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Aparelho danificado a chegada sem prazo ou resposta para Resolver o problema.

Resolvida Pública

Problema identificado:

Problemas na prestação do serviço

Reclamação

A. P.

Para: Xiaomi Store Portugal

05/07/2025

No dia 1 de julho, adquiri através da loja online da MEO um robot aspirador Vacuum S20. O equipamento foi entregue no dia 6 de julho, e desde o primeiro momento apresentava avaria: não liga, não acende qualquer luz, mesmo após ter permanecido mais de 12 horas em carregamento. Contactei de imediato a MEO, que me informou que a responsabilidade seria da Xiaomi. Contactei então a Xiaomi, que por sua vez exige um processo altamente burocrático e desrespeitoso para com o consumidor, que inclui: • Envio de um e-mail para solicitar a recolha do equipamento; • Avaliação técnica do produto; • Reparação do mesmo; • E, só após todo esse processo, o reenvio ao cliente. Ora, de acordo com a legislação portuguesa de defesa do consumidor, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 84/2021, artigo 12.º, alínea 1: “Em caso de desconformidade do bem com o contrato, que se manifeste num prazo de 30 dias a contar da entrega, o consumidor tem direito à substituição do bem ou ao reembolso do valor pago.” No meu caso, o bem chegou avariado, sem nunca ter sido utilizado, o que configura desconformidade imediata com o contrato de compra e venda. A responsabilidade pela resolução imediata do problema é, em primeiro lugar, da loja vendedora, ou seja, da MEO, e não do fabricante. Além disso, enviei um e-mail à Xiaomi no próprio dia 6 de julho, e até hoje não obtive qualquer resposta. O meu esposo também enviou e igualmente não obteve retorno. Voltei a ligar à Xiaomi e a resposta que obtive foi que deveria simplesmente “aguardar” sem qualquer prazo definido. Como consumidora, recuso-me a aceitar essa postura passiva e abusiva. Comprei um equipamento novo, a funcionar, e recebi um equipamento avariado. Não é aceitável que eu, como cliente, seja a parte prejudicada, obrigada a esperar indefinidamente por um processo de reparação, quando o correto, legal e justo seria a substituição imediata do produto.

Mensagens (1)

Xiaomi Store Portugal

Para: A. P.

18/07/2025

Exma. Senhora Ana Parreiras, Os nossos melhores cumprimentos. Reportando-nos ao assunto melhor identificado em epígrafe, o qual mereceu a melhor atenção por parte da Select Smart, Lda., somos pelo presente a informar as conclusões obtidas após competente análise. Nestes termos, informamos que a pretensão que nos dirige não poderá ser atendida considerando que a Select Smart, Lda. não possui assistência técnica nas lojas Xiaomi Store Portugal, sendo a Tamet, a reparadora oficial da marca e acreditada pela mesma. Deste modo, deverá contactar diretamente a Tamet para agilizar a análise do equipamento: Centro industrial de reparação e serviços do Porto R. Capela do Telheiro 70, 4465-054 São Mamede de Infesta 229059430 Centro de reparação e serviços de Lisboa Avenida Cidade de Alverca nº 72, 2615-140 Alverca do Ribatejo 213861283 geral@tametgroup.com Renovando os melhores cumprimentos, O ProvedorXiaomi Store Portugal Select Smart Lda Rua Antero de Quental, 351 4455-586 Perafita, Portugal www.xiaomistore.pt provedor@xiaomistore.pt De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 5 de julho de 2025 02:15 Para: Provedor provedor@Xiaomistore.pt Assunto: Aparelho danificado a chegada sem prazo ou resposta para Resolver o problema. ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌


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