Notícias

Supermercado Mercadona não bate Jumbo e concorrência no Norte

É o primeiro embate real com o arranque do supermercado Mercadona. Comparámos 2661 preços de 23 lojas em Matosinhos e Canidelo.

  • Dossiê técnico
  • Susana Pereira
  • Texto
  • Nuno César
26 julho 2019 Exclusivo
  • Dossiê técnico
  • Susana Pereira
  • Texto
  • Nuno César
supermercados Mercadona e Jumbo

José Pedro Tomaz

A revolução no preço dos supermercados começou no norte, na zona de estreia do Mercadona, em Matosinhos e no Canidelo: aqui a concorrência foi alvo do nosso estudo. Este é o primeiro embate real. Só falta saber como vão os supermercados reagir nos próximos meses.

Com a estreia em Portugal da cadeia espanhola de supermercados Mercadona, investigámos se existem diferenças significativas entre os preços da Mercadona e da concorrência na zona envolvente. Para o confronto, visitámos os supermercados Aldi, Continente, El Corte Inglés, Froiz, Intermarché, Jumbo, Lidl, Minipreço e Pingo Doce. Considerámos as principais lojas num raio até 15 km das novas lojas Mercadona com o foco nas áreas de concorrência direta.

Canidelo: o primeiro supermercado Mercadona é 10% mais caro do que o Jumbo, ambos na Rua do Emissor. 
Canidelo: o primeiro supermercado Mercadona é 10% mais caro do que o Jumbo, ambos na Rua do Emissor.
Em Matosinhos, mandam Jumbo e Pingo Doce. O supermercado Mercadona ainda não revolucionou ao nível dos preços. 
Em Matosinhos, mandam Jumbo e Pingo Doce. O supermercado Mercadona ainda não revolucionou ao nível dos preços.

O primeiro confronto real de preços em julho

Neste estudo, analisamos a zona envolvente das duas primeiras lojas Mercadona (Canidelo e Matosinhos). Selecionamos as lojas concorrentes mais relevantes e mais próximas.

Em Canidelo, considerámos todas as lojas entre 160 metros e 7,7 km do supermercado Mercadona. Metade dos supermercados analisados moram a menos de 2,8 km da Mercadona. Já em Matosinhos, onde abriu a segunda loja da Mercadona, analisámos todas as lojas entre 800 metros e 15 km do supermercado Mercadona: 56% dos supermercados analisados moram a menos de 3,6 km da Mercadona.

Concorrência ao rubro nos supermercados do norte. Numa análise global da nossa corrida pelas lojas, o Jumbo sai como o grande vencedor dos preços mais baixos em Canidelo e Matosinhos para o cabaz considerado, seguido do Pingo Doce de Matosinhos (3% mais caro) e do Lidl de Matosinhos (4% mais caro).

O grande vencedor em Matosinhos e Canidelo

Ninguém vai ao festival Marés vivas sem parar no Canidelo. Aqui o Jumbo lidera isolado e conquista o índice 100 da DECO PROTESTE: é o campeão dos preços mais baixos para o cabaz mix, que segue as tendências de consumo por cá. O Continente Modelo e o Continente praticam preços 5% mais caros do que o líder.

Em Matosinhos, descobrimos o mesmo vencedor. O Jumbo é a loja mais barata, seguido do Pingo Doce (1% mais caro) e do Lidl (2% mais caro).

