Exmos. Senhores,
Assinei um Contrato Promessa de Compra e Venda da minha casa nova em Julho e, no dia 20 de Agosto assinei a escritura. Por mudar de casa (no dia 21), resolvi contactar alguns prestadores de serviços e, na semana passada (que começou a 12 de Agosto) comecei a conversar com a Endesa dizendo que gostava de os contratar para que fossem o meu fornecedor de gás e electricidade. Informaram-me que apenas o poderiam fazer com o CPE, pelo que, no dia 19, quando o promotor/ vendedor me deu o CPE, contactei a Endesa para avançar com a contratação.
1º erro: na semana anterior a senhora que falou comigo disse-me que me ligaria por volta das 11h, o que não aconteceu, sendo que liguei eu por volta das 13h/13h30, falando com uma nova pessoa. Fiz um contrato através desta 2ª senhora que me atendeu, que me pediu que enviasse por WhatsApp o CPCV digitalizado. Quando me leu o contrato ao telefone informei que a morada que tinha no CPCV não era a mesma que a senhora tinha referido, mas foi-me dito que não havia problema com isso. Enviei o CPCV e, seguidamente, pediu-me que enviasse também uma fotografia do contador. Assim o fiz. Não tive qualquer tipo de feedback após esse envio, mesmo depois de ter enviado mensagens a perguntar se estava tudo bem.
Na terça-feira, dia 20, voltei a enviar mensagem por WhatsApp para confirmar que tinham tudo o que era necessário para poder ter luz e gás em casa. Ligaram-me dizendo que o processo estava a correr e que teria novidades da E-redes em breve para que pudesse ser agendada uma vistoria e visita de um técnico e, a partir deste dia, até hoje, dia 23, sexta-feira, deverei ter falado com a Endesa e E-redes cerca de 20 vezes.
Cada pessoa que me atendia da Endesa dizia algo diferente da anterior. Na quarta-feira, dia 21, uma das pessoas da Endesa informou-me que, afinal eu teria de enviar a escritura porque havia algum tipo de inconformidade com a documentação. Após esse envio, voltei a falar com a Endesa e disseram-me que estava tudo bem e que apenas teria de esperar pelo contacto da E-redes. Liguei para a E-redes entre os dia 20 e 23 e não tinham qualquer pedido registado por parte da Endesa associado ao meu NIF nem CPE. Apenas hoje, dia 23, no fim da manhã é que me foi dito pela Endesa que havia de facto uma inconformidade com a morada e fiz novamente o contrato, dando uma vez mais todos os meus dados. Liguei novamente para a E-redes e continuava tudo igual (ainda que me tivessem dito que tinham um pedido da Endesa relativamente ao meu processo nos dias 19, 21 e 23, mas que não tinham qualquer ordem de trabalhos) o que fez com que voltasse a ligar para a Endesa para pedir satisfações. A Endesa nesta altura, depois de muitos telefonemas, informou-me que havia de facto um problema com as moradas (a que constava na escritura e que estava associada ao meu CPE não eram compatíveis, provavelmente por ser um empreendimento construído agora) e que este tinha de ser tratado pela E-redes para que pudesse ter fornecimento de gás e luz. Falei novamente para a E-redes e pediram-me que fosse ao formulário de contactos no website deles para pedir alteração de morada associada ao meu CPE. Então, quase no fim do 5º dia, falei novamente com a E-redes e com a Endesa e parece que está tudo, finalmente, normalizado em termos burocráticos, mas fui informada que posso demorar entre 10 a 15 dias para ter luz e gás.
Estive nos últimos 5 dias várias horas ao telefone com estas entidades (sem contar com os períodos de espera para atendimento e passagens de telefonemas entre departamentos) e estou a viver desde quarta-feira (dia em que mudei de casa) sem luz e sem gás (facto que informei em todos os telefonemas feitos).
Se todas as chamadas são gravadas, a Endesa merecia que se ouvissem todas e que houvesse um processo por falta de profissionalismo e muita incompetência e por impedirem que alguém tenha luz e gás para viver. A E-redes também tem a sua responsabilidade, claro e, piora ainda o facto de que é uma empresa monopolista, não tendo o direito de negar este tipo de fornecimentos.
Agradeço que confirmem este processo junto das respectivas entidades e que, se possível, consigam interceder a meu favor para que tenha fornecimento de luz e gás o mais cedo possível.
Cumprimentos,
Vera Geraldes