Chat GPT: Cerca de 70% dos utilizadores de internet já realizam pesquisas com recurso à Inteligência Artificial

10 julho 2023
Mão segura um telemóvel com conversção com chatbot; atrás um portátil aberto

O grupo Euroconsumers divulga hoje os resultados de um inquérito online realizado a consumidores europeus, em junho deste ano.

A pesquisa foi realizada na Bélgica, Itália, Espanha e Portugal, países membros do Grupo Euroconsumers. Obtiveram-se 4212 respostas válidas e os dados foram recolhidos através de um questionário online, a internautas com idade entre os 18 e os 74 anos.

A DECO PROTESTE partilha as 10 ideias principais sobre a relação dos consumidores no que respeita a confiança, a confiabilidade, a regulamentação e a satisfação geral com o ChatGPT.

1. ChatGPT é real

O ChatGPT existe e já é bastante usado. Cerca de 1 em cada 2 entrevistados relatou já ter experimentado o ChatGPT ou sistemas baseados em Inteligência Artificial: 18% “usam de vez em quando” e 12% fazem-no “com frequência”. A diferença de idades dos utilizadores é grande: 75% dos 18 aos 34 anos já experimentaram o ChatGPT e no grupo dos 55 aos 74 anos, apenas 29%.

2. Ainda há dúvidas no ar

Os motivos mais apresentados para não usar o ChatGPT foram 1. “nunca ouvi falar”, seguido de 2.“preocupações com a privacidade” e 3. “falta de confiança nas respostas geradas”.

3. Para que se usa o ChatGPT

As principais razões para os entrevistados usarem o ChatGPT é a procura de informações (68%), seguido da necessidade de redigir textos (62%), de resumir a informação (37%), obter inspiração (31%) e gerar imagens (25%).

4. Utilizadores satisfeitos

De um modo geral, os utilizadores do ChatGPT tendem a ter uma experiência sem complicações, estando a maioria ‘satisfeita’ com o serviço prestado (84%).

5. Um novo gatilho para a competitividade

A decisão de apoiar a OpenAI e o GTP veio dar à Microsoft uma posição única no que toca ao acesso à inteligência artificial. A satisfação geral dos utilizadores do ChatGPT parece traduzir-se numa vantagem competitiva: 15% dos usuários optam por aceder através da Microsoft BING e 44% afirmam que este se tornou o seu principal mecanismo de pesquisa.

6. Fonte de informação de confiança

A maioria dos entrevistados consideram o ChatGPT uma fonte de informação credível (31%) e 73% encontram-se satisfeitos com a confiabilidade das respostas fornecidas.

7. Potenciador de eficiência ou de preguiça?

Ao todo, 33% de todos os entrevistados (utilizadores, ou não, do ChatGPT) estão convencidos de que esta ferramenta de inteligência artificial pode ajudar a economizar muito tempo em várias áreas profissionais; quase o mesmo número de inquiridos (34%) acredita que isso tornará as pessoas mais preguiçosas ou levará a mais desemprego (28%).

8. ChatGPT vs. Privacidade: confiar ou não confiar?

Os usuários do ChatGPT tendem a confiar que a sua privacidade está garantida ao usar a ferramenta ou sistemas semelhantes. Metade dos entrevistados (48%) expressam confiança moderada e 37% confiança elevada.
Cerca de um terço de todos os entrevistados (usuários e não usuários) expressaram a sua preocupação de que a Inteligência Artificial levará a um maior abuso de tratamento de dados privados (34%).

9. Quem detém as rédeas do ChatGPT?

Apenas 21% de todos os inquiridos confiam nas autoridades europeias para um controlo eficaz sobre os dados recolhidos através do ChatGPT.
30% considera que as autoridades europeias e na mesma porporção as autoridades nacionais deviam ter a opção de bloquear temporariamente o ChatGPT, no caso de interesse europeu ou nacional.

10. Uma questão de transparência, informação e confiança

A maioria dos entrevistados (59%) acredita que os consumidores devem estar bem informados ao lidar com um sistema de decisão automatizado. No entanto, poucos deles se sentem bem ou muito bem informados hoje (27%). Tendo em mente que 1 em cada 5 acham que a IA já está muito presente no seu quotidiano.
Ao mesmo tempo, apenas 1 em cada 10 entrevistados considera a legislação atual adequada o suficiente para regular com eficiência as atividades baseadas em IA e a maioria (55%) está convencido de que a IA nunca deve ser usada para vigilância dos cidadãos.

Sobre o grupo Euroconsumers

Reunindo cinco organizações nacionais de consumidores e dando voz a um total de mais de 1,5 milhão de pessoas na Itália, Bélgica, Espanha, Portugal e Brasil, a Euroconsumers é o principal cluster mundial de consumidores em informação inovadora, serviços personalizados e defesa dos direitos do consumidor. As nossas organizações membros europeias fazem parte da rede abrangente da BEUC, a Organização Europeia dos Consumidores. Juntos, defendemos as políticas da UE que beneficiam os consumidores na sua vida quotidiana.

Saiba mais em Corporate | DECO PROTESTE

Para mais informações contacte:
Burson Cohn & Wolfe
Maria do Carmo Prates