Como testamos

Máquinas de lavar roupa: como testamos

Mão a colocar peças de roupa colorida dentro do tambor da máquina de lavar roupa.

Em laboratório, a DECO PROteste regista o consumo de água e eletricidade, a eficácia contra as nódoas, a quantidade de água que fica na roupa e os vestígios de detergente após a lavagem. Saiba como são os testes das máquinas de lavar roupa.

Todos os anos, a DECO PROteste testa, em laboratório, dezenas de novas máquinas de lavar roupa. A seleção é feita com base numa análise de mercado: tendências, novidades e os modelos de máquinas mais vendidos.

Atualmente, há sobretudo modelos de carga frontal em teste, com preços muito diferentes e capacidades que variam entre 6 e 18 quilos de roupa. O principal critério avaliado é a eficácia da lavagem. As Escolhas Acertadas, além de eficazes a lavar, enxaguar e centrifugar, devem ser poupadas nos consumos. Conheça os resultados dos testes a máquinas de lavar roupa e as máquinas eleitas pela DECO PROteste. 

Eficácia da lavagem

Quase todas as máquinas de lavar roupa têm muitos e variados programas, o que torna difícil a comparação. Mas o que mais interessa aos consumidores são os resultados nos programas que usam habitualmente. Por esse motivo, todos os testes em laboratório e cálculos dos consumos de água e eletricidade são feitos para os dois programas mais utilizados: algodão e roupa sintética. 

Programa de algodão a 40ºC

A avaliação da eficácia da lavagem no programa de algodão a 40ºC é feita com o tambor da máquina até 80% da capacidade anunciada. Por exemplo, numa máquina com capacidade de carga de 10 kg, o teste é feito com 8 kg de roupa. Esta quantidade corresponde à roupa que se consegue colocar facilmente no tambor, sem que fique excessivamente comprimida, para que rode no tambor, contra as paredes, simulando o ato de esfregar a roupa no tanque. A DECO PROteste deixou de testar o programa a 60°C porque os inquéritos mostram que os consumidores usam, cada vez mais, o programa a 40 graus.

Programa sintético a 30ºC

Para testar este programa para tecidos sintéticos, coloca-se no tambor a carga máxima anunciada na máquina. Normalmente, corresponde a cerca de metade da carga máxima no programa de algodão. Como o programa sintético está presente em todos os modelos e é amplamente utilizado, é fácil de comparar os modelos entre si.

Teste com vários tipos de nódoas

Para os testes, os tecidos são previamente manchados com nódoas standard criadas por laboratórios especializados, que reproduzem manchas de batom, vinho ou gelado de chocolate, entre outras sujidades. Após a lavagem, os peritos avaliam o resultado utilizando uma técnica em que uma luz especial reflete no local da mancha. 

Enxaguamento e centrifugação

O enxaguamento é o ponto fraco da maioria das máquinas de lavar. Os fabricantes tentam limitar o consumo de água e eletricidade para ganharem pontos na etiqueta energética, o que acaba por se refletir no enxaguamento.

Se a roupa não for enxaguada corretamente, podem permanecer resíduos de detergente e provocar reações alérgicas em pessoas com pele sensível.

Para testar este critério, a água do enxaguamento é recolhida e mede-se o valor do pH. Este dado permite determinar a quantidade de detergente que ficou na roupa. 

Consumo de eletricidade e água

Em laboratório, a DECO PROteste também mede o consumo das máquinas de lavar roupa para os programas testados e por quilo de roupa (já que a capacidade das máquinas difere consoante o modelo). Os resultados espelham os consumos com os ciclos mais usados: algodão e sintéticos. 

Com base nos consumos medidos, é calculado o custo de utilização anual de cada máquina: contempla o preço da água e da eletricidade para quatro lavagens semanais, e a amortização do preço do aparelho ao longo do tempo médio de vida. 

Duração dos programas e facilidade de utilização

Para avaliar a duração dos programas, o tempo de cada lavagem é cronometrado.

No laboratório, os especialistas avaliam a facilidade de utilização das máquinas de lavar roupa com base em vários critérios.

  • O manual de instruções. É claro, legível e completo?
  • O acesso. A porta é fácil de abrir e de fechar? A abertura é grande o suficiente para colocar e retirar a roupa com facilidade? A porta abre o suficiente para que se possa colocar um cesto de roupa suja à frente da máquina?
  • Gaveta de detergente. É fácil de manusear (segurar, abrir e fechar)? Os diferentes compartimentos são claramente reconhecíveis (por meio de símbolos)?
  • Controlos da máquina. São claros? Os programas são intuitivos? Se houver um botão giratório, gira facilmente e sem muita força?
  • Manutenção. O filtro, a borracha da porta, a gaveta de detergente, entre outros, são fáceis de limpar?
  • Mensagens. A máquina indica o momento do ciclo de lavagem? Avisa quando o ciclo de lavagem termina? Quais são as opções e os programas que estão predefinidos?

Fiabilidade das marcas

A pontuação na fiabilidade das máquinas de lavar roupa é baseada nas experiências de milhares de utilizadores, recolhidas nos inquéritos da DECO PROteste a eletrodomésticos. Nestes estudos, os consumidores revelam que máquina compraram, que problemas já tiveram (qual a gravidade e com que frequência), quando tempo durou a anterior, etc. Com base nas respostas, calcula-se a fiabilidade da marca, que chega a 12% da avaliação final dos aparelhos.

Avaliações com inteligência artificial

A crescente oferta de marcas e modelos no mercado, as limitações orçamentais e de capacidade dos laboratórios não nos permitem testar todos os produtos em cada categoria. Para aumentar o número de produtos sobre os quais podemos fornecer informação útil para o ajudar na tomada de decisões de compra, introduzimos um novo sistema de inteligência artificial (IA), que nos permite produzir uma avaliação mesmo para produtos que não foram enviados para laboratório, mas que pode encontrar nas lojas.

O algoritmo que desenvolvemos baseia-se nos resultados dos milhares de testes laboratoriais que realizamos todos os anos, e que continuaremos a realizar, combinando-os com as características técnicas dos produtos.

Os produtos com avaliação estimada graças ao algoritmo de IA são claramente distinguíveis dos produtos testados em laboratório graças à diferente cor e posição na zona de qualidade.