Caro/a Senhor(a),
Venho formalizar a minha reclamação devido à inaceitável demora na entrega dos resultados da ressonância magnética realizada no Hospital Lusíadas Braga (HLB).
1. Realização do Exame
No dia 13 de fevereiro de 2025, desloquei-me ao HLB para realizar uma ressonância magnética do meu joelho direito. O exame foi essencial para acompanhar um quadro de lesões graves – condropatia grau IV, tendinoses dos tendões rotuliano e quadricipital e rotura do menisco lateral –, visando obter dados imprescindíveis para a obtenção de uma segunda opinião médica.
2. Contexto e Necessidade da Segunda Opinião
O exame foi realizado a pedido de um médico externo aos quadros do hospital, com o objetivo de fundamentar uma consulta agendada para o dia 19 de fevereiro de 2025 com o renomado Dr. José Carlos Noronha. Considerando a agenda extremamente concorrida do especialista e a importância dessa avaliação, a falha na entrega dos resultados torna a situação inadmissível. A necessidade de buscar essa segunda opinião decorreu, em grande parte, do tratamento negligente e acompanhamento inadequado prestado pela ortopedista Filipa Pereira, membro da equipa do HLB, que agravou o estado do meu joelho no último ano.
3. Compromisso e Falha no Cumprimento
Antes da realização do exame, fui compelido a assinar um documento no qual me comprometia a receber os resultados até as 15h do dia 19 de fevereiro, data esta fundamental para a minha consulta. Confiante no cumprimento deste compromisso, aguardei os resultados, sem jamais ser contatado ou informado de qualquer imprevisto.
4. Tentativas Frustradas de Contato
No dia 19, efetuei três ligações ao HLB na expectativa de confirmar o recebimento dos resultados, porém sem sucesso. Desde então, tenho contactado o hospital diariamente (último contacto dia 25), tendo em vista uma consulta subsequente em Fisiatria, marcada para o dia 27, às 16h30 (noutro hospital privado). Em todas as tentativas, a receção telefónica informa que marcou o assunto internamente como “urgente”, mas que o departamento de radiologia nunca é atende para dar esclarecimentos. Esta situação é totalmente inaceitável.
5. Impacto e Reivindicações
Resido no Luxemburgo e, para contar com cuidados especializados, sou obrigado a deslocar-me, arcando com custos elevados. O atraso injustificado na entrega dos resultados prejudica não apenas o meu acompanhamento médico, mas também mina a confiança depositada no HLB. Diante desta falha grave, sou forçado a considerar a realização de um novo exame em outro hospital privado. Assim, exijo o reembolso do valor de 315 euros pago, como compensação mínima pelo descumprimento do prazo acordado.