IMI: simule e confira se pode poupar com nova avaliação
Só a simulação do valor justo de IMI para o seu imóvel pode revelar se vale a pena submeter um pedido de nova avaliação às Finanças. Confirme se pode poupar no imposto.
- Dossiê técnico
- Ernesto Pinto
- Texto
- Ana Santos Gomes

Se ainda não sabe se está o pagar o valor justo de IMI e se uma eventual nova avaliação poderia garantir uma poupança no imposto a pagar, consulte o nosso simulador.
Ajudamos a pedir a nova avaliação da casa pela internet
Basta apresentar nas Finanças o modelo 1 do IMI corretamente preenchido para que os serviços tenham de efetuar nova avaliação do imóvel. O pedido é gratuito e pode ser submetido online, através do portal das Finanças.
Apesar de sempre termos recomendado que o pedido fosse efetuado pessoalmente, num balcão das Finanças, a pandemia está a dificultar o agendamento de atendimentos presenciais, pelo que a entrega online pode ser uma solução. Os pedidos apresentados durante o ano 2021 apenas terão efeitos no cálculo do imposto a pagar no próximo ano.
Para ajudar os contribuintes a submeterem o pedido sem erros, preparámos um guia de apoio ao preenchimento online do modelo 1 do IMI. No entanto, o preenchimento requer a consulta de dados na caderneta predial do imóvel, que deverá obter previamente para um correto preenchimento de todos os campos solicitados.
A nova avaliação é enviada posteriormente, por escrito, para o domicílio fiscal do proprietário. A primeira cobrança é feita durante o mês de maio. Para montantes acima dos 100 euros, é permitido o pagamento em duas prestações, a serem cobradas em maio e novembro. Já os montantes superiores a 500 euros podem ser pagos em três prestações, cobradas em maio, agosto e novembro.
Porque só alguns poupam?
O valor patrimonial tributário dos imóveis é atualizado automaticamente pelas Finanças a cada três anos, com base nos coeficientes de desvalorização da moeda, o que aumenta sempre o valor das casas. No entanto, esta revisão não abrange, por exemplo, os coeficientes de vetustez (idade do imóvel) e os coeficientes de localização, que podem baixar o valor da casa.
Só a simulação permite apurar o valor justo de IMI para o seu imóvel. Se houver poupança possível, vale a pena pedir às Finanças uma nova avaliação da casa. Não sendo possível obter poupança, não faça o pedido, pois este poderá ditar uma subida do imposto a pagar.
Só é possível pedir novas avaliações de imóveis de três em três anos. Logo, se já o fez recentemente, só poderá voltar a submeter novo pedido quando já tiverem passado três anos sobre a última avaliação pedida pelo proprietário.
Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa
Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.
- A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos.
- Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa.
- Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
- Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas.
- Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.
A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.
Faça parte desta comunidade.
Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |