Lojas online: resultados do estudo
A maioria dos sites conquista cinco estrelas tanto na satisfação como na avaliação jurídica. Mais: oito em cada dez experiências de compra deixaram os inquiridos muito satisfeitos.
Cumprimento do prazo de entrega afeta satisfação
A entrega da encomenda no prazo definido é o critério que mais influencia a satisfação com as lojas online. Outro aspeto importante consiste nas informações gerais e sobre os produtos constantes nos sites, que incluem os termos e condições e como se processam os reembolsos, entre outras. As lojas com o índice de satisfação mais elevado foram a Lentes de Contacto 365 (saúde e beleza), a Tiendanimal (animais), a Nespresso (alimentação), a PcComponentes (tecnologia) e a Verbaudet (multiproduto).
Em geral, os consumidores mostraram‑se satisfeitos com a maioria dos critérios: variedade dos produtos, facilidade de utilização do site, opções de pagamento, informações gerais e sobre os produtos e a entrega no prazo. As lojas com as experiências de compra menos apreciadas foram a Vodafone, a Emma, a Banggood, a NOS, a Wish, a Radio Popular, a Norauto e a Ebay.
Do ponto de vista jurídico, há algumas falhas na grande maioria das lojas, mas, em regra, não são graves. As lojas Adidas, Aliexpress, Baggood, Notino, Petness, Spartoo e Wish referem, nos respetivos termos e condições, que a garantia é de dois anos quando, desde janeiro de 2022, é de três anos. É provável que se trate de um esquecimento na atualização do site, mas, na dúvida, apesar de a experiência de compra ser positiva, não se recomendam as lojas online em causa.
| Alimentação | |
|---|---|
| NESPRESSO | ![]() |
| GARRAFEIRA NACIONAL | ![]() |
| DELTA CAFÉS | ![]() |
| DOLCE GUSTO | ![]() |
| Animais | |
|---|---|
| TIENDANIMAL | ![]() |
| ZOOPLUS | ![]() |
| MEGANIMAL | ![]() |
PETNESS ![]() |
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| Moda e desporto | |
|---|---|
SPARTOO ![]() |
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ADIDAS ![]() |
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| ZARA | ![]() |
| LANIDOR | ![]() |
| MASSIMO DUTTI | ![]() |
| MANGO | ![]() |
| DECATHLON | ![]() |
| MO (MODALFA) | ![]() |
| SALSA | ![]() |
| SPRINGFIELD | ![]() |
| DEPORVILLAGE | ![]() |
| H&M | ![]() |
| LION OF PORCHES | ![]() |
| SPORT ZONE | ![]() |
| ZIPPY | ![]() |
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| Multiproduto | |
|---|---|
| VERBAUDET | ![]() |
| WOOK | ![]() |
| BERTRAND | ![]() |
| LA REDOUTE | ![]() |
| PORTO EDITORA | ![]() |
| AMAZON | ![]() |
| PROZIS | ![]() |
| IKEA | ![]() |
| FNAC | ![]() |
| EL CORTE INGLÉS | ![]() |
| STAPLES | ![]() |
| SHEIN | ![]() |
| AUTODOC | ![]() |
| SHOWROOMPRIVE | ![]() |
| WORTEN | ![]() |
| AUCHAN | ![]() |
| TEMU | ![]() |
| CLUBE FASHION | ![]() |
| LEROY MERLIN | ![]() |
ALIEXPRESS ![]() |
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| EBAY | ![]() |
| NORAUTO | ![]() |
WISH ![]() |
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| EMMA | ![]() |
BANGGOOD ![]() |
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| Saúde e beleza | |
|---|---|
| LENTES DE CONTACTO 365 | ![]() |
NOTINO ![]() |
![]() |
| YVES ROCHER | ![]() |
| PERFUME'S CLUB | ![]() |
| PRIMOR (Perfumaria) | ![]() |
| ORIFLAME | ![]() |
| WELLS | ![]() |
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| Tecnologia | |
|---|---|
| PCCOMPONENTES | ![]() |
| PC DIGA | ![]() |
| APPLE | ![]() |
| ONBIT | ![]() |
| CASTRO ELECTRÓNICA | ![]() |
| CHIP7 | ![]() |
| MEO | ![]() |
| AQUARIO | ![]() |
| RADIO POPULAR | ![]() |
| NOS | ![]() |
| VODAFONE | ![]() |
Atrasos inferiores a 15 dias
A grande maioria das compras online (89%) decorre sem problemas. Quando algo falha, o mais comum é o produto chegar após a data prevista de entrega (três por cento). Sempre que houve um atraso, só em 26% das situações foi superior a 15 dias. As lojas com maior incidência de problemas foram Aliexpress, Ebay, El Corte Inglés, Emma, Ikea, Leroy Merlin, Radio Popular, Wish e Worten.
Será que as épocas promocionais atraem mais os portugueses? Não parece, pois apenas na altura dos saldos de inverno e no Natal foram apontadas mais compras. Contudo, trata-se sempre da época natalícia, quando se compram mais produtos para oferecer.
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