Notícias

IMI: simule e confira se pode poupar com nova avaliação

O preço do metro quadrado, que influencia o cálculo do IMI, disparou para 640 euros, depois de ter estado nos últimos três anos a 615 euros. É mais uma razão para simular o seu IMI e verificar se vale a pena pedir uma nova avaliação da casa.

28 abril 2022
pague menos imi

A partir de 1 de janeiro, o preço do metro quadrado – que influencia o cálculo do imposto – subiu de 615 para 640 euros. É o maior aumento do preço do metro quadrado desde que foi criado o IMI, em 2003. Os pedidos de nova avaliação de imóveis que entraram nas Finanças após 1 de janeiro já são recalculados contemplando esse aumento, o que se traduzirá, muito provavelmente, numa subida do valor a pagar. Ainda assim, o aumento apenas vai incidir sobre os imóveis que forem alvo de nova avaliação, seja porque foram transacionados, seja porque os proprietários apresentaram esse pedido às Finanças.

Mas há ainda imóveis que pagam mais IMI do que deveriam. Consulte o nosso simulador para verificar se está a pagar o valor justo de IMI. 

Simule o IMI do seu imóvel

Ajudamos a pedir a nova avaliação da casa pela internet

Basta apresentar nas Finanças o modelo 1 do IMI corretamente preenchido para que os serviços tenham de efetuar nova avaliação do imóvel. O pedido é gratuito e pode ser submetido online, através do portal das Finanças.  

Apesar de sempre termos recomendado que o pedido fosse efetuado pessoalmente, num balcão das Finanças, a pandemia tem imposto alguns constrangimentos no atendimento presencial, pelo que a entrega online continua a ser uma boa alternativa. Os pedidos apresentados durante o ano 2022 apenas terão efeitos no cálculo do imposto a pagar no próximo ano. Assim, quer tenha apresentado o pedido no início deste ano ou ainda o venha a fazer até ao último dia do ano, o cálculo apenas mudará em 2023 e nos anos seguintes.

Para ajudar os contribuintes a submeterem o pedido sem erros, preparámos um vídeo com todas as explicações de preenchimento, além de um guia de apoio ao preenchimento online do modelo 1 do IMI. No entanto, o preenchimento requer a consulta de dados na caderneta predial do imóvel, que deverá obter previamente para um correto preenchimento de todos os campos solicitados.

A nova avaliação é enviada posteriormente, por escrito, para o domicílio fiscal do proprietário. A primeira cobrança de cada ano é feita durante o mês de maio. Para montantes acima dos 100 euros, é permitido o pagamento em duas prestações, cobradas em maio e novembro. Já os montantes superiores a 500 euros podem ser pagos em três prestações, nos meses de maio, agosto e novembro.

Porque só alguns poupam?

O valor patrimonial tributário dos imóveis é atualizado automaticamente pelas Finanças a cada três anos, com base nos coeficientes de desvalorização da moeda, o que aumenta sempre o valor das casas. No entanto, esta revisão não abrange, por exemplo, os coeficientes de vetustez (idade do imóvel) e os coeficientes de localização, que podem baixar o valor da casa.

Só a simulação permite apurar o valor justo de IMI para o seu imóvel. Se houver poupança possível, vale a pena pedir às Finanças uma nova avaliação da casa. Não sendo possível obter poupança, não faça o pedido, pois este poderá ditar uma subida do imposto a pagar.

Só é possível pedir novas avaliações de imóveis de três em três anos. Logo, se já o fez em 2020 ou 2021, só poderá voltar a submeter novo pedido quando já tiverem passado três anos sobre a última avaliação pedida pelo proprietário.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Comunidade

Finanças Pessoais

Comunidade de Finanças Pessoais DECO PROTESTE

Conversas relacionadas