Reclamação dirigida a Xiaomi Store Portugal,
Eu, Marta Gomes, escrevo a presente reclamação dirigida a Xiaomi Store Portugal. No dia 22 de outubro de 2023 comprei na loja Xiaomi no Almada Fórum oTablet Xiaomi Pad 6 Champagne. No dia 26 de dezembro de 2023 adquiri a Caneta Xiaomi Smart Pen 2nd Gen.
Em julho de 2024 o Tablet começou com indícios de problemas: não abria aplicações de streaming, especificamente HBO Max e Netflix, tanto na aplicação como em browser e apresentava problemas ao nível do carregamento do equipamento. Em relação à caneta esta desconectava-se e apresentava uma resposta muito lenta.
Posto isto, no dia 12 de julho de 2024 dirigi-me à loja Xiaomi no Almada Fórum para enviar ambos os equipamentos, tablet e caneta, para a Assistência em Garantia, referindo os problemas acima descritos. No dia 23 de julho de 2024 recebi um e-mail a informar que o processo de Intervenção Técnica se encontrava concluído. Nos dias seguintes, não sabendo precisar o dia, dirigi-me à loja para levantar ambos os equipamentos, onde me foi entregue o relatório da intervenção técnica que descrevia em relação ao tablet: “Após verificação técnica foi detectada anomalia. Atualização do software do equipamento.” Em relação à caneta foi entregue um equipamento novo.
Posteriormente, por razões alheias, apenas a 14 de agosto de 2024 utilizei o tablet. Quando abri as aplicações de streaming da Netflix e HBO Max, verifiquei que não conseguia novamente abrir as mesmas. Em relação à caneta, esta não aparentava apresentar as anomalias descritas, contudo, não me foi possível
utilizar o tablet tempo suficiente para confirmar, uma vez que no próprio dia dirigi-me novamente à loja Xiaomi no Almada Fórum para reportar a situação e solicitar esclarecimento. Informaram me que teria de enviar novamente o equipamento para a Assistência em Garantia. Na loja os vendedores gravaram vídeos da anomalia nas aplicações de streaming que me informaram que seriam enviados para a equipa técnica.
No dia 30 de agosto de 2024, recebi um e-mail a informar que o processo de Intervenção Técnica se encontrava concluído. Desloquei-me à loja para levantar os equipamentos, sendo que apenas o processo em relação ao tablet se encontrava terminado. Foi entregue o relatório da intervenção técnica que descrevia em relação ao tablet: “Após análise ao equipamento, não se verificou a anomalia reportada pelo cliente. O equipamento esteve em testes reais de utilização e de stress, no entanto, a anomalia não se manifestou. O equipamento encontra-se dentro das especificações do fabricante. Nota: se a anomalia persistir, aconselha-se o cliente a enviar os acessórios cabo de dados e carregador fornecidos no pack de vendas para nossa melhor análise. Alertamos o cliente que deve manter todas as aplicações pendentes atualizadas para o correto funcionamento das mesmas, nomeadamente as aplicações contidas na play store, para tal, o cliente deve aceder à aplicação play store carregar em Os meus jogos e apps e atualizar as aplicações”. No mesmo dia, liguei o tablet e verifiquei que o problema não estava resolvido novamente.
Realizei as recomendações apresentadas no relatório da intervenção técnica e o problema mantinha-se. Dirigi-me novamente à loja, onde reportei aos vendedores a situação e solicitei que me encontrassem uma solução. Não me apresentaram nenhuma solução viável, pelo que solicitei falar com o Gerente de Loja, o qual não foi possível, por não ser dia útil, tendo sido informada que no dia útil seguinte, dia 2 de setembro o Gerente de Loja se encontraria na loja a partir das 10 horas.
No dia 2 de setembro de 2024, dirigi-me à loja Xiaomi no Almada Fórum pelas 10 horas para reportar a situação ao Gerente de Loja, o qual me informou e passo a citar: “não posso fazer nada. A senhora terá de se dirigir à sede da empresa que efetua as intervenções técnicas (TAMET), em Lisboa” (sic.). Ao mostrar o meu desagrado perante a situação, o mesmo contactou um colega da equipa técnica da TAMET e informou-me que ao longo do dia me ligaria com alguma informação. Entretanto fui contactada e solicitaram-me que enviasse fotografia das definições de data e hora, a qual enviei. Contudo, a equipa técnica não deu qualquer resposta.
Perante a situação, já bastante desagradável, no dia seguinte dirigi-me novamente à loja Xiaomi no Almada Fórum, onde me informaram que teria de continuar a aguardar pela resposta da equipa técnica, a qual nunca deu resposta. Posto isto, no dia 4 de setembro de 2024 desloquei-me, mais uma vez, à loja Xiaomi no Almada Fórum e solicitei falar com o Gerente de Loja, o qual me informou novamente que nada podia fazer e que apenas podia enviar novamente os equipamentos para Assistência em Garantia. Já profundamente desagradada com a situação, não me deixaram solução a não ser enviar novamente o tablet para a Assistência em Garantia. Tendo sido enviado os acessórios cabo de dados e carregador, como referido no último relatório da Intervenção Técnica. Recordo que a caneta que foi para a Assistência em Garantia no dia 14 de agosto ainda não estava disponível para levantamento. Foram gravados novos vídeos das anomalias nas aplicações de streaming, tendo o Gerente de Loja referido que os vídeos seriam enviados e que a situação seria tratada com urgência.
No dia 12 de setembro, recebi um e-mail a informar que o processo de Intervenção Técnica se encontrava concluído. Desloquei-me à loja e era apenas referente à caneta, que havia ido para a Assistência em Garantia no dia 14 de agosto e até dia 12 de setembro nada me tinham dito sobre a mesma. Questionei acerca do tablet, uma vez que de nada me serve uma caneta se não tenho o tablet para utilizar e mais uma vez ninguém me soube dar nenhuma informação.
Hoje, dia 17 de setembro de 2024, após contactar a loja Xiaomi no Almada Fórum, continuam sem me conseguir dar nenhuma informação. Relembro que desde dia 12 de julho que não me é possível utilizar um equipamento que comprei. Assim, solicito a resolução do problema nos próximos dias, caso contrário terei de defender os meus interesses por outros meios.
Aguardo por resposta o mais rapidamente possível.
Cumprimentos,
Marta Gomes