Dossiês

Garanta boas compras e finte as fraudes na black friday

13 novembro 2020
Pessoa com vários sacos de compras da Black Friday

Utilize a ferramenta Comparar Preços para conhecer a evolução dos preços dos produtos nas lojas online e descobrir se oferecem descontos reais durante a black friday.

Início

A ferramenta Comparar Preços ajuda a perceber se os descontos anunciados em épocas como a black friday ou a cyber monday são boas oportunidades de compra. Esta ferramenta de pesquisa regista a evolução dos preços dos produtos nas lojas online, para aconselhar ou não a sua compra. Basta pesquisar o nome da loja e do produto, ou, mais simples ainda, inserir na caixa “Pesquisa pelo URL” o link completo do produto tal como surge na loja online. O resultado devolvido é um semáforo com três cores e significados diferentes, baseados no histórico de preços dos últimos 7 e 30 dias:

  • verde, caso se trate de um bom negócio face ao histórico de preços do produto na loja pesquisada;
  • amarelo, para produtos cujos preços atuais exibam pouca diferença em relação aos 30 dias precedentes;
  • vermelho, quando a compra é desaconselhada porque o preço do produto já esteve mais baixo. 

O veredicto surge acompanhado por informação sobre a evolução dos preços registada nos últimos sete dias, um mês e três meses. Se um produto tiver sido lançado ou re-lançado recentemente, ou caso tenha havido alteração dos códigos associados ao produto, ou ainda se determinada categoria de produtos não constar da nossa base de dados, a ferramenta informa que a pesquisa não devolveu resultados.

Comparar preços com a nossa ferramenta online

Encontrou um modelo específico de um equipamento à venda, mas não sabe se se trata de um bom preço? A nossa ferramenta ajuda a tirar a prova dos nove. 

Quando fizemos a pesquisa para este artigo, encontrámos na Radio Popular a máquina de lavar roupa Indesit DFE 1B19 13 à venda por 319,99 euros, o que garantia ao consumidor, segundo a loja, um desconto "direto" de 20% face ao preço habitual de 339,99 euros, que aparecia devidamente rasurado antes do novo preço. Mas, se colar o link do produto na caixa de pesquisa do nosso Comparar Preços, verifica que a alegação da Radio Popular é enganadora. O preço dessa máquina de lavar roupa esteve inclusivamente mais baixo ao longo dos últimos três meses. Por isso, a ferramenta alerta-o com um semáforo vermelho.

 

  Máquina de lavar roupa Indesit DFE 1B19 13 já custou menos do que 319,99 euros.

Se ao usar a ferramenta obtiver um semáforo verde, significa que há de facto uma poupança. Foi o que nos aconteceu ao pesquisarmos pelo portátil Lenovo IdeaPad 3 15IML05, de 15.6 polegadas, à venda na Worten por 749,99 euros. A loja anunciava que o preço anterior era 849,99 euros. Os resultados da pesquisa permitem confirmar que esse preço vigorou, vários dias, durante os três meses anteriores.

 
Portátil Lenovo IdeaPad 3 15IML05 esteve a 849,99 euros, mas agora custa menos 100 euros.

Há casos em que o semáforo verde confirma a poupança, mas também indica que há lojas mais baratas. Um bom exemplo é a smartTV LG HDR UHD 4K 65UN7300 de 165 centímetros, à venda na Fnac por 679,99 euros. A Fnac indica uma redução de 270 euros, o que é verdade. Mas a nossa ferramenta mostra que existe uma loja mais barata, em que pode comprar a smartTV por menos 20 euros.

 
A smartTV LG HDR UHD 4K 65UN7300 de 165 cm baixou o preço na Fnac, mas poupa 20 euros se comprar noutra loja.

Informe-se antes de comprar

Antes de avançar para a compra, é aconselhável pesquisar sobre os produtos e confrontar os preços de várias lojas – uma tarefa facilitada pela ferramenta Comparar Preços. Clique nos separadores para ler outros conselhos úteis. Aceda também aos nossos comparadores para obter informação detalhada sobre o desempenho e a avaliação de qualidade de diversos produtos em testes independentes.

O pretexto da black friday traz consigo o anúncio de grandes descontos numa série de produtos. Porém, por vezes esta propaganda não corresponde a verdadeiras oportunidades para fazer bons negócios.

