Os seus eletrodomésticos avariam demasiado rápido?
Aparelhos elétricos e eletrónicos e eletrodomésticos que avariam ao fim de poucos anos, cuja reparação é demasiado cara ou até impossível, obrigando à compra de um substituto. Já lhe aconteceu?
Não é uma mera impressão esta de os equipamentos durarem pouco tempo. Marcas e fabricantes disponibilizam regularmente novos modelos no mercado. A quantidade pode fazer baixar os preços, mas parece também baixar a durabilidade. Os aparelhos avariam sem possibilidade de reparação. Colar, em vez de aparafusar, as peças no interior do equipamento tornou a desmontagem uma missão quase impossível, porque a probabilidade de os danificar no processo ou quando se tenta colar tudo de novo é maior. Somos também confrontados com peças de substituição muito caras, escassas ou inexistentes (o espaço para as armazenar custa dinheiro e os comerciantes conservam apenas pequenas quantidades, e por tempo limitado). E, por vezes, a montagem é feita de maneira a não se poder separar componentes sem danificar a máquina. É o que acontece, por exemplo, com os botões da máquina de lavar: em muitos casos, se estiverem partidos, obrigam à substituição total do painel frontal.
Em novembro de 2020, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução para conceder ao consumidor o direito à reparação, revenda e reutilização. O objetivo é combater as práticas que reduzem o tempo de vida útil dos equipamentos, prolongando a garantia, concedendo garantias a peças de substituição, melhorando o acesso à informação de reparação e manutenção, e criando um rótulo indicativo da durabilidade do produto. A bola está agora no campo da Comissão Europeia.
O crescimento de resíduos elétricos e eletrónicos aumenta 3 a 5% por ano no espaço europeu, sendo que apenas 35% destes resíduos são encaminhados para recolha e reciclagem.
Denuncie os aparelhos que avariam demasiado rápido, partilhe a sua história ou peça esclarecimentos sobre os seus direitos em caso de avaria nos comentários.
Equipa DECO PROTESTE
Bom dia,
Temos um combinado cá em casa, com 4 anos, já levou 3 placas de refrigeração(aquela peça que tem a ventoinha que envia o ar frio para a parte superior)
Valor de reparação 80 euros, o combinado novo custa 450....Na próxima já não vou reparar!
Bom dia Rui,
Obrigado pelo seu comentário e participação na nossa comunidade!
A vida útil dos eletrodomésticos deveria ser mais longa, a bem dos consumidores e do ambiente. Infelizmente, nem sempre é assim. Saiba mais sobre o fenómeno da obsolescência prematura e como lesa osinteresses dos consumidores em https://www.deco.proteste.pt/familia-consumo/orcamento-familiar/noticias/a-revolta-dos-consumidores-contra-a-obsolescencia-prematura, ou denuncie aparelhos que avariam demasiado cedo ou não são raparáveis em https://www.deco.proteste.pt/obsolescencia.
Obrigado,
Equipa DECO PROTESTE