, autorizando a provisão de uma bateria nova e que tinha sido feita encomenda da mesma (envio ficheiro de memorando com descrição cronológica de todos os acontecimentos). O processo consta da Nissan com o número 01893482.Desde então fiquei a aguardar a chegada da bateria, sendo que continuei a circular com a minha viatura. Todavia, no dia 31 de outubro de 2023 a deficiência da bateria provocou o bloqueio da mesma, tendo a viatura sido rebocada para o concessionário (inicialmente para a Caetano Gaia, mas em função da identificação de que havia um processo em curso de substituição da bateria na Carby Nissan de Santa Maria da Feira, a viatura foi remetida para esta Oficina, tendo aí chegado no dia 7 de novembro). O serviço de assistência em viagem da Nissan Iberia proporcionou-me uma viatura de substituição até ao dia 15 de novembro de 2023. Desde então (16-11-2023), apesar dos meus pedidos, encontro-me sem viatura de substituição. Entretanto a informação que a Carby Nissan me transmitiu quanto à chegada da nova bateria é que não existia em stock e que não havia data de previsão de entrega, indicando que isso pode significar dias, semanas ou meses de espera. Em face dos prejuízos, e perante a reiteração de que não me proporcionavam viatura de substituição, propus através do Serviço de Apoio ao Cliente da Nissan Iberia a possibilidade de me recomprarem a viatura. Em 5-12-2023 recebo uma proposta de recompra da viatura por 13.352,05€, a qual aceitei no mesmo dia (envio cópia dos emails). No dia 12-12-2023 recebo um email da Nissan Iberia SAU a indicar que “em breve enviaremos os próximos passos acerca da recompra”. Todavia, em 27-12-2023, após ter ligado novamente para o Apoio ao Cliente a perguntar uma data para a recompra, recebo email do Apoio ao Cliente da Nissan a indicar que: “o processo se encontra em análise e voltaremos ao seu contacto com a maior brevidade possível.”Hoje, dia 15 de janeiro de 2024, continuo sem qualquer informação adicional sobre a recompra e também sem data prevista para a substituição da bateria que foi encomendada em 18 de agosto de 2023 e continuo sem viatura de substituição.Venho por isso, reclamar pelos prejuízos causados por continuar sem viatura e por a Nissan não fazer a recompra do veículo conforme a sua indicação num tempo razoável, tendo em conta a expetativa criada com esta solução que foi proposta como compensação pelo facto de não haver data prevista para a substituição da bateria. Pelos vistos, também não há data prevista para a recompra do veículo, mantendo-me com os prejuízos de ter ficado sem viatura. Note-se que apenas aceitei a recompra pelo facto de não haver perspetiva de data para substituição da bateria e na expetativa que pudesse rapidamente ter acesso a uma viatura (a comprar com o dinheiro da recompra). (Anexo um memorando com o relato cronológico de todo o processo)