Exma. Senhora,
Antes de mais, lamentamos profundamente a perda inestimável que teve e apresentamos à sua família as nossas mais sinceras condolências. A Servilusa pauta-se por critérios de qualidade, ética, transparência e respeito, e é com base nesses princípios que vimos prestar os devidos esclarecimentos:
Informação sobre o serviço:
O Sr. Vítor, mencionado na reclamação, não é colaborador da Servilusa, mas sim ex-proprietário da agência de Massamá. Informou-nos ter recebido um pedido para entrar em contacto com a sua mãe, na sequência de ter demonstrado dificuldade em contactar uma funerária. Naturalmente, o Sr. Vítor disponibilizou-se a ajudar, contactou a sua mãe, recolheu alguns dados, apresentou verbalmente um orçamento e, de seguida, contactou a Servilusa para que um colaborador se deslocasse ao domicílio, apresentasse a documentação detalhada e formalizasse o processo de contratação.
A contratação decorreu com normalidade, contudo, poucos minutos após a nossa saída, a família informou a desistência do serviço e solicitou apenas a devolução das roupas, situação que foi prontamente aceite e resolvida sem qualquer obstáculo.
Obtenção de documentação (certidão de óbito):
Presumimos que a reclamante se refira à Guia de Transporte emitida pelo médico assistente do Lar, uma vez que este é o único documento necessário nesta fase para que qualquer agência funerária dê início ao processo de remoção do falecido. Esse documento é da responsabilidade do Lar entregar à agência funerária indicada pela família através da assinatura de um documento legal denominado “Opção de Agência”.
No caso em apreço, como a adjudicação do serviço à Servilusa foi cancelada poucos minutos após a contratação, não chegou a existir qualquer instrução formalizada que legitimasse a Servilusa a realizar a referida remoção. Assim, não competia a esta empresa fornecer ou reter documentos que não estavam na sua posse, não podendo assumir qualquer responsabilidade relativamente à sua emissão ou entrega, que cabe exclusivamente ao Lar fornecer à Funerária que faça prova de estar legitimada para efetuar a remoção do corpo.
Reiteramos o nosso profundo pesar pela situação vivida e lamentamos profundamente não ter conseguido ajudar de outra forma, pois, também não tivemos conhecimento do que estava a vivenciar. Demarcamo-nos de qualquer comportamento incorreto ou ofensivo, garantimos que todos os procedimentos da Servilusa foram conduzidos de acordo com a legalidade e as práticas profissionais que nos regem e permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que entendam necessários.
Com os melhores cumprimentos,
Cláudia Moita Responsável de Qualidade, Ambiente e Responsabilidade Social
Servilusa Agências Funerárias SA
Edifício Santa Teresa – Rua Luís de Camões nº27, 2610–105 Amadora
Tlf: +351 214 706 300Tlm: +351 969 527 986
cmoita@servilusa.ptwww.servilusa.pt
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Enviada: 20 de setembro de 2025 21:30
Para: Provedor do Cliente provedordocliente@servilusa.pt
Assunto: Aproveitam se da fragilidade das pessoas