back

Abuso de poder da PM do Porto

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

L. S.

Para: Câmara Municipal do Porto

02/10/2024

Exmos. Senhores, Venho por este meio descrever uma situação inadmissível que aconteceu esta segunda-feira, dia 30-9-2024. Eu, estudante universitária, estacionei o meu carro numa rua onde diariamente estão vários carros estacionados. A rua tem pouco movimento, não tem qualquer sinalização de que não é permitido estacionar, tem estacionamento marcado de um dos lados, e do outro não tem qualquer indicação. Quando estacionei o carro, a Polícia Municipal estava lá presente, mas inativa, estavam apenas dentro da sua carrinha, parados na mesma rua onde eu estacionei o carro. Eu estacionei, passei a pé pela Polícia, e nada me foi comunicado. Estacionei por volta das 10:30, e às 11h foi registada uma infração por estacionamento indevido, passo a citar, "em faixa de rodagem onde o trânsito se faz nos dois sentidos, obrigando à utilização da parte da faixa de rodagem destinada ao trânsito em sentido contrário". Ora, com tal não posso contestar pois é de facto um ponto do Código da Estrada, embora diariamente não seja cumprido naquela rua e nada aconteça. No entanto, acho completamente inadmissível terem-me rebocado o carro, e exigindo o pagamento de 135€ para o levantar. É um completo abuso de poder pois 1) eu estava presente no local ao mesmo tempo que a Polícia, que me poderia perfeitamente ter passado a multa e pedido simplesmente para tirar o carro; 2) todos os dias estão lá carros estacionados, não são rebocados e não causam qualquer transtorno; 3) consideram menos transtorno chamar um reboque para o meu e os restantes carros que lá estavam, do que me pedir para tirar imediatamente o carro e resolver o assunto por aí? 4) sou estudante, não tenho meios financeiros para suportar um valor tão absurdo que teria sido evitável. É um abuso enorme. Tudo seria até compreensível se por ventura eu não estivesse no local no momento em que a Polícia também estava. Mas eu estava no local, e tenho testemunhas, e foi simplesmente esperado que eu saísse da zona para multarem e rebocarem o meu carro. Foi-me ainda informado que a Polícia não é obrigada a informar nada. Não estou revoltada com não terem informado da possibilidade da multa, estou sim revoltada com não me terem pedido de imediato para tirar o carro. É uma falta de bom senso enorme de TODOS os Polícias que lá se encontravam. Já enviei reclamação e espero que resolvam rapidamente este assunto. O reboque foi completamente desnecessário e espero que a Câmara tenha a amabilidade de reconhecer isso e me devolver a quantia que paguei para o levantamento do meu veículo. Cumprimentos.

Mensagens (2)

Câmara Municipal do Porto

Para: L. S.

02/10/2024

Exmo(a) Senhor(a), Acusamos a receção do email remetido por V.Exa que mereceu a nossa melhor análise e atenção. Informamos que o assunto em referência não é da competência desta empresa municipal. A Domus Social está sempre disponível para atender, ajudar e esclarecer através do email geral@domussocial.pt, pelo número (+351) 228330000, entre as 9h00 e as 18h00, ou presencialmente, no Gabinete do Inquilino Municipal (Rua Monte dos Burgos nº 12), entre as 8h30 e as 17h30. Recomendamos o prévio agendamento, para garantirmos uma melhor organização e a prestação de um serviço de maior qualidade, com todas as condições de segurança. Com os melhores cumprimentos, Secretaria Geral Direção de Atendimento Geral e Sistemas de Informação Domus Social, Em Rua do Monte dos Burgos, 12 4250-309 Porto T.+351 228 330 000 Email: geral@domussocial.pt De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 2 de outubro de 2024 13:45 Para: gim gim@domussocial.pt Assunto: Abuso de poder da PM do Porto Atenção:E-mail de origem externa. Por favor, não clique em links nem abra anexos, sem verificar a origem da mensagem. Em caso de dúvida, contacte os SI. ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌ Aviso de Confidencialidade Esta mensagem é destinada exclusivamente ao seu destinatário e pode conter dados pessoais, informações confidenciais, protegidas por sigilo profissional ou cuja divulgação seja proibida por lei. Caso tenha recebido este e-mail por erro, por favor, destrua-o e apague-o do seu computador. O uso não autorizado de tais informações, a sua distribuição ou divulgação, seja por que meio for, é estritamente proibido.

L. S.

Para: Câmara Municipal do Porto

02/10/2024

Reencaminhei o assunto para o e-mail que me forneceram e responderam que não era do assunto deles, mas sim da Câmara Municipal, pedindo para reencaminhar para geral@cm-porto.pt . Já o fiz, espero que o assunto fique rapidamente resolvido.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.