Notícias

Aspiradores-robô: só alguns valem a pena

Cuidado ao escolher. A maior parte dos aspiradores-robô analisados pela DECO PROteste não cumpre razoavelmente a sua função. Mas ficará bem servido com o Melhor do Teste e Escolha Acertada, à venda desde 240 euros. 

Especialista:
Editor:
05 novembro 2024
Aspirador robo numa sala

iStock

Aspiradores-robô que aspiram e, nalguns casos, lavam o chão sozinhos são o sonho de qualquer consumidor. Até à data, não cedeu à tentação, por serem aparelhos caros, desconfiar da eficácia e recear ser dinheiro mal gasto? A DECO PROteste revela que pode ficar surpreendido pela positiva, desde que opte por um dos 11 modelos aconselhados. O Melhor do Teste, à venda desde 240 euros, é dos mais baratos, pelo que é Escolha Acertada

O MELHOR ASPIRADOR-ROBÔ

11 aspiradores-robô recomendados

A DECO PROteste aconselha a verificar os resultados nos testes antes de comprar, para evitar desilusões. Há grandes diferenças de desempenho entre modelos, mesmo dentro da mesma marca, e também de preço. Na verdade, dos 35 modelos testados, mais de dois terços falharam nos testes a aspirar e/ou foram fracos na prova prática e na facilidade de utilização.

Mas há boas notícias se pretende ter um aparelho destes: alguns permitem manter a casa com um aspeto sempre limpo, e os mais caros não são forçosamente melhores. A média de preços ronda os 400 euros, sendo que encontra modelos por cerca de 200 euros com uma qualidade global razoável

Os onze modelos recomendados pela DECO PROteste são eficazes a aspirar pavimentos duros. Alguns chegam até a ser excelentes neste tipo de pavimentos. A maior parte também limpa bem carpetes, incluindo migalhas e pelos de animais. Muitos conseguem superar razoavelmente o teste prático, que avalia a capacidade de os sensores evitarem obstáculos, como escadas, cabos elétricos, pés de mesas e cadeiras, por exemplo, de subirem pequenos desníveis, como tapetes, e de aspirarem resíduos maiores, como cereais colocados em pontos estratégicos.

Contudo, os robôs dificilmente conseguem chegar aos cantos e junto dos rodapés, por terem uma potência de sucção fraca e escovas que não alcançam esses locais mais recônditos, o que também acontece com pequenas fendas em pavimentos de madeira, por exemplo. Como tal, não substituem um bom aspirador tradicional ou vertical sem fios. Mas são ótimos aliados para dar algum descanso na rotina diária, deixando a casa com bom aspeto, entre limpezas mais profundas. 

Avalie equipamentos úteis num aspirador-robô

Na escolha do robô, compare equipamentos e funcionalidades, como os listados, e avalie se compensa pagar mais.

App para mapear e gerir o robô

Permite programar a aspiração remotamente, definir limpeza total ou parcial da casa ou, ainda, horários e, em algumas, criar paredes virtuais, caso pretenda aspirar apenas uma área específica.

Mopa para lavar o chão

Alguns modelos, além de aspirarem, têm um reservatório de água e uma mopa para lavar sujidades, como pegadas, por exemplo, em pavimentos duros.

Depósito extra na docking station

Os aspiradores-robô são pequenos, pelo que têm reservatórios reduzidos, o que obriga a despejá-los com regularidade, em casas grandes ou que acumulam muito cotão ou pelos de animais. Neste caso, pode ser útil um modelo com um depósito extra na base. O robô regressa sozinho à base quando o reservatório fica cheio, esvazia-o e continua a limpar.

Aviso de reservatório cheio

Nos modelos sem depósito na docking station, um alerta avisa que se deve esvaziar o reservatório. É útil, pois, com o reservatório cheio, o aparelho perde eficácia.

Carregamento autónomo

A maioria dos aspiradores-robô regressa à estação de carregamento quando a bateria fica fraca e volta a trabalhar quando carregada.  

Compare preço e poupe mais de 200 euros

No comparador dos aspiradores-robô, pode ver os equipamentos completos e resultados nos vários testes em laboratório. Faça a sua seleção, com base nos critérios relevantes para si: por exemplo, com mopa ou, se tiver animais ou a casa se sujar depressa, com depósito extra na docking station para evitar ter de esvaziar o reservatório a meio das limpezas. Pode também ver quais os mais eficazes para aspirar pisos duros ou carpetes ou, ainda, quais os mais silenciosos, para não incomodar quem costuma estar em casa.  

Uma vez eleito o seu robô, não deixe de comparar preços, já que há grandes variações entre lojas. O mesmo modelo chega a ter diferenças de mais de 200 euros consoante o ponto de venda. Fique também atento a promoções, sobretudo na próxima Black Friday. Se o modelo dos seus sonhos estiver com grande desconto, confirme que não é uma falsa promoção na ferramenta que compara preços e agarre a oportunidade.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar