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Alteração de custos e forma de pagamento a meio do tratamento

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. R.

Para: Hospital Trofa Saúde - Braga Centro

24/09/2023

Venho, por este meio, comunicar a V. Exªs que: - Há cerca de um ano, na sequência de uma consulta dentária e em conversa com a médica, decidi pedir um orçamento para a eventualidade de recorrer a um tratamento dentário que consistiria em alinhamento de dentes e substituição de uma ponte dentária por dois implantes e umas coroas …. Fui levada a um gabinete onde me puseram em contacto com uma técnica administrativa que, em concerto com os médicos, me apresentou o respetivo orçamento. Este, foi-me apresentado em três folhas, não sei porquê, tendo na altura pensado que estaria relacionado com a sequência das fases de tratamento e respetivo clínico (seguem anexos 1, 2 e 3). O mesmo orçamento contemplava duas situações: a possibilidade de subscrever o seguro “Planicare”, durante os dois anos em que seria suposto decorrer o tratamento, findo o qual poderia abdicar (2ª coluna nas folhas do orçamento) com um custo um pouco menor ou sem a subscrição do seguro, mais caro (1ª coluna). Fui também informada de que poderia pagar em prestações mensais fixas a fim de reduzir o impacto financeiro. Disse-lhes que não queria recorrer a essa forma de pagamento, preferia fazê-lo em tranches à medida que fosse decorrendo o tratamento. Tal como podem constatar, o orçamento foi-me apresentado no dia 29-06-2022. Muito pouco tempo após, acedi a fazer o respetivo tratamento, tendo optado pela subscrição do seguro Planicare (valores da direita, no orçamento anexado),e paguei no início 2070,18 €. Todo este tempo tenho andado com alinhadores. Regressei de férias e apresentei-me numa consulta, antecipadamente marcada, aí foi-me marcada nova consulta para a semana seguinte (18/09) a fim de passar para o médico que a seguir daria continuidade ao tratamento. Quando aguardava, na sala de espera, por esta consulta (no dia 18), fui chamada pela técnica administrativa (com quem tinha feito o “contrato”) ao seu gabinete. Lá, ela comunicou-me que, em virtude de alterações a que procederam no Hospital, nomeadamente nos preços de serviços, o resto do tratamento que me faltava fazer iria ficar mais caro. Apresentou-me um orçamento acima dos 900 € mais caro (sobre o valor constante da 2ª e da 3ª folha, cujo total era de 4 915€, como podem comprovar),dizendo-me que este aumento era relativo apenas ao que faltava do tratamento (oque tinha já feito não mexeriam !!!!). Perante a minha contestação: estava ameio de um tratamento orçamentado e, naturalmente, acordado entre as partes, a respetiva técnica disse-me que tanto ela quanto os médicos haviam dito a mesma coisa, mas quem estava acima dela (nunca mencionou quem ou que órgão) terá argumentado que o orçamento não constituía um único documento, mas sim três orçamentos diferentes separados (em três folhas) o que permitia a alteração em causa. Continuei a mostrar-me insatisfeita dizendo-lhe que todos sabíamos, muito bem, que foi o orçamento realizado para todo o tratamento, fornecido na mesma hora e que não era correto o que estavam a fazer, pediu-me que aguardasse e saiu do gabinete, quando voltou disse que tinha falado com um dos médicos e que ele tinha abdicado de alguns dos seus honorários pelo que o orçamento já tinha baixado cerca de 500 € (anexo 4). Continuei a dizer-me indignada com a situação, pedi-lhe que me desse o contacto para poder reclamar, deu-me o endereço de email que vem no envelope da instituição e que aparece em toda a documentação : geral@bragacentro.trofasaude.com. Entretanto fui à consulta, foram-me tirados moldes e o assunto não foi abordado, tendo-me sido marcada nova consulta para o próximo dia 2 de outubro. Quando saía, fui novamente chamada ao gabinete da técnica que disse ter, entretanto, abordado o outro médico, que também entra no restante trabalho que me falta fazer, e que ele também tinha abdicado de alguns honorários e por isso o orçamento era agora muito mais próximo do inicial (anexo 5). Continuei a contestar a mudança “das regras a meio do jogo”, tendo-me ela dito que não podia fazer mais nada, tinha que obedecer a quem estava a cima dela Propôs novamente o pagamento em prestações fixas sem quaisquer juros. Eu disse que não gostava de prestações que pagaria como tinha sido combinado. Comunicou-me que se eu quisesse continuar o tratamento teria que na próxima consulta (dia 2/10)pagar os 5 155€, que isso tinha sido uma das alterações entretanto introduzidas pelo Hospital. Disse-lhe que não poderiam cobrar-me o total antes de acabarem o serviço, tendo-me ela esclarecido que esse valor ficaria na minha conta corrente e de cada vez que eu lá fosse, seria cobrado o respetivo valor e dar-me-iam a respetiva fatura. (Claro que o valor, embora na minha conta corrente, fica do lado deles para o que eles entenderem potenciar a favor deles!!).Acabei por lhe dizer que continuaria o tratamento (o que é que eu ia fazer agora, que já conheço muito bem dois dos médicos, ainda por cima!?),naturalmente sujeita às condições a que me “obrigam”, mas que iria proceder a uma reclamação.  É neste sentido que recorro ao vosso serviço solicitando apoio para contestar e, se possível reverter, esta situação que entendo injusta e indecorosa e que me fez perder toda e qualquer confiança que eu pudesse, eventualmente, ter nesta instituição. Lembro que o novo procedimento me vai ser aplicado já no próximo dia 2 de outubro.P.S. Só agora, ao digitalizar os documentos, reparei na parte de cima do orçamento, e que provavelmente lhes permite fazer o que decidiram levar a avante (anexo 6)

Mensagens (1)

Hospital Trofa Saúde - Braga Centro

Para: M. R.

10/10/2023

Bom dia,Exmos. SenhoresAcusamos a receção do V/comunicação datada de 24.09.2023. Permitam-nos dar conta que todo o seu conteúdo mereceu a nossa melhor atenção. Relativamente à reclamação que vos foi apresentada pelo (a) V.associado(a), Sra. Maria Ribeiro, releva que quaisquer esclarecimentos que se afigurem necessários, serãoprestados diretamente ao mesmo (ou à mesma)Com os melhores cumprimentosObrigada.Com os melhores cumprimentos,Joana LimaTécnica AdministrativaFapsRua do Raio, n° 165 4710-923 BragaT: 351 253 140 700Ext: 20060www.trofasaude.com


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