Notícias

Máquinas de lavar loiça: o que fazer antes de chamar o técnico

28 abril 2021
Mãos com luvas de borracha cor de rosa a pôr um copo dentro da máquina de lavar loiça

Quando a máquina da loiça não lava bem, apresenta um ruído mais intenso ou tem uma fuga de água, veja a lista de verificações que pode fazer antes de chamar um profissional.

Se a sua máquina de lavar não está a funcionar, a primeira coisa a fazer é verificar se a ficha está bem encaixada ou mesmo desligada da tomada e se, eventualmente, há falta de corrente elétrica em casa (pode ter disparado só o disjuntor deste circuito). Veja, também, se a porta está fechada corretamente e se a função de início retardado não foi programada.

Se o problema continuar, retire a ficha da tomada e inicie as verificações e dicas que a nossa equipa preparou para si. Estas aplicam-se a todos os modelos de máquinas de lavar loiça, por isso é importante que tenha à mão o manual de instruções do seu modelo.

Se descobrir que o problema é mais complicado do que pensava, o melhor é chamar um profissional de confiança e validado pelo DECO PROTESTE SELECT. Visite o nosso site, pesquise e encontre a opção ideal para o seu problema.

Conheça o DECO PROTESTE select

Caso não encontre solução para a sua máquina, consulte o nosso teste a máquinas de lavar loiça e poupe com uma das nossas Escolhas Acertadas.

Gráfico avarias da máquina de lavar loiça

Ruído intenso

Se a máquina de lavar está a fazer um barulho estranho durante a lavagem, verifique se as peças da loiça foram bem arrumadas. Confirme se há pratos ou talheres a chocarem uns com os outros ou se é um dos braços aspersores que está a bater em algum utensílio. Também é importante que máquina esteja bem nivelada para evitar ruído. 

Depois da loiça bem arrumada e a máquina nivelada, se o barulho continuar, deverá pedir ajuda a um técnico.

A máquina não carrega água

Já há máquinas que avisam no visor quando existe este problema. Verifique se há falta de água na rede ou se a torneira de entrada de água está fechada. Confirme também se o tubo de entrada de água está dobrado e se o filtro da mangueira está obstruído. Caso não se trate de nenhum destes exemplos, verifique com o serviço de abastecimento de água local a pressão de fornecimento, pois poderá estar relacionado com a baixa pressão. 

Loiça mal lavada

A má colocação da loiça na máquina e a baixa pressão do fornecimento de água podem prejudicar a lavagem da loiça. Segue-se a falta de limpeza da máquina: deve limpar muito bem os orifícios dos braços aspersores e os filtros. Quando os resíduos de comida ficam presos nos buracos dos braços aspersores tente puxá-los com a ajuda de um utensílio pontiagudo ou simplesmente com as mãos. Quanto aos filtros, retire-os da máquina e lave-os com um pouco de detergente da loiça (ajuda a retirar alguma gordura presa) e passe-os com água corrente.

O programa de lavagem selecionado pode também não ser o adequado para o grau de sujidade da loiça. A ausência ou a má regulação do sal regenerador e a quantidade do detergente podem ser insuficientes. Outro dos aspetos que tem de verificar é se os recipientes altos e estreitos não estão demasiado inclinados ou colados uns aos outros não permitindo que a água circule entre eles.

Manchas brancas nos copos

Os copos de vidro, depois da lavagem, saem com uma camada branca? Caso aconteça é porque a regulação de sal regenerador não foi a mais adequada à dureza da água. Para saber qual é, basta recorrer à entidade fornecedora de água da região. Outra das soluções para evitar a mancha branca passa pelo abrilhantador. Se está a utilizar um detergente de ação combinada, como as pastilhas “tudo-em-um”, experimente adicionar mais abrilhantador.

Resíduos de detergente na loiça e máquina

Pode estar a utilizar demasiado detergente. Não utilize pastilhas em programas rápidos ou curtos, pois algumas pastilhas podem não ter tempo de se dissolver totalmente. Também não adianta colocar demasiado detergente em pó, porque o pó em excesso fica preso no depósito e acaba por não ir para a loiça.

Verifique se o abrilhantador acabou ou se a sua regulação é a adequada. Algumas peças, como panelas, podem acumular água no interior e ao mover os tabuleiros, a água pode escorrer para a restante loiça. Algum tipo de material menos aderente, como os plásticos, pode ficar húmido.

A loiça não seca

A água não escoou corretamente

Normalmente, ocorre quando o filtro está obstruído com resíduos de comida. Para resolver esta situação basta retirar o filtro e limpá-lo. 

Verifique também se a mangueira de escoamento está dobrada, presa ou entupida e se a máquina está suficientemente afastada da parede para não bloquear a mangueira de escoamento.

Fuga de água na porta da máquina

Uma boa limpeza à volta da porta e na zona de encaixe, nas juntas da porta e do interior é essencial para evitar este problema.

A água pode sair para fora da máquina, caso a borracha isolante à volta da moldura da porta esteja suja ou danificada. Para resolver, poderá tentar comprar esta borracha e substituí-la. Se a fuga for na parte debaixo da moldura da porta, a sua substituição poderá exigir a remoção da porta. Neste caso, deve chamar a assistência técnica.

Cheiros desagradáveis

A primeira coisa a verificar é se existe água do ciclo anterior no interior da máquina. 

Faça lavagens à máquina para evitar os maus cheiros: adicione detergente sem carregar loiça e faça um ciclo de lavagem  a uma temperatura elevada. Há máquinas que já têm a função de "auto-limpeza". Basta selecioná-la.

Tabuleiro preso

Não há forma do tabuleiro entrar para dentro da máquina? Verifique se há alguma rutura no cesto dos talheres ou se caiu algum objeto para a base da máquina, pois pode estar a impedir o tabuleiro de entrar.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

Exclusivo subscritores

Descubra todas as vantagens com 50% de desconto durante 1 ano

Além do acesso ilimitado ao portal, tem mais de 50 juristas ao seu dispor, o cartão DECO + para descontos imediatos e revistas com estudos independentes.

Se já é nosso subscritor, faça login.


Subscrever