MATOSINHOS: O SUPERMERCADO MAIS BARATO
LOJA E MORADA ÍNDICE
JUMBO C.C. Mar Shopping, Av. Dr. Óscar Lopes, Leça da Palmeira
PINGO DOCE, R. Brito e Cunha, n.º 756
LIDL, Av. António D. dos Santos, 431/461, Sr.ª da Hora
PINGO DOCE, R. João Pedro Ribeiro, 700, Porto
CONTINENTE, R. Dr. João Mendonça, 505, Sr.ª da Hora
LIDL, R. Roberto Ivens
MINIPREÇO, Av. Menéres, 133
INTERMARCHÉ, R. Gil Vicente, 75, Ermesinde
MERCADONA, R. Sousa Aroso, 727
FROIZ, Shopping Cidade do Porto, R. do Bom Sucesso, 61, Porto
MATOSINHOS: O SUPERMERCADO MAIS BARATO
LOJA E MORADA ÍNDICE
JUMBO C.C. Mar Shopping, Av. Dr. Óscar Lopes, Leça da Palmeira 100
PINGO DOCE, R. Brito e Cunha, n.º 756 101
LIDL, Av. António D. dos Santos, 431/461, Sr.ª da Hora 102
PINGO DOCE, R. João Pedro Ribeiro, 700, Porto 103
CONTINENTE, R. Dr. João Mendonça, 505, Sr.ª da Hora 103
LIDL, R. Roberto Ivens 105
MINIPREÇO, Av. Menéres, 133 105
INTERMARCHÉ, R. Gil Vicente, 75, Ermesinde 106
MERCADONA, R. Sousa Aroso, 727 108
FROIZ, Shopping Cidade do Porto, R. do Bom Sucesso, 61, Porto 109
CANIDELO, VILA NOVA DE GAIA: O SUPERMERCADO MAIS BARATO
LOJA E MORADA ÍNDICE
JUMBO, R. Emissor, 238
CONTINENTE MODELO, R. Alto das Torres, 891
CONTINENTE, Av. dos Escultores, 119 C.C. Gaia Jardim
INTERMARCHÉ, R. Prof. Bonaparte 609, Oliveira do Douro
CONTINENTE, Av. dos Descobrimentos, Gaia Shopping
LIDL, R. Nova de Alvites, 231
LIDL, Av. dos Descobrimentos, 66
MERCADONA, R. Emissor, 447
ALDI, Av. Eng. Ludgero Marques, 542
MINIPREÇO FAMILY, R. da Bélgica, 2735
PINGO DOCE, AV. Poeta Eugénio de Andrade, 1257
PINGO DOCE, Av. República, 1174/1182
EL CORTE INGLÉS, Av. República, 1435
CANIDELO, VILA NOVA DE GAIA: O SUPERMERCADO MAIS BARATO
LOJA E MORADA ÍNDICE
JUMBO, R. Emissor, 238 100
CONTINENTE MODELO, R. Alto das Torres, 891 105
CONTINENTE, Av. dos Escultores, 119 C.C. Gaia Jardim 105
INTERMARCHÉ, R. Prof. Bonaparte 609, Oliveira do Douro 106
CONTINENTE, Av. dos Descobrimentos, Gaia Shopping 107
LIDL, R. Nova de Alvites, 231 107
LIDL, Av. dos Descobrimentos, 66 107
MERCADONA, R. Emissor, 447 110
ALDI, Av. Eng. Ludgero Marques, 542 110
MINIPREÇO FAMILY, R. da Bélgica, 2735 113
PINGO DOCE, AV. Poeta Eugénio de Andrade, 1257 113
PINGO DOCE, Av. República, 1174/1182 116
EL CORTE INGLÉS, Av. República, 1435 124

Facto essencial desta primeira corrida: a concorrência preparou-se para a inauguração e invasão da nova cadeia Mercadona. Prova disso é a elevada percentagem de produtos com desconto nalgumas lojas rivais que visitámos. Por exemplo, mais de um terço dos produtos do cabaz do Continente e Pingo Doce tinham desconto imediato. No Minipreço, também detetámos 16% dos produtos com desconto imediato. Agora falta saber se serão audazes ao ponto de manter estes preços nas próximas semanas. Prometemos acompanhar os preços, as jogadas da concorrência e atualizar a corrida mais desejada pelos leitores em breve.

Fãs da marca própria ou de fabricante

Numa análise apenas com marcas próprias, o Jumbo de Canidelo também é a loja mais barata para o cabaz considerado, seguido do Lidl de Matosinhos e do Intermarché de Canidelo.

Se é fã das marcas de fabricante, o Jumbo, de Matosinhos, volta a ser a loja mais barata para o cabaz considerado, seguido do Continente e do Pingo Doce, ambos em Matosinhos.

