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 Solicitação de cancelamento sem penalização – erro do agente comercial

Resolvida Pública

Problema identificado:

Resolução do serviço

Reclamação

M. R.

Para: MEO

07/07/2025

Exmos. Senhores, No dia 20 de junho de 2025, recebi uma chamada telefónica de um colaborador da MEO, Sr. Rui Alexandre, com a proposta de adesão a um serviço de internet no valor de 56,99€. Durante essa chamada, informei expressamente que tinha um contrato em vigor com a operadora NOS e que poderia estar sujeito a um período de fidelização. O vendedor pediu-me que verificasse o final de uma fatura da NOS e, após eu confirmar que estava escrito “não aplicável”, garantiu-me diversas vezes que não tinha qualquer fidelização ativa, o que me levou a aceitar o novo contrato com a MEO. Dias depois, quando surgiram problemas técnicos com a ativação do número, fui contactado pela NOS, que me informou que afinal existia fidelização, e que o erro na fatura não alterava o que constava no contrato, sendo necessário o pagamento de 160€ para cancelamento. Confrontei o vendedor e o seu superior hierárquico, que reconheceram o erro, mas recusaram qualquer tipo de ajuda para resolver a situação ou para suportar os custos da rescisão. Além disso, informaram que a MEO não procede ao cancelamento unilateral do serviço, mesmo quando existe responsabilidade da empresa. As chamadas encontram-se gravadas pela MEO. No dia 04/06/2025, contactei novamente a MEO para solicitar o cancelamento, tendo-me sido indicado que teria de pagar 105€ mais um mês de mensalidade, sugerindo-me inclusive que pagasse os 160€ à NOS para resolver o problema. No dia 05/06/2025, voltei a ligar, mas fui informado de que o departamento de cancelamentos não estava disponível. No dia 07/06/2025, fiz novo contacto e comunicaram-me que teria de pagar 480€ para cancelar, ao mesmo tempo que tentavam vender-me um novo pacote em vez de me apresentar uma solução. Face ao exposto, venho por este meio exigir: 1. O cancelamento imediato do contrato com a MEO sem qualquer custo associado; 2. O reconhecimento da responsabilidade da empresa pelo erro do vendedor, que me induziu em erro ao garantir que eu não tinha fidelização ativa com a NOS; 3. Que seja respeitado o direito de cancelamento no prazo de 30 dias com base em informações falsas prestadas no momento da celebração do contrato, conforme previsto na legislação atual e nas orientações da ANACOM. Caso não obtenha uma resposta favorável num prazo razoável, reservarei o direito de apresentar reclamação junto da ANACOM, do Livro de Reclamações e de outras entidades de defesa do consumidor, como o Centro de Arbitragem e a DECO. Com os melhores cumprimentos, Manuel Rodríguez NIF: 264143698 Telemóvel: 910123720 Morada: Rua Francisco Costa 120 1 dto Vila nova de Famalicão

Mensagens (1)

MEO

Para: M. R.

07/07/2025

Caro Manuel Rodriguez, Em resposta ao assunto exposto informamos que o assunto está em análise na MEO pelo que deverá aguardar a resposta que será enviada tão breve quanto possível. MEO www.meo.pt Por favor, não responda a este email. A sua resposta não será lida nem encaminhada AVISO DE CONFIDENCIALIDADE Esta mensagem e quaisquer ficheiros anexos a ela contêm informação confidencial, propriedade do grupo MEO e/ou das demais sociedades que com ela se encontrem em relação de domínio, Fundação MEO e MEO ACS, destinando-se ao uso exclusivo do destinatário. Se não for o destinatário pretendido, não deve usar, distribuir, imprimir ou copiar este e-mail. Se recebeu esta mensagem por engano, por favor informe o emissor e elimine-a imediatamente. Obrigado


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