Notícias

Suplemento extraordinário para pensionistas: veja quanto vai receber

Em setembro, os pensionistas com pensões até 1567,50 euros recebem um suplemento extraordinário entre 100 e 200 euros. Saiba de quanto é o bónus a que tem direito.

Especialista:
Editor:
09 setembro 2025
suplemento extraordinario

iStock

A 8 de setembro, os pensionistas receberam um suplemento extraordinário. Esclareça as principais dúvidas sobre este suplemento extraordinário para pensionistas.

Quem recebe o suplemento extraordinário?

Este suplemento extraordinário é pago aos pensionistas, com pensões devidas até 31 de agosto de 2025, que recebam pensões até 1567,50 euros. Este bónus é pago por pensionista e não por cada uma das pensões que este possa auferir.

Qual o valor do suplemento extraordinário para pensionistas?

Este suplemento extraordinário é de:

  • 200 euros para os pensionistas que recebam pensões até 522,50 euros;
  • 150 euros para os pensionistas que recebam pensões entre 522,50 e 1045 euros;
  • 100 euros para os pensionistas que recebam pensões entre 1045 euros e 1567,50 euros.

Todos os pensionistas recebem o suplemento extraordinário?

Este suplemento extraordinário abrange os pensionistas do regime geral da Segurança Social, os pensionistas da Caixa Geral de Aposentações e os pensionistas do setor bancário.

Excluídas estão as pessoas que recebam pensões por incapacidade permanente para o trabalho e por morte decorrentes de doença profissional, pensões de natureza indemnizatória, pensões de natureza não contributiva do âmbito da Caixa Geral de Aposentações e quem receba complemento por dependência, complemento por cônjuge a cargo e complemento solidário para idosos.

Não há necessidade de qualquer pedido por parte dos beneficiários.

Quando é pago o suplemento extraordinário?

É pago em setembro, junto com as pensões do mesmo mês, que começam a ser pagas no dia 8 de setembro. Nesse dia são pagas as pensões da Segurança Social. Já as pensões da Caixa Geral de Aposentações são pagas no dia 19 de setembro, já com o apoio.

O suplemento não tem impacto para efeitos de cálculo do montante do complemento solidário para idosos.

Com este bónus, vou passar a receber uma pensão maior todos os meses?

Não. Trata-se de um pagamento único previsto apenas para o mês de setembro, o que significa que este bónus não se irá traduzir num aumento permanente das pensões.

Vou pagar imposto deste suplemento?

O suplemento não está sujeito a retenção na fonte em sede de IRS. Mas, tal como os demais rendimentos, é depois englobado para efeitos do cálculo de IRS na declaração a entregar em 2026. 

Pensionistas já receberam bónus em 2024

Em outubro de 2024, os pensionistas da Segurança Social, da Caixa Geral de Aposentações e de outros sistemas integrados no sistema público, como os bancários, também receberam um suplemento extraordinário.

Já em 2025, além do aumento das pensões que resulta da lei e que entra em vigor todos os anos em janeiro, a maioria dos pensionistas recebeu ainda um aumento extraordinário e permanente de 1,25%, o que resultou numa subida das pensões de cerca de 3,85 por cento. Por outro lado, já estão em vigor as alterações que ditaram uma descida adicional das taxas de IRS, com efeitos retroativos a janeiro. Este cenário também se traduz numa subida do rendimento líquido dos pensionistas. A ideia é tentar replicar o que sucedeu em 2024, com o objetivo de alavancar o consumo privado.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar