Notícias

IMI: simule e confira se pode poupar com nova avaliação

Confirme se a sua casa está a pagar o valor justo de IMI. Já ajudámos a poupar 22 milhões de euros desde que disponibilizámos um simulador gratuito.

  • Dossiê técnico
  • Ernesto Pinto
  • Texto
  • Ana Santos Gomes
14 maio 2020
  • Dossiê técnico
  • Ernesto Pinto
  • Texto
  • Ana Santos Gomes
ilustração de casa para campanha pague menos IMI

Termina a 31 de maio o prazo para pagar a primeira prestação de imposto municipal sobre imóveis (IMI). Para quem paga imposto inferior a 100 euros, esta é a única prestação de IMI a pagar em 2020. Acima de 100 euros, é cobrada uma segunda prestação em novembro. Já os proprietários de imóveis que pagam imposto superior a 500 euros receberão ainda mais duas cobranças: em agosto e novembro.

Se tem dúvidas sobre o montante que lhe foi cobrado, use o nosso simulador para confirmar se este é o valor justo de IMI para o seu imóvel.

Simule o IMI do seu imóvel

Disponível em permanência e totalmente gratuito, o nosso simulador permite apurar, em poucos minutos, o valor correto de IMI a pagar pelo seu imóvel. Desde que lançámos o simulador, há seis anos, já ajudámos os portugueses a poupar mais de 22 milhões de euros, que estavam a ser cobrados injustamente. Em média, as poupanças reveladas pelo nosso simulador rondam os 58 euros anuais. 

Porque só alguns poupam?

O valor patrimonial tributário dos imóveis é atualizado automaticamente pelas Finanças a cada três anos, com base nos coeficientes de desvalorização da moeda, o que aumenta sempre o valor das casas. No entanto, esta revisão não abrange, por exemplo, os coeficientes de vetustez (idade do imóvel) e os coeficientes de localização, que podem baixar o valor da casa.

Só a simulação permite apurar o valor justo de IMI para o seu imóvel. Se houver poupança possível, vale a pena pedir às Finanças uma nova avaliação da casa. Não sendo possível obter poupança, não faça o pedido, pois este poderá ditar uma subida do imposto a pagar.

Só é possível pedir novas avaliações de imóveis de três em três anos. Logo, se já o fez em 2018 ou 2019, ainda não o pode fazer este ano.

Como pedir a nova avaliação das casas?

Apesar de as Finanças disponibilizarem esse pedido através da internet, recomendamos que o faça pessoalmente, no balcão da área de localização do imóvel. Em princípio, ficará dispensado da apresentação de documentos de que os serviços já dispõem, como as plantas do imóvel, e apenas terá de assinar o modelo 1 do IMI. Dada a complexidade deste impresso, é conveniente contar com a ajuda de um funcionário das Finanças. Os pedidos de nova avaliação de imóveis são gratuitos.

No entanto, os tempos de pandemia que vivemos desaconselham uma deslocação às Finanças para tratar de assuntos não urgentes. Como pode apresentar o pedido até 31 de dezembro para poupar no IMI do próximo ano, recomendamos que aguarde algum tempo até que seja seguro deslocar-se às Finanças. Basta que o pedido dê entrada no serviço de Finanças antes de 31 de dezembro para poder poupar em 2021.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.