Institucional

Como funcionam os comparadores de produtos

a deco proteste

Testamos os produtos para avaliar a sua qualidade do ponto de vista do consumidor.

Comparadores de produtos com benefícios reais para o consumidor

Nos nossos testes criamos uma lista dos produtos mais relevantes no mercado e identificamos as nossas recomendações: Melhor do TesteEscolha Acertada (melhor relação qualidade-preço possível) e Mais em Conta (melhor relação qualidade-preço entre produtos de qualidade aceitável e um preço particularmente competitivo).

Todos os produtos submetidos aos testes são comprados por nós no comércio de retalho. Enviamo-los para o laboratório e cumprimos as condições adequadas para a sua preservação.

Procuramos os preços mais atualizados, online e nas lojas físicas, para dar aos consumidores a possibilidade de encontrarem ou negociarem o melhor preço possível no mercado.

Também avaliamos a qualidade das lojas online, nomeadamente os termos e condições comerciais e legais, e fazemos inquéritos aos consumidores que tenham interagido com essas lojas, para conhecer as suas experiências.

Juntando tudo, fornecemos informação útil ao consumidor sobre o melhor produto, na melhor loja e ao melhor preço.

O acesso a estas ferramentas está reservado aos nossos subscritores. Porém, por vezes, e apenas por um período limitado, deixamos esta informação aberta a todos os consumidores.

Porque pode confiar nas nossas recomendações?

Realizamos os testes colocando-nos no lugar do consumidor. Avaliamos os desempenhos de cada produto nos laboratórios mais qualificados e independentes. Os dados conseguidos em laboratório são depois analisados pela nossa experiente equipa que faz a avaliação final. Todos os testes de produtos são financeiramente suportados por nós com o objetivo de fornecer um parecer científico e independente aos consumidores. Os critérios de avaliação da qualidade variam em função do tipo de produto ou de serviço avaliado e são fixados pela DECO PROTESTE antes da realização da análise ou do teste, e têm por base as normas (nacionais ou internacionais) ou melhores práticas do setor.

Os produtos e lojas que testamos e publicamos procuram representar o número elevado das vendas totais do mercado. As nossas recomendações refletem as melhores escolhas possíveis entre os produtos mais relevantes no mercado.

O consumidor pode escolher a ordenação da lista de resultados:
 
• pela qualidade determinada pelos resultados dos testes, do melhor ao pior tecnicamente, incluindo a nossa recomendação Não Comprar;
• pelo preço, do mais barato ao mais caro;
• pelos produtos mais recentes no mercado;
• pela popularidade dos produtos.

Na página 
Onde comprar mais barato, os preços são ordenados da loja mais barata para a mais cara ou pela proximidade face ao local onde o consumidor se encontra. 

Como pesquisamos o melhor preço de mercado?

Para construir uma visão geral relevante e completa dos preços online e nas lojas físicas, o nosso comparador de preços procura abranger as lojas e produtos com maior impacto no mercado. 

Em relação aos preços das lojas na internet, a principal fonte é um serviço automático de pesquisa de preços online nas diversas lojas, fornecido por uma empresa externa qualificada. As lojas online submetidas para indexação de preços são as mais importantes do mercado. Da mesma forma, recebemos informação direta de algumas lojas online e temos acordo com um agregador de preços, para termos um panorama completo do mercado. Atualizamos os preços online diariamente.

Para as lojas físicas, também desenvolvemos várias abordagens. Regularmente, uma empresa especializada em análise de mercado e recolha de preços entrega-nos listas de preços para os comparadores mais visitados. Recebemos essa informação para um grupo fixo das lojas e cadeias mais importantes do país.

Também permitimos que os proprietários das lojas nos comuniquem diretamente os preços numa base contínua. Através de um registo seguro, podem aceder à nossa base de dados e alimentá-la com a última informação de preços e promoções de que dispõem, que será apresentada imediatamente no nosso comparador.

Também recolhemos os preços no terreno através da nossa rede de inquiridores nas diversas regiões de Portugal Continental e Ilhas, e procuramos sempre garantir que visitam as lojas mais importantes da sua região.

Nas cadeias em que a política é praticar o mesmo preço em todas as lojas, optamos por repetir essa informação por loja, para que o consumidor consiga comparar o maior número de preços na sua proximidade.  

Juntamos estas diferentes fontes de recolha de preços e divulgamos nos nossos comparadores de forma atempada, para permitir uma escolha informada por parte do consumidor.

Os preços e promoções apresentados correspondem ao que foi possível recolher num determinado momento. Apesar de atualizados regularmente, devem ser confirmados na plataforma ou na loja do retalhista antes da compra. As condições apresentadas pela loja prevalecem sobre a informação que disponibilizamos.

O que significa Melhor do Teste?

Os produtos dignos do destaque Melhor do Teste são encontrados com base nos resultados dos nossos testes comparativos independentes.

Os critérios de avaliação da qualidade  variam em função do tipo de produto ou serviço avaliado e são fixados pela DECO PROTESTE, antes da realização da análise ou do teste, tendo por base as normas (nacionais ou internacionais)  ou as melhores práticas do setor.

O que significa Escolha Acertada?

Os produtos que mereceram a designação de Escolha Acertada resultam das conclusões dos nossos testes comparativos independentes

O título Escolha Acertada só é atribuído a produtos que obtenham o nível mínimo de Boa Qualidadee apresentem a melhor relação Qualidade Global/preço a cada publicação. Podem ser consideradas, em simultâneo, várias Escolhas Acertadas dentro de um intervalo de variação admissível do rácio Qualidade Global/Preço.

Como divulgamos e atualizamos as nossas recomendações?

Quando recebemos os relatórios técnicos dos laboratórios independentes contratados, os nossos especialistas analisam, avaliam os resultados e calculam as pontuações parciais e globais. Os preços de mercado das lojas tradicionais e online também são recolhidos de forma independente e adicionados ao conteúdo final. As recomendações são atribuídas e estão prontas para serem divulgadas aos consumidores e aos produtores que pretendam pedir uma licença. Sempre que atualizamos a amostragem dos produtos testados e/ou atualizamos o preço, o processo repete-se. Para algumas famílias de produtos, atualizamos as nossas recomendações mensalmente, noutras a frequência é mais baixa de acordo com o ciclo de vida no mercado.

Qual o destino das receitas obtidas através do tráfego online?

É comum, no mundo da internet, que o tráfego gerado a partir de um site para outro seja remunerado. Essa remuneração pode surgir de uma receita por cliques de visitas ou por produtos vendidos a um utilizador que venha de um site de referência.

Utilizamos este tipo de acordo com os agentes de mercado online (lojas, agregadores de preços, programas de afiliados) com o intuito de investir mais tarde essa remuneração em novos testes e comparações de preços que possam servir melhor os consumidores, aumentando a cobertura de mercado e assegurando a melhor atualização de informação de preços. 

Esta remuneração não condiciona a independência da nossa atividade, as avaliações e as recomendações, nem a nossa forma transparente da divulgação da informação produzida para os consumidores.