No dia 7/11/2023 comprei uns AirPods Pro 2ª geração a uma vendedora francesa na plataforma Vinted. A Vinted tem uma política contra falsificações, réplicas e contrafação que apregoa na sua aplicação e tem por hábito bloquear contas quando duvida da autenticidade de um artigo colocado à venda. Na verdade, a aplicação está cheia de artigos contrafeitos, com vendedores sem qualquer avaliação, a vender o mesmo artigo em vários tamanhos, a preços baixíssimos, sem controlo das autoridades e de quem gere a plataforma. A vendedora a quem comprei os AirPods tinha várias avaliações positivas, por isso avancei pois pareceu-me fidedigna. Para além disso, no próprio anúncio fornecia o número de série e a fotografia da fatura de compra. Após esperar que o artigo chegasse, como apenas temos dois dias para testar o artigo até podermos avaliar positiva ou negativamente o mesmo, emparelhei os auriculares, vi que tudo tinha sido corretamente executado pelo iPhone e que o som funcionava. Para além disso, fui ao site da Apple e coloquei o número de série no local para verificar que tudo estava bem. Ao mesmo tempo, testei a audição de música e fiz uma chamada. Tudo parecia estar bem. Fiz despiste em sites, pesquisei na internet e parecia que o artigo estava correto. Avaliei positivamente a transação na Vinted e passei a utilizar os auriculares no meu dia a dia. Ha uma semana e meia as pessoas começaram a queixar-se que não me ouviam com clareza e, após uma chamada para a linha de apoio Apple, onde nada me foi dito para além de que deveria atualizar o firmware dos Airpods e que, caso não conseguisse, deveria levá-los para reparação, levei os auriculares a uma Apple Service. Após uns breves testes, os colaboradores mostraram-me que os auriculares eram uma réplica e que não podiam ajudar-me. Mostraram inclusivamente que com o mesmo número de série já estavam registadas inúmeras reparações o que é modus operandi deste tipo de fraude. De imediato reportei à Vinted e à suposta vendedora, que está neste momento bloqueada na plataforma, provavelmente por queixas do mesmo género que a minha. A Vinted já me respondeu por duas vezes, em bom português sacudindo a água do capote dizendo que nada podem fazer porque eu validei o artigo antes e já pagaram ao vendedor. Pagaram mas pagaram-lhe por um artigo contrafeito, o que é crime . Sugeriram até que tentasse falar com o vendedor que, obviamente, não existe com este nome de perfil e que não me responde. Acho totalmente descabido a Vinted isentar-se da responsabilidade que tem nestas situações , sendo que o seu papel é o de apenas cobrar uma taxa pelas vendas que são feitas pela app, sem qualquer controlo ou capacidade de assumir quando acontece uma situação deste género. Pelo que pude investigar, há centenas de queixas semelhantes à minha. No meu caso, apenas solicito o reembolso dos 121,29€ que paguei por este artigo falso e illicito e alguém na Vinted se tem de responsabilizar por estes criminosos que vendem contrafação como se nada fosse. Posso até adicionar que, na mesma semana comprei uns Adidas Samba usados, também a um vendedor com referências. Quando chegaram - pumba - falsos! Tirei fotos, reportei e desta vez, tive a clareza de não dar o artigo como correto e reclamar de imediato. A Vinted procedeu ao reembolso do montante que paguei, concordando que era uma imitação. Ou seja, a Vinted só quer assumir o dinheiro dos outros. Como ainda não tinha pago ao vendedor, desta vez funcionou a proteção ao comprador... enfim, como já referi, apenas pretendo ser reembolsada pelo valor que paguei por um artigo que não é o que adquiri e esquecer de uma vez esta plataforma, que está pesada de criminosos e totalmente fora de controlo.