Garanta boas compras e finte as fraudes na black friday

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A ferramenta Comparar Preços ajuda a perceber se os descontos anunciados em épocas como a black friday ou a cyber monday são boas oportunidades de compra. Esta ferramenta de pesquisa regista a evolução dos preços dos produtos nas lojas online, para aconselhar ou não a sua compra. Basta pesquisar o nome da loja e do produto, ou, mais simples ainda, inserir na caixa “Pesquisa pelo URL” o link completo do produto tal como surge na loja online. O resultado devolvido é um semáforo com três cores e significados diferentes, baseados no histórico de preços dos últimos 7 e 30 dias:
- verde, caso se trate de um bom negócio face ao histórico de preços do produto na loja pesquisada;
- amarelo, para produtos cujos preços atuais exibam pouca diferença em relação aos 30 dias precedentes;
- vermelho, quando a compra é desaconselhada porque o preço do produto já esteve mais baixo.
O veredicto surge acompanhado por informação sobre a evolução dos preços registada nos últimos sete dias, um mês e três meses. Se um produto tiver sido lançado ou relançado recentemente, ou caso tenha havido alteração dos códigos associados ao produto, ou ainda se determinada categoria de produtos não constar da nossa base de dados, a ferramenta informa que a pesquisa não devolveu resultados.
Comparar preços com a nossa ferramenta online
Encontrou um modelo específico de um equipamento à venda, mas não sabe se se trata de um bom preço? A nossa ferramenta ajuda a tirar a prova dos nove.
Depois de pesquisar um produto, se colar o link do produto na caixa de pesquisa do nosso Comparar Preços, verifica se as alegações de promoção são enganadoras.
Se ao usar a ferramenta obtiver um semáforo verde, significa que há de facto uma poupança. Há casos em que o semáforo verde confirma a poupança, mas também indica que há lojas mais baratas.
Informe-se antes de comprar
Antes de avançar para a compra, é aconselhável pesquisar sobre os produtos e confrontar os preços de várias lojas – uma tarefa facilitada pela ferramenta Comparar Preços. Clique nos separadores para ler outros conselhos úteis. Aceda também aos nossos comparadores para obter informação detalhada sobre o desempenho e a avaliação de qualidade de diversos produtos em testes independentes.
O pretexto da black friday traz consigo o anúncio de grandes descontos numa série de produtos. Porém, por vezes esta propaganda não corresponde a verdadeiras oportunidades para fazer bons negócios.
Em 2015 e 2016, por exemplo, a DECO PROTESTE registou vários casos de subida dos preços dias antes da black friday, por forma a simular promoções mais interessantes, mas enganosas para o consumidor. Em 2017 e 2018, continuou a encontrar alguns exemplos, mesmo que inferiores a anos anteriores, de promoções enganosas na época da black friday e noutras alturas de descontos. Em 2019, no mesmo período, foram detetadas várias irregularidades, tais como: alguns produtos em campanha não exibiam o preço anteriormente praticado ou, em alternativa, a percentagem da redução; algumas lojas não apresentavam o preço riscado, e o mesmo já tinha estado mais baixo; e verificou-se não ter havido uma real redução de preço em certos bens. Por fim, em 2020 e 2021, verificou-se não haver real redução de preços em determinados produtos.
Finte as estratégias para induzir a compra
Na hora de comprar, a maioria dos consumidores age de forma instintiva e emocional. Os vendedores e as marcas sabem-no e recorrem a táticas que agem ao nível do subconsciente para os incitarem a optar por determinados produtos ou a decidir rapidamente, sem reflexão. Ter presentes as estratégias mais comuns ajuda a fazer escolhas mais racionais. Estas são as principais conclusões de uma investigação sobre o assunto publicada na Which?, a revista da associação britânica de consumidores.
Preço relativo
Muitas vezes, não temos a noção do preço habitual de determinado produto, pelo que acabamos por basear a avaliação na comparação com bens similares que se encontram na própria loja. Por isso, não é raro os comerciantes rodearem os produtos que pretendem vender de artigos semelhantes, uns muito caros, outros muito baratos. Os consumidores tendem a optar pelo meio-termo. Verifique nos nossos comparadores se o produto em destaque é efetivamente de qualidade e se o preço é justo.
Pagamento faseado
Junto de produtos caros com a opção de pagamento em prestações, é frequente haver destaques com o valor a pagar por semana, mês ou ano. Segundo Richard Shotton, especialista nesta área, os consumidores são mais sensíveis ao valor do que ao prazo. Tendem a assumir inconscientemente que, por exemplo, seis pagamentos de 20 euros saem mais barato do que quatro de 30 euros. Não se foque apenas no montante proposto, mas verifique o prazo e o valor total da compra.
Rapidez e facilidade de pagamento
Ao usar o cartão de crédito ou de débito, o consumidor tem menos a noção de estar a desfazer-se do dinheiro, face a quem desembolsa as notas. Uma investigação de Gareth Harvey, professor universitário britânico de Marketing e de Psicologia do Consumidor, revelou que o carrinho do supermercado de quem paga com cartão inclui mais “compras por impulso” do que o dos que usam “dinheiro vivo”. Mas este efeito parece amplificar-se nas compras online.
Antes de clicar para concluir uma transação, pense duas vezes. Se precisa do produto, já pesquisou outros artigos do mesmo tipo? O preço é efetivamente interessante? Resista ao primeiro impulso.
Ilusão de qualidade
Quando a escolha é grande, procuramos simplificar o processo, ligando o modo “instinto”. Segundo o investigador Gareth Harvey, para escolher um vinho, os consumidores tendem a optar por garrafas mais pesadas, pois associam o peso a qualidade; nos detergentes, parecem preferir produtos que se afiguram mais espessos, pois consideram essa textura um indicador de qualidade. As marcas observam os comportamentos para ir ao encontro daquilo que os consumidores valorizam. Harvey revela ainda que os preços elevados nem sempre têm um impacto negativo, já que caro é associado a qualidade.
Mais caro não é sinónimo de melhor. A prová-lo estão os resultados dos nossos estudos comparativos nas mais diversas áreas: não é raro encontrarmos artigos baratos que igualam ou ultrapassam o desempenho de outros com preço mais elevado.
Conquistar consumidores indecisos
Se, num processo de compra online, abandonar um produto no cesto, nas horas seguintes será bombardeado com mensagens de incentivo à compra. A loja vai lembrar que os produtos continuam no carrinho e que aquele preço excecional só estará disponível durante algumas horas, podendo mesmo propor-lhe um desconto ou isentá-lo das despesas de envio, entre outros argumentos de venda.
Se interrompeu um processo de compra, provavelmente, o produto não é realmente importante para si. Não se deixe manipular pela insistência do comerciante, por ofertas aliciantes ou alertas de que é a “última oportunidade”.
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