Institucional

Como funcionam os simuladores

a deco proteste

Comparamos serviços para que os consumidores façam a melhor escolha.

Simuladores de serviços com benefícios reais para o consumidor

O nosso objetivo é cobrir a totalidade do mercado e atualizar os nossos simuladores quando surgem novas ofertas.

Nas nossas recomendações, consideramos três aspetos distintos: perfil pessoal, preço e qualidade. Na qualidade, consideramos a avaliação dos nossos especialistas e o feedback do utilizador, o qual recolhemos através de inquéritos específicos para efeitos estatísticos.

Entre as propostas avaliadas, distinguimos a nossa recomendação como Escolha Acertada. Podemos ter mais do que uma Escolha Acertada para cada pessoa se as ofertas proporcionarem um nível semelhante de qualidade e preço. Para alguns serviços, também temos a designação Melhor do Teste. Estas recomendações são mostradas na lista de resultados, que é composta pelas ofertas que se adequam às indicações dadas pelo consumidor.

Para cada oferta apresentada na lista de resultados, mostramos os detalhes e permitimos ao consumidor fazer a sua própria comparação.

Através da área pessoal no site, os subscritores podem consultar as simulações que guardaram e receber alertas sobre alterações das ofertas no mercado, por exemplo.

Para acompanhar o processo de subscrição ou mudança de serviços de telecomunicações, eletricidade, gás natural, seguros, bancos, etc.,o consumidor pode contar com a nossa ajuda. As parcerias que apresentamos nos nossos simuladores podem passar pela revisão das condições contratuais, descontos, uma linha especial de apoio, a resolução amigável em caso de litígios, entre outros.

Há simuladores disponíveis para todos os consumidores, mas alguns estão reservados em exclusivo para os nossos subscritores.

Porque pode confiar nas nossas recomendações?

Avaliamos as propostas do mercado e recomendamos as melhores ofertas com independência. Para isso, recolhemos e atualizamos as condições dos serviços e das tarifas dos prestadores de serviços.

As nossas recomendações consideram o preço, mas também indicadores de qualidade. Por exemplo, avaliamos as cláusulas dos contratos, as coberturas de seguros ou a qualidade do serviço de internet.

O que significa Melhor do Teste?

A designação Melhor do Teste é dada à oferta com a melhor pontuação de qualidade, independentemente do preço.

Os critérios de avaliação da qualidade  variam em função do tipo de produto ou serviço avaliado e são fixados pela DECO PROTESTE, antes da realização da análise ou do teste, tendo por base as normas (nacionais ou internacionais)  ou as melhores práticas do setor.

O que significa Escolha Acertada?

A Escolha Acertada é a oferta que, considerando os dados que um consumidor introduz no simulador, é a mais adequada ao seu caso em termos de preço e qualidade.

Elegemos a Escolha Acertada, que combina a melhor relação qualidade-preço possível. O nível de qualidade exigido para merecer a nossa recomendação é determinado pelas avaliações dos nossos especialistas e os inquéritos de satisfação provenientes da experiência de utilização dos consumidores.

Como divulgamos e atualizamos as nossas recomendações?

Procuramos acompanhar e atualizar os nossos simuladores em permanência com as condições oferecidas pelos prestadores de serviços.

Assim, procuramos assegurar a atualização de tarifas ou das condições contratuais, a entrada de novos produtos e serviços no mercado e a extinção de alguns tarifários é refletida nos nossos simuladores.

Contudo, os preços e condições apresentados correspondem ao que foi possível recolher num determinado momento. Apesar de atualizados regularmente, devem ser confirmados junto do prestador de serviço, em particular no caso de querer iniciar um processo de adesão. Os preços e condições apresentadas pelo prestador de serviços prevalecem sobre a informação que disponibilizamos na nossa plataforma.

Qual o destino das receitas obtidas com a mudança de prestador de serviços?

