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Atraso inaceitável na entrega de máquina de lavar e falta de comunicação

Resolvida Pública

Problema identificado:

Problemas de entrega

Reclamação

G. M.

Para: EL CORTE INGLÉS

20/06/2025

No dia 29 de abril de 2025, efetuei uma encomenda online no site do El Corte Inglés de uma máquina de lavar e secar roupa da marca Haier, no valor de 699€. A data estimada de entrega era 7 de maio, ou seja, cerca de uma semana após a compra. Paguei o valor total no ato da encomenda. À medida que a data se aproximava, reparei que não houve qualquer evolução no estado da encomenda e nunca recebi qualquer contacto ou atualização por parte do El Corte Inglés. Liguei para a linha de apoio ao cliente, onde me informaram que o produto não estava em stock e teriam de contactar o fornecedor. Deram-me como nova data de entrega a primeira semana de junho — ou seja, um mês depois da compra. Apesar do meu desagrado, aceitei o novo prazo. Quando essa semana chegou ao fim e a máquina continuava por entregar, voltei a ligar. Deram-me nova data: segunda semana de junho. A mesma situação repetiu-se sucessivamente, até que, hoje, dia 20 de junho, me dizem que a entrega será (supostamente) feita na quarta semana de junho — praticamente dois meses após a compra. Já me foram dadas 5 datas de entrega, e 4 delas não foram cumpridas. Em nenhum momento recebi um aviso por iniciativa da loja a informar do atraso. Nunca houve um pedido de desculpas ou compensação, e em momento algum o El Corte Inglés demonstrou preocupação em resolver ou acompanhar o caso com respeito pelo cliente. Considero inadmissível que se aceite a compra de um produto sem informar previamente que não está em stock. O cliente paga e não tem forma de saber se o produto será entregue em uma semana, um mês ou um ano. Pior ainda é a retenção do meu dinheiro (699€) durante dois meses sem que qualquer serviço tenha sido prestado. Uma máquina de lavar roupa é um bem essencial. Nestes dois meses vi-me forçado a recorrer a lavandarias self-service, com custos e incómodos adicionais que poderiam ter sido evitados se a loja cumprisse com os prazos estabelecidos. Não quero saber se a culpa é do fornecedor ou não. O cliente compra ao El Corte Inglés, e é da vossa responsabilidade garantir um serviço eficaz. Neste momento, afirmo com total convicção que nunca mais voltarei a fazer qualquer compra convosco. Assim sendo, exijo, no prazo máximo de 8 dias, procedam à entrega da máquina de lavar, sob pena de resolução do contrato, e sem prejuízo do direito de indemnização por eventuais danos causados.

Mensagens (4)

EL CORTE INGLÉS

Para: G. M.

20/06/2025

Caro Cliente, Gostaríamos de poder ajudá-lo mas necessitamos dos seus dados para que possamos processar o seu pedido. De forma a atendê-lo com a maior brevidade possível, recomendamos que preencha os seus dados através do seguinte link: Submeter informação Deste modo, asseguramo-nos de que não vamos necessitar de informação adicional e que podemos atendê-lo adequadamente. Muito obrigado pela sua confiança e colaboração. Atentamente, El Corte Inglés Apoio ao Cliente - Loja Online E-Mail: apoio.lojaonline@elcorteingles.pt

G. M.

Para: EL CORTE INGLÉS

20/06/2025

Boa tarde, Recebi a vossa resposta, mas venho informar que já enviei todos os dados necessários na reclamação, incluindo o meu nome, contacto, email e data da encomenda. Também indicam um link que nem sequer está incluído na mensagem, por isso não consigo seguir por aí. Gostava de pedir que vejam com atenção o meu caso e me deem uma resposta concreta, porque esta situação já dura há quase dois meses e continuo sem qualquer solução. Já me deram várias datas de entrega que não foram cumpridas, e não houve qualquer contacto da vossa parte a avisar. Aguardo resposta com urgência. Cumprimentos, Gonçalo

G. M.

Para: EL CORTE INGLÉS

04/07/2025

Venho por este meio dar seguimento à reclamação apresentada anteriormente, informando que a situação se mantém inaceitável e, infelizmente, agravou-se. Após a data da reclamação inicial, o El Corte Inglés voltou a falhar o prazo de entrega prometido, elevando para seis o número total de datas de entrega indicadas e não cumpridas. A nova previsão, comunicada no final de junho, aponta agora para a partir de 9 de julho, ou seja, mais de dois meses e meio após a compra, continuando sem qualquer garantia concreta. Apesar de ter manifestado disponibilidade para aceitar a entrega nesse período (entre 9 e 13 de julho), informei que não poderia aceitar novas alterações de datas, tendo sido absolutamente claro quanto à minha disponibilidade limitada. Ainda mais preocupante é o facto de o El Corte Inglés: - Nunca ter apresentado qualquer resposta objetiva quanto à compensação pedida pelos prejuízos causados; - Ter enviado uma comunicação a propor a cobrança de 54,10 € pela instalação do artigo — depois de mais de dois meses de incumprimentos, o que considero abusivo. Reafirmo que, após todas estas falhas, não aceitarei pagar mais um cêntimo relativamente a esta compra. Caso a entrega e instalação não sejam asseguradas sem custos adicionais e dentro do prazo indicado (9 a 13 de julho), considerarei que o contrato foi violado pelo vendedor, reservando-me o direito de exigir o reembolso integral e uma indemnização pelos danos causados — nomeadamente os custos suportados com lavandarias self-service, além do transtorno e tempo perdido. Esta situação representa um claro desrespeito pelos direitos do consumidor, nomeadamente no que diz respeito à informação prévia sobre disponibilidade de stock, à execução do contrato no prazo acordado, e ao direito à compensação por incumprimento contratual. Peço à DECO que, face à gravidade e persistência do problema, interceda no sentido de garantir: - A entrega e instalação gratuita do artigo até 13 de julho de 2025; - Uma compensação proporcional pelos prejuízos já sofridos; - E, em caso de incumprimento, a resolução imediata do contrato com reembolso total e respetiva indemnização. Com os melhores cumprimentos, Gonçalo Merêncio

EL CORTE INGLÉS

Para: G. M.

04/07/2025

Caro Cliente, Gostaríamos de poder ajudá-lo mas necessitamos dos seus dados para que possamos processar o seu pedido. De forma a atendê-lo com a maior brevidade possível, recomendamos que preencha os seus dados através do seguinte link: Submeter informação Deste modo, asseguramo-nos de que não vamos necessitar de informação adicional e que podemos atendê-lo adequadamente. Muito obrigado pela sua confiança e colaboração. Atentamente, El Corte Inglés Apoio ao Cliente - Loja Online E-Mail: apoio.lojaonline@elcorteingles.pt


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