Para compras compostas apenas por produtos de higiene pessoal e da casa, o Pingo Doce de Matosinhos é a loja mais barata, seguido do Minipreço e do Lidl, ambos de Matosinhos e 5% mais caros. No cabaz apenas de fruta, legumes, peixe e carne, o cenário muda de figura: o Intermarché de Matosinhos e de Canidelo tem as lojas mais baratas, seguido dos Jumbos de Canidelo (2% mais caro) e de Matosinhos (4% mais caro).

O que a distingue a Mercadona da concorrência

Depois da abertura da primeira loja Mercadona em Portugal, em julho, no Canidelo (Vila Nova de Gaia), seguiu-se a loja de Matosinhos. Ainda em julho abriram mais duas lojas: Maia e Gondomar. Até ao final do ano, os distritos de Porto, Braga e Aveiro irão receber mais 6 lojas. A expansão no resto do País só está prevista para 2020.

Esta cadeia espanhola adota uma política de preços diferente da maioria das cadeias em Portugal. Apurámos isso mesmo através da visita nas duas primeiras lojas. Não praticam qualquer tipo de desconto, seja em cartão, em talão, desconto imediato ou outro modo. O conceito de “promoção” não existe para a Mercadona, que anuncia adotar o princípio do preço mais baixo possível e não faz qualquer tipo de publicidade em folhetos.

Privilegia a aposta nos produtos de marca própria, usando muitas vezes outros nomes. Por exemplo, a Hacendado é a sua marca de produtos de alimentação, a Deliplus para produtos de higiene e cuidado pessoal, a Bosque Verde especializa-se em limpeza do lar e da roupa e a Compy em artigos para animais de estimação. Ainda assim, nos supermercados Mercadona, também encontra outras marcas. Contudo, para cada produto, o consumidor encontra uma ou duas marcas de fabricante, as mais vendidas ou as mais representativas e logo ao lado, a marca própria da Mercadona, tal como nos explicou a própria cadeia.

A Mercadona aposta forte em duas áreas: peixaria e produtos de beleza (por exemplo, cremes, perfumes e maquilhagem). Exibe ainda uma zona nobre, onde os clientes podem degustar o seu presunto, cortado na hora, e solicitar a sua embalagem. Contudo, na hora de pagar a fatura, os supermercados Mercadona ainda não conseguiram fazer a revolução tão esperada no campeonato dos preços.

Como investigámos os preços dos supermercados

Para as contas, consideramos um cabaz mix composto por 142 produtos, 55 de marca própria e 87 de marca do fabricante. A recolha de preços foi realizada de 8 a 10 de julho. O cabaz mix é composto por nove categorias de produtos: gorduras e óleos; ovos e laticínios; outros produtos alimentares; bebidas; cosmética e higiene pessoal; higiene do lar; fruta e legumes; peixe e carne.

Comparámos o preço de 142 produtos, com destaque para as marcas próprias de cada supermercado. 
Comparámos o preço de 142 produtos, com destaque para as marcas próprias de cada supermercado.

Analisamos os preços de um cabaz com os produtos das marcas mais vendidas em Portugal, que inclui frescos, congelados, mercearia e artigos de higiene pessoal e do lar. Entre 8 e 10 de julho, recolhemos 2661 preços de 142 produtos, em 23 lojas. Os resultados publicados referem-se a uma seleção de 142 produtos, que segue as tendências de consumo em Portugal. Mais de um terço deste cabaz (39%) corresponde a marcas próprias da gama média de cada loja, e os restantes 61% são preenchidos com marcas de fabricante. Os preços são ponderados com base nas despesas dos portugueses para compras em supermercado. A melhor classificação é atribuída à loja que vende o cabaz selecionado por um preço inferior. Não consideramos descontos em cartão, nem promoções que obriguem à aquisição de outros produtos. Atribuímos o índice 100 à loja mais barata em cada localidade. O índice dos restantes supermercados foi calculado a partir desta referência. Por cada ponto a mais, o nível de preços é 1% mais caro do que na loja 100. Resultado: um supermercado com índice 124 pratica preços 24% mais elevados para o nosso cabaz.

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.