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Anomalias em janelas, estores e porta

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

S. A.

Para: LEROY MERLIN

12/07/2020

Assunto: Anomalias vãos, estores e portaNIF: 218597444Exmos. Senhores,O instalador da Leroy, a ALUGREEN foi no apoio, na instalação e depois no serviço a cliente, uma desgraça. Infelizmente tive de pagar o produto adiantadamente (política da Leroy), senão não o tinha feito sem antes resolverem todas as anomalias. A instalação foi muito atribulada, eles deixaram as janelas a abanar, fora de nível, partiram material e até urinaram dentro de casa. Desde cedo reclamei na loja e fui acompanhado pelo responsável da Leroy, a quem disponibilizei fotografias, construíu um processo interno, expos o caso na central da Leroy e reportou-o no departamento de contencioso. No entanto este mudou de localização, não me informou e não passou informação nenhuma. Reclamei novamente e foi aberto novo processo interno com o meu conhecimento. Está a fazer 1 ano e continuo sem resposta. Fiz a encomenda na Leroy de Vãos de janelas, porta exterior, caixas de estores e estores com instalação no valor de 22 640,25€ (c/23%IVA). Seguindo a sugestão da ALUGREEN, comprei mais pré-quadrados para instalação das janelas no valor de 769,36€ (c/23%IVA). Fiz o pagamento de 50% a Julho 2018, o 2º pagamento de 50% a Dezembro 2019. A instalação começou em Fevereiro/ Março 2019, sendo concluída a 24.07.2019 (senão fosse pelo acompanhamento / sugestão do responsável Leroy eu não teria aceite a conclusão e muito menos pago enquanto as coisas não ficassem resolvidas). De referir que o revestimento exterior da casa é ETICs de 6cm e o interior é forrado com paredes de pladur com caixa de ar de 2/3 cm.Após “instalação” a ALUGREEN saiu de obra com as janelas a abanar, pelo facto de a ALUGREN não ter instalado pré-quadrados, conforme faturado, mas sim cantoneiras em L. E após reclamações (na Leroy e ALUGREEN) envio de fotos e vídeos, várias idas à obra e testes primeiro, colocaram cantoneiras superiores, depois, colocaram pequenos Ts, seguidamente, colocaram chapas fixadas aos Ts, depois colocaram Ts maiores, agarradas às vigas da casa. Mas em conversa informal com os técnicos, estes explicaram que inicialmente iriam instalar um pré-quadrado como o fazem nas instalações de França. No entanto, em França não utilizam caixas de estores pelo que a ALGUGREEN optou por instalar cantoneiras em L (e não o pré-quadrado) na assunção de que a caixa de estore fixasse as janelas. O que não aconteceu. Importante referir que como consequência destas emendas, eu nunca vou poder tirar um caixilho de uma janela sem antes partir toda a estrutura do pladur. Para além de o produto ter sofrido com as várias experiências, a instalação dos Ts obrigou ainda que as placas de pladur não pudessem ficar alinhadas com o vão, sendo que cada janela parece que está dentro de uma caixa. Assim, o design não ficou como desejado, e obrigou a mais custos com baguetes, massas e mão de obra para o finalizar.Adicionalmente e aquando a colocação de massa para a fixação dos pre-quadrados, as instruções dadas pela ALUGREN não teve em conta a dobra do revestimento térmico do exterior. O que originou pontes térmicas de 3/4 cm de espessura massa entre o exterior e o interior, com cerda de 2cm de largura em cada lado do vão. Em consequência obrigou a que tivesse de fazer correções térmicas pelo interior para minimizar os efeitos (mais custos).Quanto ao acompanhamento profissional, vários foram os exemplos dados à Leroy (com fotografias), como o facto de só ter reagido depois de muitas queixas, inclusivamente as janelas não ficaram de nível (tiveram de voltar a ser removidas e instaladas), os rolamentos não ficaram encaixados, em consequência as janelas foram perfuradas e re-perfuradas ... O que acarretou custos adicionais com atrasos. A ALUGREEN ainda prometeu, mas nunca enviou o relatório técnico da instalação. Com a frustração de ter de ficar com um produto não novo, e com muitas dúvidas nas competências e profissionalismos, contactei a marca Cortizo, que inicialmente prometeu ir obra para realizar uma inspeção. Mas só iria com o “aval” da ALUGREEN. Nunca aconteceu.A nova reclamação na Leroy está aberta desde Abril, desta vez não pediram fotos nem os vídeos. E Em resultado reclamo o seguinte:Caixilhos – devolução / compensação•Pelo facto de (1) não serem novos são janelas alvo de diversas experiências e.g. foram perfuradas e re-perfuradas (como explicado antes), e (2) não foram inspecionadas pela CORTIZO (após inúmeras experiências a certificação da CORTIZO garantia-me que o trabalho estava adequado).•Valor completo de cada vão sem contar com estore e motor que não está descriminado na fatura, pese embora consegui obter outro orçamento de 8.500€ s/ivaPré-quadros – devolução / compensação•Foram instalados cantoneiras em L e não pré-quadros.•625,50€ s/iva custo do pré-quadrado que nunca o montaramPorta de entrada – devolução / compensação •Deforma com variações de temperatura ambiente.•1.632,53€ s/iva custo da porta no LeroyEstores – reparação •Reparação - 3 estores (>2,5m de comprimento) não apresentam qualquer inércia, abanam com o mínimo toque, podendo partir/saltar se fechados nos dias vento.•Reparação – de todos os estores. Dado que 4 estão bloqueados e decorrem de incorreta instalação. Removi a tampa dos estores e verifiquei que os fixadores estavam mal montados e soltaram, por consequência estes não (des) enrolavam. E pelo facto de estarem soltos danificaram as tiras dos estores•1.260,00€ s/iva para repararPontes térmicas e Design – compensação •Correções feitas pelo interior para minimizar os efeitos de Pontes térmicas, decorrentes do não planeamento.•Design interior feio, em consequência da descuidada instalação dos T’s (como explicado antes). Custos com baguetes, massas e mão de obra para remediar design interior. E assistência dada aos vários técnicos da ALUGREEN, apoio com material e acompanhamento.•1.000,00€ s/iva de atrasos e 5.600,00€ s/iva para reparar o designAtentadamente,Hugo Silva


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