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Lojas online: resultados do estudo

A maioria dos sites conquista cinco estrelas tanto na satisfação como na avaliação jurídica. Mais: oito em cada dez experiências de compra deixaram os inquiridos muito satisfeitos.

Cumprimento do prazo de entrega afeta satisfação

A entrega da encomenda no prazo definido é o critério que mais influencia a satisfação com as lojas online. Outro aspeto importante consiste nas informações gerais e sobre os produtos constantes nos sites, que incluem os termos e condições e como se processam os reembolsos, entre outras. As lojas com o índice de satisfação mais elevado foram Lentes de Contacto 365 (saúde e beleza), Meganimal (animais) e Nespresso (alimentação). Em geral, os consumidores mostraram‑se satisfeitos com a maioria dos critérios que influenciam a satisfação: variedade dos produtos, facilidade de utilização do site, opções de pagamento, informações gerais e sobre os produtos e a entrega no prazo. O preço dos produtos, um outro aspeto analisado, foi o que originou menor satisfação entre algumas das lojas com melhor classificação, como aconteceu com a Nespresso e com a Prozis.

As lojas com as experiências de compra menos apreciadas foram a Vodafone, a Odisseias, a MediaMarkt e a Auchan (neste caso, a área multiproduto, e não o supermercado). As informações sobre os produtos e as gerais, bem como os preços, foram dos aspetos que mais desagradaram. Na Vodafone, a variedade de produtos também não deixou os clientes muito satisfeitos.

Alimentação
NESPRESSO Avaliação: 5
DOLCE GUSTO Avaliação: 5
GARRAFEIRA NACIONAL Avaliação: 5
Animais
TIENDAANIMAL Avaliação: 5
ZOOPLUS Avaliação: 5
MISCOTA Avaliação: 5
MEGANIMAL Avaliação: 4
PETNESS Avaliação: 4
Moda e desporto
ZARA Avaliação: 5
LANIDOR Avaliação: 5
MANGO Avaliação: 5
LION OF PORCHES Avaliação: 5
MASSIMO DUTTI Avaliação: 5
SALSA Avaliação: 5
DECATHLON Avaliação: 5
H&M Avaliação: 5
ADIDAS Avaliação: 5
MO (MODALFA) Avaliação: 5
SPRINGFIELD Avaliação: 5
SPARTOO Avaliação: 5
ZIPPY Avaliação: 5
SPORT ZONE Avaliação: 5
DEPORVILLAGE Avaliação: 5
Multiproduto
PROZIS Avaliação: 5
WOOK Avaliação: 5
PORTO EDITORA Avaliação: 5
BERTRAND Avaliação: 5
LA REDOUTE Avaliação: 5
AMAZON Avaliação: 5
VERBAUDET Avaliação: 5
SHOWROOMPRIVE Avaliação: 5
IKEA Avaliação: 5
FNAC Avaliação: 5
WORTEN Avaliação: 5
AUTODOC Avaliação: 5
STAPLES Avaliação: 5
EL CORTE INGLÉS Avaliação: 5
NORAUTO Avaliação: 5
EMMA Avaliação: 5
CLUBE FASHION Avaliação: 5
EBAY Avaliação: 5
LEROY MERLIN Avaliação: 5
AUCHAN Avaliação: 5
ODISSEIAS Avaliação: 5
BANGGOOD Avaliação: 4
Tecnologia
PCCOMPONENTES Avaliação: 5
POWERPLANET Avaliação: 5
ONBIT Avaliação: 5
PC DIGA Avaliação: 5
APPLE Avaliação: 5
CASTRO ELECTRÓNICA Avaliação: 5
MEO Avaliação: 5
RADIO POPULAR Avaliação: 5
AQUARIO Avaliação: 5
NOS Avaliação: 5
MEDIAMARKT Avaliação: 5
VODAFONE Avaliação: 5
Saúde e beleza
LENTES DE CONTACTO 365 Avaliação: 5
PRIMOR Avaliação: 5
PERFUME'S CLUB  Avaliação: 5
NOTINO Avaliação: 5
YVES ROCHER Avaliação: 5
ORIFLAME Avaliação: 5

Atrasos inferiores a 15 dias

A grande maioria das compras online (91%) decorre sem problemas. Quando algo falha, o mais comum é o produto chegar após a data prevista de entrega (dois por cento). Sempre que houve um atraso, só em 18% das situações foi superior a 15 dias. As lojas com maior incidência de problemas foram Ebay, El Corte Inglés, Leroy Merlin, Radio Popular, Showroomprive e Worten.

Será que as épocas promocionais atraem mais os portugueses? Não parece, pois apenas na altura dos saldos de inverno e no Natal foram apontadas mais compras. Contudo, trata-se sempre da época natalícia, quando se compram mais produtos para oferecer.

Do ponto de vista jurídico, há algumas falhas na grande maioria das lojas, mas, em regra, não são graves. A Banggood, com três estrelas neste critério, foi a que apresentou mais falhas. Destas, destaca-se a ausência de uma indicação clara do direito de devolução e a apresentação de prazos de garantia diferentes consoante os produtos, quando o prazo é sempre de três anos.