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Ameaças de acção judicial

Resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

C. L.

Para: Intrum Portugal

29/05/2025

Exmos. Senhores, Venho apresentar uma reclamação contra a empresa INTRUM pela forma agressiva, intimidatória e desproporcional como comunicou comigo, no âmbito de uma dívida relacionada com a MEO. Estou constantemente a ser bombardeado com emails por parte dessa empresa. Fui-me informar junto da MEO dessa suposta dívida, no qual me disseram que não tinha dívida nenhuma. Em nenhum dos emails por parte desta empresa consta: A que período se refere; Como é composto o montante que supostamente está em dívida (mensalidades, penalizações, juros, etc); Quais são as respectivas facturas que se encontram por liquidar; Por estes motivos, considero a atuação da INTRUM abusiva, desrespeitosa e possivelmente ilegal, e solicito o apoio da DECO PROTESTE na análise e encaminhamento deste caso para as entidades competentes, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), se aplicável. Além disso, não me foi dada qualquer explicação sobre como obtiveram os meus dados pessoais (nome, morada, email e número de telefone), nem foi obtido o meu consentimento — o que me levanta sérias dúvidas quanto à conformidade com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD). Solicito a imediata remoção de todos e quaisquer dados acerca da minha pessoa, pois nunca consenti em que estes meus dados fossem cedidos a esta empresa. Caso a empresa continue a ignorar os meus direitos, reservo-me o direito de recorrer a todas as vias legais ao meu dispor, incluindo participação junto da ASAE, Banco de Portugal e demais entidades competentes. Cumprimentos.

Mensagens (2)

Intrum Portugal

Para: C. L.

31/05/2025

Exmos. Senhores, Na qualidade de prestadora de serviços à MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A., a INTRUM Portugal, Unipessoal, Lda. atua exclusivamente no âmbito da recuperação extrajudicial de valores cuja existência nos é comunicada por aquela entidade, sendo a MEO a responsável pela definição do montante, sua composição, e demais elementos contratuais associados. A atuação da INTRUM rege-se por princípios de legalidade, proporcionalidade e respeito pelos direitos dos titulares de dados. O cliente em questão foi contactado com vista à regularização de um valor cuja origem resulta da relação contratual com a MEO, sendo os contactos efetuados nos meios de contacto indicados pelo próprio junto dessa entidade, no momento da celebração ou execução do contrato. Relativamente ao conteúdo das comunicações enviadas, cumpre esclarecer que a INTRUM disponibiliza sempre, mediante pedido, informação detalhada sobre a origem do valor em causa, o período a que respeita, bem como a discriminação do montante, incluindo faturas ou outros documentos relevantes — desde que tal pedido nos seja formalmente endereçado. Quanto ao tratamento de dados pessoais, cumpre referir que o mesmo se encontra devidamente fundamentado no artigo 6.º, n.º 1, alínea f), do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), sendo a base jurídica o interesse legítimo do credor (MEO) na recuperação de crédito. O consentimento do titular não é exigido nestas situações, por força do regime aplicável. Mais se informa que os dados pessoais em causa foram transmitidos à INTRUM pela MEO, na qualidade de responsável pelo tratamento, sendo a INTRUM subcontratante nos termos do artigo 28.º do RGPD, atuando apenas nos limites definidos por aquela entidade. A eliminação de dados da base da INTRUM não impede, contudo, que os mesmos possam ser novamente transmitidos no futuro pela MEO, caso a situação se mantenha por regularizar. Por esse motivo, a eventual oposição ou pedido de eliminação deverá ser dirigido, em primeira linha, à MEO. Por fim, reafirmamos que todos os contactos efetuados foram realizados de forma legítima e no cumprimento da legislação aplicável, não havendo qualquer atuação que possa ser qualificada como abusiva ou intimidatória. Lamentamos que o cliente assim o tenha percecionado, mas não existe, da parte da INTRUM, qualquer conduta que exceda os limites legais do exercício da atividade de recuperação de crédito. Estamos, como sempre, disponíveis para prestar os esclarecimentos que se revelem necessários, diretamente ao titular dos dados. Com os melhores cumprimentos, ______________ Carla Rodrigues DPO - Data Protection Officer PT www.intrum.pt Intrum Alameda dos Oceanos, 59 Edifício Espace - Piso 1, Bloco 2 A/B Parque das Nações 1990-207 Lisboa Intrum Portugal, Lda _______________ This e-mail and any attachments are confidential and may also be privileged. If you are not the named recipient, please notify the sender immediately and do not disclose the contents to another person, use it for any purpose, or store or copy the information in any medium. Thank you for your cooperation. Please consider the environment before printing this e-mail Informação sobre como processamos dados pessoais De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 29 de maio de 2025 13:30 Para: PT.Info info.pt@intrum.com Assunto: Ameaças de acção judicial ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌

C. L.

Para: Intrum Portugal

02/06/2025

Ah sim facultam? E os emails todos que enviei em resposta às vossas ameaças? Até hoje nunca me foi facultado nenhum documento, tendo estes pedidos sido desde Novembro de 2024. Portanto, esqueça lá essa ladaínha que tenta atirar aqui para se escusarem do que quer que seja. Enquanto não me mandarem toda a documentação relativa a essa suposta dívida (que estou a pedir desde quase à um ano), nunca me responderam sequer aos emails. Tendo em conta isto tudo, esta situação já foi reportada às autoridades competentes, assim como entreguei o processo ao meu advogado, que a partir deste momento está a tratar da situação. Cumprimentos


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