Lojas online: resultados do estudo
A maioria dos sites conquista cinco estrelas tanto na satisfação como na avaliação jurídica. Mais: oito em cada dez experiências de compra deixaram os inquiridos muito satisfeitos.
Cumprimento do prazo de entrega afeta satisfação
A entrega da encomenda no prazo definido é o critério que mais influencia a satisfação com as lojas online. Outro aspeto importante consiste nas informações gerais e sobre os produtos constantes nos sites, que incluem os termos e condições e como se processam os reembolsos, entre outras. As lojas com o índice de satisfação mais elevado foram Lentes de Contacto 365 (saúde e beleza), Meganimal (animais) e Nespresso (alimentação). Em geral, os consumidores mostraram‑se satisfeitos com a maioria dos critérios que influenciam a satisfação: variedade dos produtos, facilidade de utilização do site, opções de pagamento, informações gerais e sobre os produtos e a entrega no prazo. O preço dos produtos, um outro aspeto analisado, foi o que originou menor satisfação entre algumas das lojas com melhor classificação, como aconteceu com a Nespresso e com a Prozis.
As lojas com as experiências de compra menos apreciadas foram a Vodafone, a Odisseias, a MediaMarkt e a Auchan (neste caso, a área multiproduto, e não o supermercado). As informações sobre os produtos e as gerais, bem como os preços, foram dos aspetos que mais desagradaram. Na Vodafone, a variedade de produtos também não deixou os clientes muito satisfeitos.
Alimentação | |
---|---|
NESPRESSO | ![]() |
DOLCE GUSTO | ![]() |
GARRAFEIRA NACIONAL | ![]() |
Animais | |
---|---|
TIENDAANIMAL | ![]() |
ZOOPLUS | ![]() |
MISCOTA | ![]() |
MEGANIMAL | ![]() |
PETNESS | ![]() |
Moda e desporto | |
---|---|
ZARA | ![]() |
LANIDOR | ![]() |
MANGO | ![]() |
LION OF PORCHES | ![]() |
MASSIMO DUTTI | ![]() |
SALSA | ![]() |
DECATHLON | ![]() |
H&M | ![]() |
ADIDAS | ![]() |
MO (MODALFA) | ![]() |
SPRINGFIELD | ![]() |
SPARTOO | ![]() |
ZIPPY | ![]() |
SPORT ZONE | ![]() |
DEPORVILLAGE | ![]() |
Multiproduto | |
---|---|
PROZIS | ![]() |
WOOK | ![]() |
PORTO EDITORA | ![]() |
BERTRAND | ![]() |
LA REDOUTE | ![]() |
AMAZON | ![]() |
VERBAUDET | ![]() |
SHOWROOMPRIVE | ![]() |
IKEA | ![]() |
FNAC | ![]() |
WORTEN | ![]() |
AUTODOC | ![]() |
STAPLES | ![]() |
EL CORTE INGLÉS | ![]() |
NORAUTO | ![]() |
EMMA | ![]() |
CLUBE FASHION | ![]() |
EBAY | ![]() |
LEROY MERLIN | ![]() |
AUCHAN | ![]() |
ODISSEIAS | ![]() |
BANGGOOD | ![]() |
Tecnologia | |
---|---|
PCCOMPONENTES | ![]() |
POWERPLANET | ![]() |
ONBIT | ![]() |
PC DIGA | ![]() |
APPLE | ![]() |
CASTRO ELECTRÓNICA | ![]() |
MEO | ![]() |
RADIO POPULAR | ![]() |
AQUARIO | ![]() |
NOS | ![]() |
MEDIAMARKT | ![]() |
VODAFONE | ![]() |
Saúde e beleza | |
---|---|
LENTES DE CONTACTO 365 | ![]() |
PRIMOR | ![]() |
PERFUME'S CLUB | ![]() |
NOTINO | ![]() |
YVES ROCHER | ![]() |
ORIFLAME | ![]() |
Atrasos inferiores a 15 dias
A grande maioria das compras online (91%) decorre sem problemas. Quando algo falha, o mais comum é o produto chegar após a data prevista de entrega (dois por cento). Sempre que houve um atraso, só em 18% das situações foi superior a 15 dias. As lojas com maior incidência de problemas foram Ebay, El Corte Inglés, Leroy Merlin, Radio Popular, Showroomprive e Worten.
Será que as épocas promocionais atraem mais os portugueses? Não parece, pois apenas na altura dos saldos de inverno e no Natal foram apontadas mais compras. Contudo, trata-se sempre da época natalícia, quando se compram mais produtos para oferecer.
Do ponto de vista jurídico, há algumas falhas na grande maioria das lojas, mas, em regra, não são graves. A Banggood, com três estrelas neste critério, foi a que apresentou mais falhas. Destas, destaca-se a ausência de uma indicação clara do direito de devolução e a apresentação de prazos de garantia diferentes consoante os produtos, quando o prazo é sempre de três anos.
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .