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Aproveitam se da fragilidade das pessoas

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. A.

Para: Servilusa

20/09/2025

Boa tarde, venho desta forma comunicar / apresentar reclamação sobre o meu descontentamento e da minha família com o serviço prestado pela empresa, agência funerária Servilusa, nomeadamente a sucursal da Buraca,Rua Luís de Camões NR 27 2610-105 Amadora. O caso foi o seguinte, ao dia de ontem 19/09/2025 por volta das 10:30h foi comunicado á minha família por parte do Lar onde estava em internamento a minha avó, o seu falecimento. Esta notícia foi dada a minha mãe,filha da falecida ,que naturalmente entrou em choque sem conseguir reagir imediatamente aos passos seguintes. Minutos depois, por incrível que pareça, já estava a minha mãe a ser contactada por alguém da empresa supra citada, a oferecerem os seus serviços e a disponibilizarem que uma colaboradora se deslocasse ao domicílio da minha mãe para fazer orçamento e tratar dos pormenores. A minha mãe aceitou, e no momento que esta colaboradora chegou ao domicílio, já me encontrava lá. Foi apresentado á minha mãe um orçamento escrito e foi-lhe pedido que assinasse, no mesmo momento o meu irmão questionou o valor avultado e disse que iamos ver outras hipóteses, tendo em conta estarmos ainda em choque com a triste notícia. A colaboradora abandonou o local com o orçamento assinado e no espaço de dez minutos falámos com uma agência e conseguimos um valor mais baixo, ligamos para a colaboradora, que mais uma vez refiro, tinha saído á pouco mais de dez minutos e cancelamos o serviço. Foi-nos dito por ela que só seria necessário ir á agência, na morada supra citada, buscar a roupa que a minha avó iria vestir no seu funeral. Assim fizemos, e na agência voltamos a confirmar com outra colega que nos deu as vestes, se estava tudo cancelado e ok, e esta referiu que sim. Dirigimos-nos a nova agência funerária e tratamos de tudo. Foi-nos solicitada a certidão de óbito. Como este documento foi enviado para o lar pelo médico legista, contactámos o lar e depois de muita burocracia foi-nos dito que quem tinha a certidão seria a funerária Servilusa. A minha mãe utilizou o contacto da primeira chamada que recebeu, e falou com o sr Vítor. Este foi bastante arrogante e mal educado, disse que não podíamos ter cancelado o serviço, que as coisas não se fazem assim, que existia um documento assinado, e que poderia ter sido discutido o preço sendo que o caso era esse (como se de uma compra de feira se tratasse) . Volto a citar que somos uma família de luto neste momento,e que considero estes comportamentos terrorismo emocional. O sr Vítor despede- se desta chamada com um boa sorte daqui para frente. Não percebemos o ironismo, mas breve percebemos o porquê dessa frase. O lar continuava sem nos facultar a certidão de óbito dizendo que tinha de ser o Sr Vítor a dar este documento,e o sr Vítor recusou-nos a nós o envio e proibiu toda a sua equipa de nos atender mais o telefone. Fomos obrigados a telefonar de um número diferente para o lar, e só depois de ameaçar-mos chamar a polícia, estes enviaram a certidão. Espero sinceramente que esta reclamação seja ouvida em alto e bom som e que sejam articuladas as diligências necessárias para que outras famílias em dor de luto, não passem por situações similares. Sendo que o que escrevi foi toda uma situação resumida,pois houve muitos levantar de voz, muitos nervos e muitos desligares de telefone na cara no decorrer desta situação. Uma falta de educação absurda

Mensagens (1)

Servilusa

Para: C. A.

30/09/2025

Exma. Senhora, Antes de mais, lamentamos profundamente a perda inestimável que teve e apresentamos à sua família as nossas mais sinceras condolências. A Servilusa pauta-se por critérios de qualidade, ética, transparência e respeito, e é com base nesses princípios que vimos prestar os devidos esclarecimentos: Informação sobre o serviço: O Sr. Vítor, mencionado na reclamação, não é colaborador da Servilusa, mas sim ex-proprietário da agência de Massamá. Informou-nos ter recebido um pedido para entrar em contacto com a sua mãe, na sequência de ter demonstrado dificuldade em contactar uma funerária. Naturalmente, o Sr. Vítor disponibilizou-se a ajudar, contactou a sua mãe, recolheu alguns dados, apresentou verbalmente um orçamento e, de seguida, contactou a Servilusa para que um colaborador se deslocasse ao domicílio, apresentasse a documentação detalhada e formalizasse o processo de contratação. A contratação decorreu com normalidade, contudo, poucos minutos após a nossa saída, a família informou a desistência do serviço e solicitou apenas a devolução das roupas, situação que foi prontamente aceite e resolvida sem qualquer obstáculo. Obtenção de documentação (certidão de óbito): Presumimos que a reclamante se refira à Guia de Transporte emitida pelo médico assistente do Lar, uma vez que este é o único documento necessário nesta fase para que qualquer agência funerária dê início ao processo de remoção do falecido. Esse documento é da responsabilidade do Lar entregar à agência funerária indicada pela família através da assinatura de um documento legal denominado “Opção de Agência”. No caso em apreço, como a adjudicação do serviço à Servilusa foi cancelada poucos minutos após a contratação, não chegou a existir qualquer instrução formalizada que legitimasse a Servilusa a realizar a referida remoção. Assim, não competia a esta empresa fornecer ou reter documentos que não estavam na sua posse, não podendo assumir qualquer responsabilidade relativamente à sua emissão ou entrega, que cabe exclusivamente ao Lar fornecer à Funerária que faça prova de estar legitimada para efetuar a remoção do corpo. Reiteramos o nosso profundo pesar pela situação vivida e lamentamos profundamente não ter conseguido ajudar de outra forma, pois, também não tivemos conhecimento do que estava a vivenciar. Demarcamo-nos de qualquer comportamento incorreto ou ofensivo, garantimos que todos os procedimentos da Servilusa foram conduzidos de acordo com a legalidade e as práticas profissionais que nos regem e permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que entendam necessários. Com os melhores cumprimentos, Cláudia Moita Responsável de Qualidade, Ambiente e Responsabilidade Social Servilusa Agências Funerárias SA Edifício Santa Teresa – Rua Luís de Camões nº27, 2610–105 Amadora Tlf: +351 214 706 300Tlm: +351 969 527 986 cmoita@servilusa.ptwww.servilusa.pt PAntes de imprimir este e-mail pense bem se tem mesmo que o fazer. Há cada vez menos árvores. Esta mensagem (incluindo os anexos) destina-se apenas aos seus destinatários e pode conter informação confidencial ou restrita. Se a receber por engano, solicitamos que nos notifique de imediato e proceda à sua devolução pelo correio, apagando-a em seguida do seu sistema. Não deve usar, alterar, copiar e distribuir esta mensagem nem divulgar o seu conteúdo. Se, indevidamente, tomar conhecimento do seu conteúdo, incorre em crime punível nos termos do Código Penal. This message (including attachments) is intended for the addressee only and may contain confidential or privileged information. If you have received it by mistake, please notify us immediately, return by e-mail and delete it from your system. You should not use, alter, copy or distribute this message or disclose its contents to anyone. It is unlawful and a crime under the Penal Code. De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 20 de setembro de 2025 21:30 Para: Provedor do Cliente provedordocliente@servilusa.pt Assunto: Aproveitam se da fragilidade das pessoas ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌


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