COMUNICADO

DECO PROTESTE lança simulador para apoiar na escolha do seguro de vida do crédito à habitação

19 abril 2022
thumb_seguro_vida_casa

A DECO PROTESTE, organização de defesa do consumidor, lançou um novo simulador, disponível em www.mudarsegurovida.pt que pretende apoiar os portugueses na tomada de decisão sobre a mudança do seguro de vida associado ao crédito à habitação, apresentando o cenário que lhes é mais favorável.

Por norma, os consumidores optam por subscrever o seguro de vida proposto pelo banco onde contratam o crédito à habitação, como contrapartida de uma redução no spread do empréstimo. Contudo, podem existir alternativas no mercado que permitam uma poupança considerável no final do contrato, mesmo com a perda de bonificação no crédito. Mas o cálculo é complexo e até ao momento não existia uma forma simples e imediata de avaliar as várias propostas. Adicionalmente, os consumidores podiam deparar-se com alguma resistência à mudança por parte dos bancos, acabando por ficar presos a soluções manos vantajosas. 

Mónica Dias, Especialista em seguros da DECO PROTESTE, salienta que “este é um momento com um claro enfoque na poupança dos consumidores. A par do esforço financeiro inerente à contratação de um crédito à habitação, a complexidade do processo muitas vezes não permite aos consumidores um cabal entendimento dos seus direitos nestas matérias ou a tomada de decisões que tenham benefícios para o seus rendimentos a longo prazo. Para apoiar os consumidores neste processo e promover a sua literacia financeira, criámos uma ferramenta intuitiva que permite avaliar o seguro de vida associado ao crédito à habitação”.

Com base nos dados relativos à prestação da casa, condições do crédito (capital, taxa de juro, spread, prazo) e do seguro de vida (cobertura, tarifa, titulares) atuais, o simulador faz uma projeção das prestações a pagar até ao final do contrato e compara esse valor com o que pagaria num cenário de mudança do seguro de vida para uma das Escolhas Acertadas indicadas pela organização de defesa do consumidor, mostrando a mais valia de manter ou mudar de seguro.

A título de exemplo, um casal de 45 anos que tenha contratado um crédito habitação de 100 mil euros, há 10 anos, e que tenha optado pelo seguro de vida proposto pelo banco, com a cobertura mais abrangente, ao mudar para a Escolha Acertada poderá obter uma poupança superior a 3900 euros, no final do contrato.  

Este é o único simulador online que permite calcular, de forma simples e imediata, se compensa ou não mudar o seguro de vida do crédito à habitação, mesmo que o spread seja alterado. Adicionalmente, e uma vez que não existe ligação a nenhuma seguradora, as soluções apresentadas são isentas e imparciais.

Sobre a DECO PROTESTE
A DECO PROTESTE é a maior e mais representativa organização portuguesa de defesa dos consumidores. Intervém em cerca de 20 grandes áreas da vida dos consumidores através dos seus estudos, testes, análises de produtos e serviços, pareceres técnicos de especialidade e ações reivindicativas. O seu objetivo é criar consumidores mais informados e, por isso, mais exigentes e proativos na defesa dos seus direitos. Integra o grupo internacional Euroconsumers, que reúne organizações de defesa dos consumidores de Espanha, Itália, Bélgica e Brasil. 

Saiba mais em Corporate | DECO PROTESTE

Para mais informações contacte:
Burson Cohn & Wolfe - Catarina Névoa
91 006 57 34
Catarina.nevoa@BCW-global.com