Euroconsumers marca presença no Web Summit com a DECO PROTESTE para promover a cibersegurança

29 outubro 2021
Segurança online em computadores e telemóveis

O jogo Space Shelter vai estar presente na maior conferência tecnológica do mundo para explicar a importância dos comportamentos digitais preventivos, num período de considerável aumento do tráfego online.

A Euroconsumers em conjunto com a sua congénereo Portuguesa DECO PROTESTE estará presente na próxima edição do Web Summit, entre os dias 2 e 4 de novembro, para apresentar o jogo Space Shelter – uma iniciativa conjunta entre a organização e a Google que pretende incitar os consumidores a aumentar o seu grau de proteção no ambiente digital.

O número crescente de ciberameaças, catalisadas pela pandemia a partir de março de 2020, e que se relacionaram sobretudo com práticas de phishing/smishing, sistemas infetados por malware, fraude/ burla, e desinformação digital, levaram à criação de uma plataforma que pudesse explicar aos consumidores todos os perigos existentes na internet e quais as formas de defesa dessas mesmas situações.

Marco Scialdone, Head of Litigation & Academic Outreach da Euroconsumers, afirma que “a evolução tecnológica deve ser acompanhada de uma literacia digital mais alargada, sobretudo se houver um aumento significativo de utilizadores nas variadas plataformas online, tal como se verificou ao longo do período de pandemia”. Marco Scialdone salienta ainda que “este jogo é uma das iniciativas que marca a posição da Euroconsumers na defesa e proteção dos consumidores europeus, assumindo a informação como o principal catalisador de comportamentos preventivos. A presença na Web Summit permite-nos aproximar esta iniciativa das várias marcas tecnológicas e corroborar a ideia de que é preciso fomentar a privacidade e segurança dos consumidores”.

Segundo o Observatório de Cibersegurança, em 2021 foram registados 847 incidentes, mais do que os 689 registados em 2020 e dos 378 relatados em 2019, o que se traduz num aumento de 124% nos últimos dois anos. Cerca de 49% das queixas relacionam-se com práticas de sextortion, sendo que o phishing/ smishing (38%), o CEO Fraud (12%), a tentativa de burla mediante  (8%) e a burla através da plataforma MbWay (7%) foram igualmente relatadas pelos consumidores.

A Euroconsumers irá também atribuir o Prémio do concurso “My Data is Mine”, resultado da sua iniciativa que desafiou jovens estudantes a desenvolver insights sobre privacidade de dados e tecnologias que possam melhorar as políticas existentes. Este Prémio será entregue por Marco Scialdone, no Palco PANDA, no dia 3 de novembro às 15h55.

Sobre o Space Shelter

O jogo “Space Shelter” torna o conhecimento sobre segurança online numa aventura, com gráficos simples, design e som de qualidade. Os jogadores terão a possibilidade de selecionar um avatar escolhido a partir de um conjunto de personagens, passando depois por uma série de cinco mini-jogos antes de finalmente chegarem ao seu destino: o Abrigo Espacial (“Space shelter”). Ao mesmo tempo, será possível descobrir os elementos que tornam uma conta de Internet segura, desde o uso de um gestor de passwords até à compreensão da autenticação multifator, bem como de diversas configurações de privacidade do consumidor que se encontram disponíveis. O objetivo deste novo jogo é ajudar pessoas de todas as idades a testar os seus conhecimentos e aprender novos truques, bastando para tal uma normal/básica conexão à Internet.

Sobre a DECO PROTESTE
A DECO PROTESTE é a maior e mais representativa organização portuguesa de defesa dos consumidores. Intervém em cerca de 20 grandes áreas da vida dos consumidores através dos seus estudos, testes, análises de produtos e serviços, pareceres técnicos de especialidade e ações reivindicativas. O seu objetivo é criar consumidores mais informados e, por isso, mais exigentes e proativos na defesa dos seus direitos. Integra o grupo internacional Euroconsumers, que reúne organizações de defesa dos consumidores de Espanha, Itália, Bélgica e Brasil.

Saiba mais em Corporate | DECO PROTESTE

Para mais informações contacte:

Burson Cohn & Wolfe - Catarina Névoa
Catarina.nevoa@BCW-global.com