Exmos. Senhores,
António Carlos Moreira Marcelino, cidadão nacional, com o número de identificação civil 07349084 9 ZX2 e com o número de identificação fiscal 114 657 718, representante eleito do Condomínio do prédio sito na avenida Dom Vicente Afonso Valente n.º 16, na avenida Dom Vicente Afonso Valente n.º 16, 2625 – 214 Póvoa de Santa Iria, com o número de identificação de pessoa coletiva 900 362 359 e com o código de atividade económica 68 322, titular das contas domiciliadas no Banco Montepio Geral, Caixa Económica Bancária, S.A., balcão Casal da Serra, das contas 252 10.001341 – 3 e 252 15.013189 – 1 conta à ordem e a prazo (FCR) respetivamente, venho por este meio reclamar junto de V. E.as, Banco Montepio do seguinte. A passagem de administração do ano civil de 2023 para 2024, que normalmente se tratava num dia e com a justificação da entrada em vigor em 10 de janeiro, da Lei 8/2022, passou a ser tratada em tempo indeterminado;
1. No passado dia treze de janeiro de 2024, realizou-se a Assembleia Geral Ordinária de Condóminos que no seu ponto número 3 foi eleita por maioria a administração constituída pelos condomínios António Carlos Moreira Marcelino e Marcelo Alonso Assis;
2. De acordo com o artigo 1432 n.º 9, as deliberações têm de ser comunicadas a todos os condóminos ausentes, no prazo de 30 dias;
3. Assim, em data que não sabemos precisar, mas posterior a 13/02 e antes de 29/02 de 2024 respetivamente, deslocamo-nos ao balcão do Montepio no Casal da Serra onde estão domiciliadas as suas constas do condomínio para tratar da passagem de administração;
4. Para nosso espanto, fomos informados que em virtude da nova Lei que entrou em vigor em 2022, só avia vaga para tratar desse assunto em 21 de outubro. Demonstramos de imediato junto da funcionaria pouco amigável que não estávamos de acordo;
5. Tentamos contacto presencial com o Montepio no MARL de lisboa. Em meados de maio e por correio eletrónico contactamos com diversos balcões na área de Lisboa tendo sido informados que este assunto tinha que ser tratado no balcão 252 Casal da Serra. Como é previsível lamentamos essa situação.
6. No dia 18 setembro, pelas 16:30 horas com a referência 3 812 094 recebemos uma mensagem com o seguinte “no seguimento do agendamento para atualização dos dados do condomínio, agradecemos o envio da ATA para pré validação”;
7. No passado dia 24 de setembro, pelas 15:35 horas enviamos a Ata n.º 81 em formato Word e pdf para a caixa de correio eletrónico (mg252@bancomontepio.pt) e disponibilizamos um contacto movel 919 227 033, de um dos administradores para mais facilmente tirar duvidas. Pelos vistos, os responsáveis por esta área de verificação de Atas, não teve qualquer dúvida, antes pelo contrário nada faz.
8. Em 2 de outubro, pelas 18:15 horas, reenviamos a Ata n.º 81, sem qualquer resposta.
9. Mais uma vez, em 6 de novembro, pelas 13:35 horas reenviamos pela segunda vez cópia da Ata n.º 81.
10. Durante todo este tempo fizemos todas as diligencias junto do balcão 252 balcão Casal da Serra, junto da linha de apoio telefónica do Montepio e a única resposta que recebemos foi TÊM QUE AGUARDAR, até hoje 24/11/2024. Não compreendemos esta espera, mas, compreendemos que para o Montepio ter elevados lucros tem que tratar assim os seus depositantes, ao abrigo da Lei 8/2022, ignoram os seus depositantes.
Como não temos outra forma de resolver esta situação não nos resta outra alternativa que reclamar formalmente no livro de RECLAMAÇÕES.
Ficamos mais uma vez pacientemente a aguardar uma resposta não só do Banco Montepio.