Lojas online: resultados do estudo
A maioria dos sites conquista cinco estrelas tanto na satisfação como na avaliação jurídica. Mais: oito em cada dez experiências de compra deixaram os inquiridos muito satisfeitos.
Cumprimento do prazo de entrega afeta satisfação
A entrega da encomenda no prazo definido é o critério que mais influencia a satisfação com as lojas online. Outro aspeto importante consiste nas informações gerais e sobre os produtos constantes nos sites, que incluem os termos e condições e como se processam os reembolsos, entre outras. As lojas com o índice de satisfação mais elevado foram Lentes de Contacto 365 (saúde e beleza), Meganimal (animais) e Nespresso (alimentação). Em geral, os consumidores mostraram‑se satisfeitos com a maioria dos critérios que influenciam a satisfação: variedade dos produtos, facilidade de utilização do site, opções de pagamento, informações gerais e sobre os produtos e a entrega no prazo. O preço dos produtos, um outro aspeto analisado, foi o que originou menor satisfação entre algumas das lojas com melhor classificação, como aconteceu com a Nespresso e com a Prozis.
As lojas com as experiências de compra menos apreciadas foram a Vodafone, a Odisseias, a MediaMarkt e a Auchan (neste caso, a área multiproduto, e não o supermercado). As informações sobre os produtos e as gerais, bem como os preços, foram dos aspetos que mais desagradaram. Na Vodafone, a variedade de produtos também não deixou os clientes muito satisfeitos.
| Alimentação | |
|---|---|
| NESPRESSO | ![]() |
| DOLCE GUSTO | ![]() |
| GARRAFEIRA NACIONAL | ![]() |
| Animais | |
|---|---|
| TIENDAANIMAL | ![]() |
| ZOOPLUS | ![]() |
| MISCOTA | ![]() |
| MEGANIMAL | ![]() |
| PETNESS | ![]() |
| Moda e desporto | |
|---|---|
| ZARA | ![]() |
| LANIDOR | ![]() |
| MANGO | ![]() |
| LION OF PORCHES | ![]() |
| MASSIMO DUTTI | ![]() |
| SALSA | ![]() |
| DECATHLON | ![]() |
| H&M | ![]() |
| ADIDAS | ![]() |
| MO (MODALFA) | ![]() |
| SPRINGFIELD | ![]() |
| SPARTOO | ![]() |
| ZIPPY | ![]() |
| SPORT ZONE | ![]() |
| DEPORVILLAGE | ![]() |
| Multiproduto | |
|---|---|
| PROZIS | ![]() |
| WOOK | ![]() |
| PORTO EDITORA | ![]() |
| BERTRAND | ![]() |
| LA REDOUTE | ![]() |
| AMAZON | ![]() |
| VERBAUDET | ![]() |
| SHOWROOMPRIVE | ![]() |
| IKEA | ![]() |
| FNAC | ![]() |
| WORTEN | ![]() |
| AUTODOC | ![]() |
| STAPLES | ![]() |
| EL CORTE INGLÉS | ![]() |
| NORAUTO | ![]() |
| EMMA | ![]() |
| CLUBE FASHION | ![]() |
| EBAY | ![]() |
| LEROY MERLIN | ![]() |
| AUCHAN | ![]() |
| ODISSEIAS | ![]() |
| BANGGOOD | ![]() |
| Tecnologia | |
|---|---|
| PCCOMPONENTES | ![]() |
| POWERPLANET | ![]() |
| ONBIT | ![]() |
| PC DIGA | ![]() |
| APPLE | ![]() |
| CASTRO ELECTRÓNICA | ![]() |
| MEO | ![]() |
| RADIO POPULAR | ![]() |
| AQUARIO | ![]() |
| NOS | ![]() |
| MEDIAMARKT | ![]() |
| VODAFONE | ![]() |
| Saúde e beleza | |
|---|---|
| LENTES DE CONTACTO 365 | ![]() |
| PRIMOR | ![]() |
| PERFUME'S CLUB | ![]() |
| NOTINO | ![]() |
| YVES ROCHER | ![]() |
| ORIFLAME | ![]() |
Atrasos inferiores a 15 dias
A grande maioria das compras online (91%) decorre sem problemas. Quando algo falha, o mais comum é o produto chegar após a data prevista de entrega (dois por cento). Sempre que houve um atraso, só em 18% das situações foi superior a 15 dias. As lojas com maior incidência de problemas foram Ebay, El Corte Inglés, Leroy Merlin, Radio Popular, Showroomprive e Worten.
Será que as épocas promocionais atraem mais os portugueses? Não parece, pois apenas na altura dos saldos de inverno e no Natal foram apontadas mais compras. Contudo, trata-se sempre da época natalícia, quando se compram mais produtos para oferecer.
Do ponto de vista jurídico, há algumas falhas na grande maioria das lojas, mas, em regra, não são graves. A Banggood, com três estrelas neste critério, foi a que apresentou mais falhas. Destas, destaca-se a ausência de uma indicação clara do direito de devolução e a apresentação de prazos de garantia diferentes consoante os produtos, quando o prazo é sempre de três anos.
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .

