Mais de 13 mil consumidores usaram a ferramenta da DECO PROTESTE para medir a velocidade da internet fixa

A DECO PROTESTE, organização de defesa do consumidor, contabilizou mais de 13 mil registos e mais de 34 mil testes na ferramenta que permite avaliar a velocidade da internet fixa. Para muitos consumidores, a velocidade contratada com os operadores não corresponde ao que, na prática, é disponibilizado.
A maioria dos testes da ferramenta da DECO PROTESTE revelou uma velocidade bastante inferior ao contratado. A velocidade de 500 Megabits por segundo (Mbps) é a que tem apresentado mais resultados não conformes, seguida de perto pela de 200 Mbps.
Após três medições, caso se confirme uma velocidade de download bastante inferior à contratada, a DECO PROTESTE ajuda a reclamar junto do operador e da Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações). Quase dois mil consumidores pediram o seguimento da reclamação, com vários casos de sucesso registados. A maioria pediu uma revisão do contrato celebrado com os operadores de telecomunicações e quase três centenas optaram por rescindir.
Para conhecer a velocidade da ligação à internet em casa, os consumidores devem fazer as medições na ferramenta, pelo menos, três vezes, em dias e horas diferentes, seguindo as indicações apresentadas.
O primeiro parâmetro medido na ferramenta é a velocidade de download, que representa a quantidade de dados que o utilizador consegue descarregar para o seu dispositivo, a cada segundo. O segundo parâmetro é a velocidade de upload, referente à quantidade de dados que podem ser enviados, a cada segundo, do dispositivo do utilizador para um servidor na internet. Velocidades baixas podem prejudicar, por exemplo, o uso de serviços de armazenamento na nuvem.
Se os resultados das três medições confirmarem uma velocidade bastante inferior à contratada, os consumidores preenchem os seus dados e a DECO PROTESTE envia uma reclamação em seu nome para o operador e para a Anacom. Na reclamação, o consumidor pode optar entre rescindir o contrato sem qualquer custo ou pedir uma redução da mensalidade contratada. Caso o operador não dê resposta em tempo útil ou recuse a proposta, a DECO PROTESTE enviará a reclamação para um centro de arbitragem, após consentimento do consumidor.
A DECO PROTESTE é a maior e mais representativa organização portuguesa de defesa dos consumidores. Intervém em cerca de 20 grandes áreas da vida dos consumidores através dos seus estudos, testes, análises de produtos e serviços, pareceres técnicos de especialidade e ações reivindicativas. O seu objetivo é criar consumidores mais informados e, por isso, mais exigentes e proativos na defesa dos seus direitos. Integra o grupo internacional Euroconsumers, que reúne organizações de defesa dos consumidores de Espanha, Itália, Bélgica e Brasil.
Saiba mais em Corporate | DECO PROTESTE
Burson Cohn & Wolfe - Catarina Névoa
91 006 57 34
Catarina.nevoa@BCW-global.com