Prezados(as) Senhores(as) da TAP Air Portugal,
Venho por meio desta apresentar uma reclamação formal acerca do tratamento recebido e dos prejuízos sofridos relacionados à minha reserva para o voo de 29 de junho de 2025, com partida prevista para as 06h10 de Zurique com destino a Lisboa.
No momento da compra da passagem, infelizmente ocorreu um erro no sobrenome registrado — houve apenas três letras de diferença relativamente ao correto. O nome e demais dados estavam corretos e o documento de identidade/passaporte que apresentei confirmava isso. Este erro foi percebido imediatamente após a compra, e entrei em contato com a plataforma Opodo (por meio da qual efetuei a reserva) para solicitar a correção. A empresa informou que entraria em contato com a TAP, mas nunca obtive retorno até a data do voo, e só porque eu entrei em contacto com eles.
Na sequência, também tentei contato diretamente com a TAP, enviando inclusive cópia do meu documento oficial, comprovando que se tratava da mesma pessoa. No entanto, fui informada de que a alteração não era possível, sob a alegação de que configuraria troca de passageiro — o que é absolutamente incorreto, uma vez que a diferença era mínima e todos os outros dados coincidiam perfeitamente. Ressalto que companhias aéreas têm procedimentos para corrigir erros simples de digitação em nomes, e que a negativa de assistência foi injustificada. O pior desta situação e que eu nunca fui informada, e a companhia aérea assim como a Opodo se jogavam a culpa entre eles; para ninguém assumir a situação.
Como consequência, fui obrigada a comprar uma nova passagem com partida de Munique para Lisboa, no mesmo dia, às 20h00. Este voo sofreu atraso, chegando quase à meia-noite em Lisboa. Além disso, fui instruída a despachar a minha mala, o que atrasou ainda mais a minha saída do aeroporto, que ocorreu somente às 00h30, gerando transtornos consideráveis de transporte e deslocamento.
Dessa forma, tive prejuízos financeiros significativos (pagamento de duas passagens para a mesma viagem) e inconveniências graves devido à falta de flexibilidade e de assistência por parte da TAP, apesar de ter solicitado a correção com antecedência de quase uma semana.
Solicito formalmente:
O reembolso integral do bilhete original que não pude utilizar por responsabilidade da companhia.
A abertura de investigação interna sobre o motivo da negativa da correção, considerando que a diferença no sobrenome não descaracterizava a identidade do passageiro.
Uma resposta formal por escrito no prazo legal.
Aguardo retorno célere e providências cabíveis.