Notícias

Mais praia: ajude a melhorar a sua praia de eleição

28 junho 2017
Mais Praia

28 junho 2017
Quer ter uma palavra a dizer na melhoria da sua praia de eleição? Visite a nossa plataforma, em www.maispraia.pt, e adira ao Amor de Praia. Quanto mais participar na votação das praias portuguesas, mais hipóteses tem de ganhar prémios para as férias.

Plataforma online com múltiplas possibilidades de exploração, o Mais Praia (www.maispraia.pt) apresenta, este ano, um desafio novo: escolher uma praia para beneficiar de obras de melhoramento. Pode muito bem ser aquele areal, ao qual regressa todos os anos por uma ligação incondicional, a precisar de melhores acessos pedonais ou de casas de banho também acessíveis a quem tem mobilidade reduzida. Ou, no interior do nosso país, uma praia fluvial que ainda não tem, por exemplo, uma rede de percursos sem obstáculos até à água. Seja qual for o caso, o Amor de Praia, nome que demos a esta iniciativa, está nas suas mãos, para fazer dele uma realidade.

 Votar na minha praia favorita

De igual modo, pode votar e avaliar a sua praia predileta, para constar da lista das favoritas, ou mesmo aquela que não recomenda. Procure o mapa com todas as praias portuguesas, incluindo dos Açores e da Madeira, marítimas e fluviais. É livre de participar e opinar, avaliar e denunciar situações que julgue precisarem de retificação. Para melhor ilustrar a reclamação, comente e adicione uma fotografia. 

Praia escolhida recebe 5 mil euros

Em Amor de Praia, vota naquela que pretende ver melhorada. Quem sabe se, com a sua participação, tem a hipótese de ver a praia que escolheu com algum aspeto aperfeiçoado. Mas qual o destino da doação de 5 mil euros? O valor será entregue a uma entidade com responsabilidade na melhoria das condições de utilização das praias, como é o caso das câmaras municipais ou juntas de freguesia. O projeto deverá ser apresentado pela entidade local responsável e será analisado e escolhido em conjunto.

Uma rede de percursos pedonais livre de obstáculos e de interrupções, incluindo passadeiras no areal, e um percurso pavimentado, firme e contínuo, ou acessos que conduzam à zona de banhos de sol (chapéus de sol, toldos ou barracas) e o mais próximo possível da água, são exemplos de projetos que consideramos adequados. Também se pode investir em equipamentos anfíbios adaptados para o banho ou para o passeio na praia de pessoas com mobilidade reduzida (cadeiras de rodas, andarilhos, etc.).  

A contribuição financeira do Amor de Praia também pode ser dirigida para adaptar instalações sanitárias para pessoas com mobilidade reduzida, para postos de primeiros-socorros acessíveis e duches, bebedouros e lava-pés, depósitos para o lixo e para melhorar o estacionamento. A segurança das arribas é uma parte fundamental. Por essa razão, também está contemplada na nossa lista de prioridades.

Avalie, reclame e ganhe prémios

No Mais Praia, pode dar a sua opinião sobre os locais que frequenta e classificar cada aspeto numa escala de 5 estrelas. Com base na votação, será calculada a avaliação global, para a qual o espaço envolvente contribui com 40%, a limpeza 30%, a segurança 15% e os equipamentos outros 15 por cento. No campo da denúncia, cada problema tem um destinatário, ao qual é enviado um e-mail. A sua participação é valorizada e pode valer-lhe prémios. O valor global é de 1500 euros, subdividido em três prémios de € 1000, € 300 e 200 euros

Duração da época balnear, galardão Bandeira Azul e Praia Acessível, vigilância, equipamentos, estacionamento, qualidade da água e resultados mais recentes nesta época balnear: encontra tudo no Mais Praia