Nos casos em que obtemos receitas de simuladores, estas são usadas, como sempre fizemos, para aumentar a cobertura do mercado e a atualização de tarifas nos nossos simuladores, melhorar a comunicação e a resolução de problemas entre os consumidores e as empresas.

Sem prejuízo das parcerias negociadas, as nossas avaliações e recomendações não são influenciadas por nenhum objetivo comercial. Continuamos a escrutinar e avaliar as propostas de todos os prestadores no mercado de forma totalmente isenta e independente para trazer as melhores opções até ao consumidor.

Como funciona o simulador de seguro automóvel

O simulador de seguro automóvel está disponível para todos os consumidores. Neste simulador, apresentamos ainda parcerias que negociámos exclusivamente para os subscritores da DECO PROTESTE, e que garantem condições mais vantajosas ao nível dos preços e das garantias.

O mercado é dinâmico e está em mudança constante, pelo que os preços e condições apresentados têm a validade de um mês. Para dar início a um processo de adesão passado este prazo, deverá realizar nova simulação.

Uma vez selecionada a oferta mais vantajosa, pode seguir diretamente para o processo de contratação, através do botão ADERIR. Dependendo do parceiro, o processo poderá decorrer inteiramente online ou através de um call center especializado, que garante o acompanhamento e a assistência na subscrição ou mudança de seguro.

Quais as informações que recolhemos?

No questionário de simulação, recolhemos informação relativa ao seguro pretendido, ao veículo a segurar e ao condutor habitual. Esses dados são essenciais para podermos obter uma cotação junto dos parceiros. Adicionalmente, recolhemos a autorização de partilha destes dados com os parceiros e o endereço de e-mail, para enviarmos as cotações.

Novo seguro

Para além do tipo de seguro e do pacote de coberturas pretendido, o consumidor deverá indicar se se trata de um seguro novo – é a primeira vez que vai fazer um seguro para aquele veículo - ou de uma transferência.

Tratando-se de um seguro novo, pedimos-lhe que nos indique se tem outro automóvel em seu nome e a respetiva matrícula, de modo a podermos ir buscar eventuais bonificações por ausência de sinistralidade e apresentar-lhe uma proposta mais vantajosa.

Seguro atual

Tratando-se de uma transferência de seguradora, é solicitada informação sobre o seguro atual, para apurar a poupança que poderá obter ao mudar de apólice e o nível de bonificação, em função dos sinistros participados.

Veículo a segurar

A matrícula do veículo permite-nos, através de uma consulta à base de dados Segurnet, confirmar o histórico de sinistralidade e apresentar uma cotação definitiva. Não sendo indicada a matrícula, o prémio apresentado dependerá sempre da validação do histórico declarado.

Condutor

Informações como idade, antiguidade da carta ou profissão do condutor habitual do veículo são fatores de tarifação e influenciam o prémio. Já o NIF é solicitado porque é exigido por muitos dos parceiros para que possamos obter uma cotação.

Autorização de partilha de dados

Por último, os dados pessoais solicitados permitir-nos-ão enviar um e-mail com a listagem das propostas, sendo ainda necessário, por imperativos legais, que autorize previamente a partilha dos seus dados e do veículo com as seguradoras e corretores junto dos quais iremos recolher simulações personalizadas.

Quando recebo as cotações?

Logo após a submissão do questionário de simulação devidamente preenchido, iniciamos o processo de recolha de cotações personalizadas junto das principais seguradoras. Passado algum tempo (dependendo da hora em que a simulação é efetuada, poderá demorar alguns minutos ou algumas horas), receberá um email com uma listagem de todas as propostas recolhidas no mercado, com indicação do nome da seguradora e do produto, o índice de qualidade, o prémio anual e a poupança que proporciona face à média do mercado.

É necessário o registo no site?

Sim. Para aceder ao link com a listagem das cotações, deverá estar registado no site da DECO PROTESTE. O registo é inteiramente gratuito e requer apenas a indicação do nome, telefone, endereço de e-mail e a aceitação da política de privacidade.


 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.