Notícias

IMI: simule e confira se pode poupar com nova avaliação

Só a simulação do valor justo de IMI para o seu imóvel pode revelar se vale a pena submeter um pedido de nova avaliação às Finanças. Confirme se pode poupar no imposto. 

  • Dossiê técnico
  • Ernesto Pinto
  • Texto
  • Ana Santos Gomes
10 janeiro 2021
  • Dossiê técnico
  • Ernesto Pinto
  • Texto
  • Ana Santos Gomes
ilustração de casa para campanha pague menos IMI

Se ainda não sabe se está o pagar o valor justo de IMI e se uma eventual nova avaliação poderia garantir uma poupança no imposto a pagar, consulte o nosso simulador.

Simule o IMI do seu imóvel

Ajudamos a pedir a nova avaliação da casa pela internet

Basta apresentar nas Finanças o modelo 1 do IMI corretamente preenchido para que os serviços tenham de efetuar nova avaliação do imóvel. O pedido é gratuito e pode ser submetido online, através do portal das Finanças.  

Apesar de sempre termos recomendado que o pedido fosse efetuado pessoalmente, num balcão das Finanças, a pandemia está a dificultar o agendamento de atendimentos presenciais, pelo que a entrega online pode ser uma solução. Os pedidos apresentados durante o ano 2021 apenas terão efeitos no cálculo do imposto a pagar no próximo ano.

Para ajudar os contribuintes a submeterem o pedido sem erros, preparámos um guia de apoio ao preenchimento online do modelo 1 do IMI. No entanto, o preenchimento requer a consulta de dados na caderneta predial do imóvel, que deverá obter previamente para um correto preenchimento de todos os campos solicitados.

A nova avaliação é enviada posteriormente, por escrito, para o domicílio fiscal do proprietário. A primeira cobrança é feita durante o mês de maio. Para montantes acima dos 100 euros, é permitido o pagamento em duas prestações, a serem cobradas em maio e novembro. Já os montantes superiores a 500 euros podem ser pagos em três prestações, cobradas em maio, agosto e novembro.

Porque só alguns poupam?

O valor patrimonial tributário dos imóveis é atualizado automaticamente pelas Finanças a cada três anos, com base nos coeficientes de desvalorização da moeda, o que aumenta sempre o valor das casas. No entanto, esta revisão não abrange, por exemplo, os coeficientes de vetustez (idade do imóvel) e os coeficientes de localização, que podem baixar o valor da casa.

Só a simulação permite apurar o valor justo de IMI para o seu imóvel. Se houver poupança possível, vale a pena pedir às Finanças uma nova avaliação da casa. Não sendo possível obter poupança, não faça o pedido, pois este poderá ditar uma subida do imposto a pagar.

Só é possível pedir novas avaliações de imóveis de três em três anos. Logo, se já o fez recentemente, só poderá voltar a submeter novo pedido quando já tiverem passado três anos sobre a última avaliação pedida pelo proprietário.

 

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.