Impacto ambiental dos detergentes da loiça deve melhorar
Os detergentes manuais são mais amigos do ambiente do que os destinados à máquina. Mas o chamado greenwashing continua a ser comum.
- Especialista
- Sílvia Menezes
- Editor
- Isabel Vasconcelos

As preocupações com o ambiente estão cada vez mais presentes na mente dos consumidores ao fazerem compras. Contudo, é frequente encontrar produtos que continuam a usar fórmulas com um elevado impacto ambiental. O recurso a ingredientes prejudiciais para o meio aquático, apesar de existirem alternativas menos danosas, é ainda comum. Mesmo assim, muitos detergentes incluem alegações ambientais que pouca importância têm.
Em conjunto com as associações de consumidores nossas congéneres de Espanha, Itália e Bélgica, testámos detergentes para lavagem da loiça: manuais e destinados à máquina. O objetivo foi descobrir o desempenho, mas também verificar quais as alegações ambientais que constam das embalagens, se são relevantes e se os produtos cumprem o que anunciam. No total, foram analisados 56 detergentes para a máquina e 59 para lavagem manual.
Conheça o nosso Portal Mais Sustentabilidade
Muita informação que não interessa nos rótulos dos detergentes
Os símbolos e as alegações encontrados referem-se aos ingredientes — os mais comuns —, à embalagem, ao empenho ambiental da marca e ao bem-estar animal (os menos habituais). A verdade é que designações e alegações como “eco”, “renovável”, “biodegradável”, entre outras, não são necessariamente indicadoras de que o produto é bom para o ambiente ou que tem um baixo impacto. Por vezes, apenas se referem à possibilidade de reciclar a embalagem, o que não é uma novidade para o consumidor. Seria preferível que todas as embalagens fossem produzidas com material 100% reciclado, cartão ou plástico. A verdade é que os símbolos e as alegações ambientais sem fundamento - o chamado greenwashing – continuam a ser comuns.
Dos símbolos encontrados, só o Ecolabel é uma certificação com maiores exigências ambientais e elevado controlo, sendo, por isso, uma das mais confiáveis. Contudo, na próxima revisão, algumas substâncias atualmente permitidas devem deixar de o ser. No nosso teste, só três detergentes manuais e quatro para a máquina ostentavam o símbolo em causa. Mesmo no total dos 115 produtos dos quatro países, não são mais de 14 detergentes. Já quanto a outros símbolos e alegações, a maioria pouco interesse tem, além de não significarem que o produto é mais amigo do ambiente.







Poucos detergentes são amigos do ambiente
Para avaliar o impacto ambiental dos detergentes, realizámos várias análises. Começámos por procurar a lista de ingredientes que, por lei, deve ser disponibilizada a todos os consumidores. Constatámos que algumas marcas não facultam esta informação nos sites e que outras, quando o fazem, a têm desatualizada.
Analisámos as substâncias incorporadas nos detergentes sob o ponto de vista da toxicidade para o meio aquático: onde os químicos das lavagens vão parar. Cada substância foi avaliada com base nas informações disponibilizadas pela Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) e outros organismos que estudam o impacto dos químicos na saúde humana e no ambiente. O número de ingredientes totais que podemos atualmente encontrar nos detergentes para a loiça está compreendido entre oito e 35. Alguns produtos são um catálogo de substâncias não essenciais e com reconhecido impacto no ecossistema aquático. A prova está na avaliação do impacto ambiental obtida pelos detergentes.

ambiental, recompensado com quatro ou cinco estrelas.

É urgente fiscalizar as alegações usadas
Os resultados deste estudo são reveladores de que os consumidores não podem guiar-se pelas alegações dos rótulos, dado que muitas são meros argumentos de venda, para fazer crer que os produtos não são prejudiciais para o ambiente. Em conjunto com outras associações de consumidores, defendemos a supressão de todas as alegações ambientais sem fundamentação científica, parciais ou que explorem a eventual falta de conhecimento sobre a matéria ou as preocupações dos consumidores com o ambiente. Tal só será possível adotando metodologias que permitam a avaliação de logos, para determinar se são fiáveis. Uma tarefa árdua, porque pode implicar tanto os ingredientes como a embalagem, o bem-estar animal, certas substâncias ou conselhos para reduzir o impacto ambiental dos nossos hábitos de lavagem.
Por enquanto, se pensa no ambiente, opte pelos produtos com o nosso título de Escolha Verde. Para determinar os que merecem este selo, analisamos o desempenho ambiental, que se reflete em 20% da Qualidade Global. O fator mais importante é a composição (ingredientes usados), com um peso de 75%, seguido da embalagem (20%) e da certificação Ecolabel (5 por cento). Só com este título terá a certeza de comprar um produto com bom desempenho e baixo impacto no ambiente.
![]() |
![]() |
![]() |
Este projeto foi financiado pelo Programa Europeu para os Consumidores. O conteúdo desta publicação representa apenas a opinião do(s) autor(es) e é da sua inteira responsabilidade. A Comissão Europeia não aceita qualquer responsabilidade pelo uso que possa ser feito da informação nele contida. |
Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa
A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.
Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |