Pagar lá fora com a app Revolut
A aplicação de pagamentos e transferências Revolut é um banco em Portugal, mas mantém algumas limitações. Pode ser grátis em alguns planos.
- Especialista
- Nuno Rico e Margarida Zacarias
- Editor
- Maria João Amorim , Paula Melo dos Santos e Filipa Nunes

A Revolut, empresa tecnológica britânica de serviços bancários, nascida da febre nas fintech, já lançou o seu banco em Portugal. A oferta inclui um conjunto de soluções de baixo custo que permitem ter uma conta exclusivamente online e um cartão de débito associado que pode ser utilizado gratuitamente, ou com valores reduzidos, em mais de 150 países.
Também é possível ter dinheiro em 30 divisas mundiais. Outra das vantagens é poder fazer levantamentos nas caixas automáticas do estrangeiro, sem custos, mas com limites mensais.
Desde que a aplicação obteve uma licença bancária europeia, anunciou novas funcionalidades: por exemplo, a domiciliação de vencimentos e a concessão de crédito a taxas de juros anunciadas como atrativas. No entanto, os créditos ainda não estão disponíveis em Portugal.
Quatro pacotes de serviços
O primeiro passo é ir ao site da Revolut e indicar um número de telemóvel. A seguir, recebe um sms com um link para descarregar a aplicação. Após a instalação, é possível optar agora entre quatro planos de serviços: Standard (grátis), Plus (com um custo de 2,99 euros por mês), Premium (com um custo mensal de 7,99 euros) e Metal (com uma mensalidade de 13,99 euros). Seguidamente, ativa-se a conta bancária online, que terá um IBAN europeu, para a qual se pode fazer transferências a partir da conta habitual.
Atenção: a app solicita o envio de uma foto do utilizador, bem como do cartão de cidadão ou bilhete de identidade.
Validada a conta, pode pedir o cartão de débito associado, pertencente à rede Visa ou Mastercard. O custo do envio varia consoante o local e será apresentado no momento do pedido. O cartão pode ser usado nos terminais de pagamento ligados à respetiva rede em qualquer parte do mundo. Contudo, em Portugal, o cartão não pode ser utilizado nos terminais de pagamento que funcionem exclusivamente com a rede Multibanco, podendo ser utilizado nas caixas automáticas.
A utilização deste cartão está limitada ao saldo detido na conta Revolut, pois não se trata de um cartão de crédito. Em caso de extravio, a app permite o seu cancelamento imediato.
Restrições à utilização gratuita
No plano Standard, a utilização gratuita restringe-se ao levantamento de 200 euros por mês, ou a cinco levantamentos mensais, mesmo que no total não atinjam esse valor. A partir daí, são cobradas taxas. No plano Plus, o limite são 200 euros por mês.
Estes limites são aumentados na subscrição dos planos Premium e Metal: 400 e 800 euros por mês, respetivamente. No Metal, está ainda incluído um cash-back de 0,1% em todos os pagamentos dentro da Europa, que aumenta para 1% fora da Europa.
Casa de câmbio de bolso
Os planos Premium e Metal permitem fazer transferências internacionais mais baratas. É possível efetuar câmbio de moeda, em qualquer momento, ao preço atual de mercado. É o próprio utilizador que “troca” as moedas na aplicação e, de imediato, pode começar a fazer pagamentos.
Mas não há bela sem senão. Para usar a app da Revolut, é preciso estar à vontade com as novas tecnologias e ter um smartphone. Já não é necessário dominar o inglês, pois a empresa já disponibiliza uma versão portuguesa da aplicação. Caso algo corra mal, continua a ter de estar preparado para contactar uma (distante) linha de apoio ao cliente.
Em caso de dúvidas sobre os seus direitos, contacte o nosso serviço de informação.