Em 2015 e 2016, por exemplo, registámos vários casos de subida dos preços dias antes da black friday, por forma a simular promoções mais interessantes, mas enganosas para o consumidor. Em 2017 e 2018, continuámos a encontrar alguns exemplos, mesmo que inferiores a anos anteriores, de promoções enganosas na época da black friday e noutras alturas de descontos. Em 2019, no mesmo período, detetámos várias irregularidades, tais como: alguns produtos em campanha não exibiam o preço anteriormente praticado ou, em alternativa, a percentagem da redução; algumas lojas não apresentavam o preço riscado, e o mesmo já tinha estado mais baixo; e verificou-se não ter havido uma real redução de preço em certas situações.

Finte as estratégias para induzir a compra 

Na hora de comprar, a maioria dos consumidores age de forma instintiva e emocional. Os vendedores e as marcas sabem-no e recorrem a táticas que agem ao nível do subconsciente para os incitarem a optar por determinados produtos ou a decidir rapidamente, sem reflexão. Ter presentes as estratégias mais comuns ajuda a fazer escolhas mais racionais. Resumimos as principais conclusões de uma investigação sobre o assunto publicada na Which?, a revista da associação britânica de consumidores. 

Preço relativo

Muitas vezes, não temos a noção do preço habitual de determinado produto, pelo que acabamos por basear a avaliação na comparação com bens similares que se encontram na própria loja. Por isso, não é raro os comerciantes rodearem os produtos que pretendem vender de artigos semelhantes, uns muito caros, outros muito baratos. Os consumidores tendem a optar pelo meio-termo. Verifique nos nossos comparadores se o produto em destaque é efetivamente de qualidade e se o preço é justo. 

Pagamento faseado

Junto de produtos caros com a opção de pagamento em prestações, é frequente haver destaques com o valor a pagar por semana, mês ou ano. Segundo Richard Shotton, especialista nesta área, os consumidores são mais sensíveis ao valor do que ao prazo. Tendem a assumir inconscientemente que, por exemplo, seis pagamentos de 20 euros sai mais barato do que quatro de 30 euros. Não se foque apenas no montante proposto, mas verifique o prazo e o valor total da compra.

Rapidez e facilidade de pagamento

Ao usar o cartão de crédito ou de débito, o consumidor tem menos a noção de estar a desfazer-se do dinheiro, face a quem desembolsa as notas. Uma investigação de Gareth Harvey, professor universitário britânico de marketing e de psicologia do consumidor, revelou que o carrinho do supermercado de quem paga com cartão inclui mais “compras por impulso” do que o dos que usam “dinheiro vivo”. Nesta fase, o nosso conselho é evitar pagar com dinheiro, se estiver numa loja física. Mas este efeito parece amplificar-se nas compras online

Antes de clicar para concluir uma transação, pense duas vezes. Se precisa do produto, já pesquisou outros artigos do mesmo tipo? O preço é efetivamente interessante? Resista ao primeiro impulso.  

Ilusão de qualidade

Quando a escolha é grande, procuramos simplificar o processo, ligando o modo “instinto”. Segundo o investigador Gareth Harvey, para escolher um vinho, os consumidores tendem a optar por garrafas mais pesadas, pois associam o peso a qualidade; nos detergentes, parecem preferir produtos que se afiguram mais espessos, pois consideram essa textura um indicador de qualidade. As marcas observam os comportamentos para ir ao encontro daquilo que os consumidores valorizam. Harvey revela ainda que os preços elevados nem sempre têm um impacto negativo, já que caro é associado a qualidade. 

Mais caro não é sinónimo de melhor. A prová-lo estão os resultados dos nossos estudos comparativos nas mais diversas áreas: não é raro encontrarmos artigos baratos que igualam ou ultrapassam o desempenho de outros com preço mais elevado.

Conquistar consumidores indecisos

Se, num processo de compra online, abandonar um produto no cesto, nas horas seguintes será bombardeado com mensagens de incentivo à compra. A loja vai lembrar de que os produtos continuam no carrinho e que aquele preço excecional só estará disponível durante algumas horas, podendo mesmo propor-lhe um desconto ou isentá-lo das despesas de envio, entre outros argumentos de venda. 

Se interrompeu um processo de compra, provavelmente, o produto não é realmente importante para si. Não se deixe manipular pela insistência do comerciante, por ofertas aliciantes ou alertas de que é a “última oportunidade”.

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