Experiências de voto à distância noutros países
Muitas têm sido as experiências em diversos países, mas a realidade é que o voto online ou por meios eletrónicos presenciais ainda é virtude de poucos. A complexidade da reconversão de meios e o medo face a ataques informáticos ditam as hesitações.
Estónia
O pequeno país báltico de quase um milhão e meio de habitantes é um dos mais convertidos à tecnologia do mundo, particularmente em relação a instrumentos da administração pública. Nas últimas legislativas, em 2019, 44% dos eleitores escolheram votar online.
Suíça e EUA
São várias as experiências levadas a cabo em países tão diferentes quanto a Suíça e os EUA. Todas têm sido realizadas a pequena escala, e os processos tem levantado resistências, devido ao receio de os resultados serem comprometidos por fraude informática.
Brasil
Os sistemas de voto eletrónico já são usados há muitos anos em várias mesas de voto por todo o país. Mas vota-se sempre em presença. Está previsto um ensaio levado a cabo por 31 empresas nas próximas eleições municipais, a 15 de novembro: os eleitores vão poder registar-se e “depositar” o seu voto virtualmente, através do telemóvel, tablet ou computador.
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .