back

Atraso na homologação de veículo com documentação completa

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

D. K.

Para: Instituto Mobilidade e dos Transportes - IMT

10/11/2025

No dia 30 de Outubro de 2025 submeti ao IMT um pedido de emissão do número de homologação (nº 595049) nacional para um veículo de fabrico alemão através da plataforma https://chnac.imt-ip.pt/. Até à presente data, decorridos 11 dias após o pedido, não obtive qualquer resposta, declaração emitida ou justificação pelo atraso por parte dos serviços deste instituto. Importa referir que o veículo em questão é fabricado na Europa (Alemanha), com certificado de conformidade (CoC) válido anexado ao pedido inicial. De acordo com os procedimentos normalizados, este tipo de pedido deveria ser processado de forma automática e imediata, uma vez que a documentação está completa e em conformidade com os requisitos estabelecidos. Tentei obter informações adicionais através de contactos subsequentes com o IMT: - Enviei múltiplos emails para apoio.coc@imt-ip.pt sem receber qualquer resposta; - Tentei contactar telefonicamente o número 210 488 488, porém sem obter resposta. Esta demora é particularmente preocupante pois estou impedido de cumprir com a obrigação legal de submissão da Declaração Aduaneira de Veículos (DAV) no prazo de 20 dias contados a partir da entrada do veículo em Portugal. A falta de emissão do número de homologação, apesar da documentação completa e válida, coloca-me numa situação de incumprimento de requisitos legais que fogem completamente à minha responsabilidade e controlo. É difícil de compreender que um veículo de fabrico europeu com CoC válido e documentação completa ainda não tenha sido processado após 11 dias. Tendo em conta que a plataforma online é especificamente desenhada para processar pedidos de forma automática e célere, esta situação representa uma dificuldade significativa no funcionamento deste serviço essencial. Gostaria de solicitar informação sobre o estado do meu pedido e esclarecimento quanto ao motivo do atraso, bem como uma estimativa do prazo expectável para conclusão deste processo, face à urgência da situação e às obrigações legais pendentes.

Mensagens (3)

Instituto Mobilidade e dos Transportes - IMT

Para: D. K.

10/11/2025

Boa tarde, Agradecemos o seu contacto. Na sequência do seu email informamos que o IMT dispõe de um portal para apresentação de elogios, sugestões e reclamações. Assim, por favor, aceda ao Canal do Utilizador ems:canalutilizador.imt-ip.pt/ e apresente a sua reclamação/sugestão/elogio. Com os melhores cumprimentos, Ana Paula Martins Técnico Superior Departamento de Atendimento e Apoio ao Utilizador Direção de Serviços de Sistemas de Informação (DSSI) Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. Sede: Av.ª Elias Garcia,103 1050-098 Lisboa Telef. 210 488 488 – www.imt-ip.pt

D. K.

Para: Instituto Mobilidade e dos Transportes - IMT

10/11/2025

Agradeço a indicação do portal Canal do Utilizador (canalutilizador.imt-ip.pt), mas informo que o referido site não está a funcionar corretamente, apresentando o seguinte erro imediatamente após o login: "Sentimos muito... Erro inesperado durante a autenticação com o provedor de identidade"

D. K.

Para: Instituto Mobilidade e dos Transportes - IMT

10/11/2025

Atualização: Cerca de 1h30 após submeter esta reclamação, recebi o número de homologação. Não sei se foi coincidência, mas o assunto encontra-se resolvido e dou por encerrada a presente reclamação. Agradeço a atenção.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.