Como arrumar a despensa
Manter a despensa arrumada ajuda a poupar tempo e dinheiro. Além da limpeza, há outras dicas de arrumação para ter os alimentos sempre à mão e dentro da validade. Veja como arrumar a despensa em cinco passos.

Uma despensa organizada ajuda a poupar tempo e dinheiro na altura de cozinhar. Além de ter os alimentos guardados convenientemente e mais à vista, poupa no supermercado ao evitar comprar produtos que já tem nas prateleiras e que precisam de ser consumidos antes de acabar o prazo de validade.
Para organizar a despensa, o primeiro passo é a limpeza. Comece por esvaziar todos os armários ou prateleiras e verifique o prazo de validade dos alimentos. Deite fora tudo o que estiver estragado ou muito fora de prazo. De seguida, faça a limpeza e siga estes passos:
1. Limpar as superfícies
Limpe os armários ou as prateleiras da despensa com detergente neutro, álcool e vinagre, eliminando os resíduos de óleo, geleia ou mel. Evite usar produtos químicos com um cheiro intenso para não contaminar os alimentos que vai guardar de seguida. Passe um pano húmido em todas as prateleiras e seque bem. Limpe também todos os produtos com o pano húmido para eliminar pó e migalhas. Para que a limpeza seja mais fácil da próxima vez, forre as prateleiras.
2. Guardar os alimentos
Depois das prateleiras limpas, trate da arrumação dos produtos. Os potes transparentes e herméticos, sejam de vidro ou de plástico, são uma boa escolha para facilitar a visualização dos alimentos. Pode colocar etiquetas com o nome dos produtos e a respetiva data de validade. Como poderá fechá-los, evita também que os alimentos se encham de insetos, como formigas e traças, ou até mesmo que a despensa tenha baratas e ratos atraídos pelo cheiro da comida espalhada.
Organize as prateleiras de acordo com a utilização dos produtos. Deve manter à altura do olhar e ao alcance da mão os que usa mais e deixar no fundo da prateleira os que usa com menos frequência. Para evitar desperdícios, guarde os produtos de acordo com o prazo de validade, mantendo à frente os que expiram na data mais próxima, e com o rótulo visível. No caso de ter várias prateleiras, separe os produtos por categorias:
- temperos e condimentos;
- enlatados;
- farináceos;
- grãos;
- e café, açúcar e cereais para o pequeno-almoço.
Também pode usar caixas ou cestos para as embalagens de cada tipo de alimento. As embalagens mais pesadas devem ficar nas prateleiras inferiores e as mais leves nas prateleiras de cima para evitar acidentes caso alguma caia.
À medida que vai esvaziando os recipientes, lave-os. Manter os potes limpos e secos ajuda à organização e a armazenar um produto assim que o compra.
Há alimentos com os quais se deve ter atenção especial para não ficarem em pedra, como o açúcar, ou apodrecerem mais rápido e grelarem, como é o caso das batatas. Evite lavar batatas antes de as guardar e mantenha-as num local fresco, escuro e seco. Não guarde as batatas perto das cebolas. No caso do açúcar, conserve-o num ambiente seco, de preferência num pote fechado. Se mantiver o pacote, feche bem a embalagem com uma mola.
3. Prevenir maus cheiros, alimentos estragados e traças
A primeira ação a tomar para prevenir maus cheiros na despensa é mantê-la sempre limpa e ir verificando a validade e o estado dos alimentos guardados. No entanto, há produtos, como as batatas e as cebolas, que se podem estragar facilmente e deixar um odor intenso que permanece por vários dias. Depois de deitar fora as batatas e as cebolas podres, misture partes iguais de vinagre branco com água num borrifador. Borrife a solução de vinagre nos locais onde estes alimentos estiveram. O vinagre desinfeta e ajuda a eliminar o cheiro. Despeje meia chávena de grãos de café secos numa tigela pequena. Deixe a tigela na despensa, feche a porta e deixe que os grãos de café absorvam o cheiro a podre.
As traças parecem inofensivas, mas consomem os grãos e espalham-se rapidamente pela despensa. Esvazie a despensa e deite fora os alimentos que estiverem contaminados, verificando se existe algum ponto de proliferação da praga. Limpe as prateleiras com uma solução de vinagre e água morna e higienize com álcool-gel. Para evitar que o problema aconteça, deixe os armários sempre limpos e arejados, sem humidade.
4. Manter a temperatura ideal
O excesso de humidade pode ser um problema para conservar os alimentos. A presença de mofo e de bolor nos alimentos armazenados é um sinal de que a humidade do ar na despensa está acima do normal. O ideal é mantê-la entre 50 e 60 por cento. Poderá usar um desumidificador para atingir os níveis ideais. O excesso de calor também é prejudicial, por isso, evite ter prateleiras expostas ao sol ou próximas do fogão.
5. Guardar detergentes na despensa
Caso exista mesmo necessidade de guardar na despensa os detergentes para limpar a casa ou lavar a roupa, há uma regra que não pode falhar: os alimentos devem estar bem separados dos outros produtos para não haver contaminação e risco para a saúde. Para que as crianças não alcancem os detergentes, coloque-os numa parte alta do armário. Pode aproveitar cantos de prateleiras, longe dos outros alimentos. Ou colocá-los em caixas de plástico, todos juntos.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |