COMUNICADO

DECO PROTESTE cria linha de apoio para dúvidas sobre mercado regulado de gás natural

14 outubro 2022
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Só em Agosto e Setembro, a DECO PROTESTE recebeu 1 140 telefonemas, relativos a eletricidade e gás natural, um aumento considerável face à média mensal de 44, registados desde janeiro.

Face ao crescente número de dúvidas dos portugueses sobre a mudança para o mercado regulado de gás natural, a DECO PROTESTE, organização de defesa do consumidor, criou uma linha de apoio específica para esclarecer dúvidas dos portugueses sobre este tema, a qual está disponível através do site Energia sem Remendos

Ana Guerreiro, porta-voz da DECO PROTESTE revela que “para além dos números registados até ao momento, é expectável que as questões dos consumidores face à alteração para o mercado regulado de gás natural se agudizem com o recebimento das faturas já neste mês de outubro.” Como tal, Ana Guerreiro explica que “a campanha Energia Sem Remendos, que até agora teve um foco alargado sobre um leque de propostas para o setor energético, evolui agora para existência de uma linha exclusiva sobre o mercado regulado do gás natural, podendo dar resposta às crescentes solicitações dos consumidores. Para além desta solução, continuamos a exigir soluções estruturais com impacto real no bolso dos portugueses”.

Entre janeiro e julho de 2022, a organização de defesa do consumidor registou uma média de 44 pedidos de ajuda sobre esta temática – um número que aumentou consideravelmente nos últimos dois meses. Em agosto e em setembro, a DECO PROTESTE recebeu 189 e 951 contactos, respetivamente. 

Janeiro

34

Fevereiro

43

Março

67

Abril

46

Maio

50

Junho

32

Julho

37

Agosto

189

Setembro

951

As questões dos consumidores relacionam-se sobretudo com questões relativas ao aumento de preços; escolha do melhor comercializador; estimativas ou prescrição; cobrança de valores elevados e acertos; contratação à distância ou fora do estabelecimento comercial; dúvidas sobre a leitura da fatura; anomalias no contador; aferição dos contadores.

Por outro lado, e em relação ao consumo de eletricidade, a DECO PROTESTE registou igualmente um aumento de contactos, os quais reportavam questões semelhantes às descritas sobre o gás e ainda outras sobre redução de potência para 1,15 quando consumidor não paga fatura, danos em eletrodomésticos por corte e reposição de energia e painéis fotovoltaicos.

Janeiro

454

Fevereiro

473

Março

553

Abril

432

Maio

549

Junho

400

Julho

406

Agosto

606

Setembro

1086

Para responder a esta procura e para fazer pressão sobre a descida da taxa de IVA para 6% na eletricidade e no gás (em todas as suas formas de utilização doméstica), a organização relembra a ação Energia Sem Remendos, que oferece agora uma linha exclusiva para esclarecer todas as dúvidas sobre a transição para o mercado regulado de gás. Esta linha está disponível para todos os consumidores, mesmo não subscritores.

Sobre a DECO PROTESTE
A DECO PROTESTE é a maior e mais representativa organização portuguesa de defesa dos consumidores. Intervém em cerca de 20 grandes áreas da vida dos consumidores através dos seus estudos, testes, análises de produtos e serviços, pareceres técnicos de especialidade e ações reivindicativas. O seu objetivo é criar consumidores mais informados e, por isso, mais exigentes e proativos na defesa dos seus direitos. Integra o grupo internacional Euroconsumers, que reúne organizações de defesa dos consumidores de Espanha, Itália, Bélgica e Brasil. 

Saiba mais em Corporate | DECO PROTESTE

Para mais informações contacte:
Burson Cohn & Wolfe - Catarina Névoa
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Catarina.nevoa@BCW-global.com