COMUNICADO

DECO PROTESTE junta-se à Sociedade Ponto Verde para assinalar o Dia Mundial do Ambiente

03 junho 2022
Plogging

Celebrado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972..  Todos os anos países e organizações assinalam a necessidade de contribuir para a proteção ambiental. A DECO PROTESTE e Sociedade Ponto Verde unem-se neste dia para relembrar o contributo da reciclagem de embalagens para o caminho da sustentabilidade e como o papel individual de cada consumidor tem o poder de mudar o mundo. 

Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, a DECO PROTESTE, organização da defesa do consumidor, e a Sociedade Ponto Verde, responsável pela gestão e valorização dos resíduos de embalagens, incentivam os cidadãos a reciclar as embalagens que utilizam no seu dia-a-dia. As duas entidades demonstram como as embalagens, podem transformar-se em novos recursos, tendo uma nova vida, para a qual existem vários exemplos práticos. 

Segundo dados da Sociedade Ponto Verde, as embalagens em plástico PET (polímero utilizado principalmente no fabrico de garrafas de bebidas) ao serem recicladas podem por exemplo, dar origem a fibra de poliéster. Para produzir um cachecol ou uma t-shirt bastam 2 e 3 garrafas, respetivamente. 

Por outro lado, também as embalagens de plástico PEAD (plástico utilizado em embalagens de champô ou detergente líquido) podem originar novas embalagens em plástico ou produtos completamente diferentes. Sabia que são necessárias 60 embalagens de gel de banho para originar 1 regador?

Já as embalagens de alumínio, como latas de refrigerante, podem produzir uma bicicleta – para isso são necessárias, em média 700 destas embalagens. Podem também ser transformadas em novas latas de refrigerante e colocadas no mercado em apenas 60 dias, sendo, portanto, um excelente exemplo de economia circular.

Em 2021 foram encaminhadas para reciclagem, em Portugal, mais de 435 mil toneladas de embalagens, equivalente a um aumento de 6,4% face a 2020. De todas as tipologias, o destaque vai para o aumento de 14% na quantidade de embalagens de plástico que são recicladas.

No entanto, o potencial é ainda maior, se considerarmos a quantidade de embalagens utilizadas ao longo da vida. Se um cidadão em Portugal, colocar no ecoponto todas as embalagens de vidro que utiliza, seria possível produzir um total de 11 243 novas garrafas de vidro reciclado. Por outro lado, esta mesma pessoa pode reciclar papel suficiente para fazer 7 430 caixas de cartão. Se estivermos a falar de plástico, são quase 57 mil as novas garrafas que o ato de reciclar origina.

Segundo Rita Rodrigues, Head of Public Affairs and Media Relations da DECO PROTESTE, “a reciclagem é um ato de cidadania de todos e todos temos a obrigação de nos preocuparmos e sermos responsáveis com o planeta em que vivemos. É ao consumidor que cabe a oportunidade de dar uma nova vida às embalagens. Ao separar e colocar a embalagem no ecoponto correto, o consumidor está a contribuir para uma maior sustentabilidade ambiental, não só da sua comunidade, como do planeta.”

Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, reforça que “Portugal é um bom país de reciclagem de embalagens e tem capacidade instalada para reciclar mais e melhor, tendo já 70 mil ecopontos espalhados pelo território nacional. A SPV une-se à DECO Proteste com o intuito de continuar o trabalho de sensibilização para a reciclagem, que tem vindo a ser feito ao longo de 25 anos, pois só com o espírito de cooperação e envolvimento entre todos será possível promover a circularidade das embalagens.”  

Sobre a DECO PROTESTE
A DECO PROTESTE é a maior e mais representativa organização portuguesa de defesa dos consumidores. Intervém em cerca de 20 grandes áreas da vida dos consumidores através dos seus estudos, testes, análises de produtos e serviços, pareceres técnicos de especialidade e ações reivindicativas. O seu objetivo é criar consumidores mais informados e, por isso, mais exigentes e proativos na defesa dos seus direitos. Integra o grupo internacional Euroconsumers, que reúne organizações de defesa dos consumidores de Espanha, Itália, Bélgica e Brasil. 

Saiba mais em Corporate | DECO PROTESTE

Para mais informações contacte:
Burson Cohn & Wolfe - Catarina Névoa
91 006 57 34
Catarina.nevoa@BCW-global.com