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A EMEL recusa-se a restituir o dinheiro retido pela máquina

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. D.

Para: EMEL

22/09/2025

Venho por este meio fazer uma reclamação sobre uma situação que ocorreu no dia 9 de Setembro às 7h15 com um parquímetro da Emel - parquímetro n.º 18185 -que após proceder ao pagamento de 2 euros para tirar bilhete diário a máquina não só não imprimiu o ticket de bilhete diário que paguei para ajudar o meu colega, como não me devolveu a moeda e a Emel recusa-se a devolver os 2 euros que ficaram na máquina, alegando que o equipamento não tem registo de nenhuma avaria e que pode ter sido vandalizado e que por essa razão não vê motivos para acreditar na minha palavra e boa fé. Informei e informo que tenho dois colegas que estavam comigo que são minhas testemunhas que presenciaram toda a situação, pois encontravamos-nos em situação de trabalho, mas pelos vistos para a EMEL de nada vale ter testemunhas porque duvida da palavra dos clientes. Pergunto porque raio iria eu querer reclamar de 2 euros se não fossem meus? Reforço que nenhuma máquina ou sistema garante uma fiabilidade de 100%. De facto, a máquina apresentou uma anomalia que impossibilitou o correto processamento da operação, apesar de não se encontrar totalmente inoperacional. É importante salientar que avarias pontuais deste ou qualquer outro tipo podem ocorrer de forma imprevisível, não sendo razoável presumir que o equipamento esteja sempre em perfeito funcionamento. O facto de não haver registos de avaria, ou bloqueios dos equipamentos, não significa que as avarias não tenham ocorrido simplesmente ninguém as reportou. Para reforçar ainda a veracidade do relato, e a minha boa fé, volto a informar que estavam presentes duas testemunhas que presenciaram o episódio e podem confirmar a ocorrência. Assim, solicito o reconhecimento desta falha e a devida consideração no tratamento do caso, uma vez que o problema técnico é alheio à minha responsabilidade. E não é pelo dinheiro é pela atitude vergonhosa de não restituirem o valor, mesmo com duas testemunhas e ainda duvidarem da palavra do cliente que pede apenas a devolução do que é seu por direito, custa-me acreditar como é possível uma empresa como a EMEL roubar os clientes honestos. Imagino que o faça como prática comum do dia-a-dia, mas acho inacreditável que eu ou qualquer cliente não pode ficar a dever dinheiro à EMEL mas a EMEL pode ficar a dever dinheiro aos clientes. A EMEL tem só direitos? Não há deveres? Não há respeito?


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