Hyundai Kauai electric e Renault Zoe destacam-se nos testes Green NCAP
A mais recente ronda de testes do Green NCAP confirma os carros elétricos como os grandes vencedores. Os especialistas do Green NCAP reviram os protocolos de teste, com o intuito de os tornar ainda mais rigorosos. Ao abrigo do programa GVI (Green Vehicle Index) foram criados novos métodos, contemplando todos os tipos de sistemas de propulsão.
Além de combinar as rigorosas medições em laboratório e em ambiente real de condução, o novo esquema de testes acrescenta à análise a emissão de gases com efeito de estufa. Passam a ser três as categorias de avaliação: poluição emitida; eficiência energética e a emissão de gases com efeito de estufa, o que permite ter informação mais completa sobre os carros.
Num total de 24 modelos testados (dois 100% elétricos, dois híbridos a gasolina, dois veículos a gás natural comprimido, oito modelos a gasolina e dez a gasóleo), numa seleção de utilitários a carrinhas, sem esquecer os familiares e os cada vez mais populares SUV, os veículos 100% elétricos foram os melhores.
Tanto o Hyundai Kauai como o Renault Zoe obtiveram o número máximo de pontos nas três categorias em análise, garantindo a classificação final de cinco estrelas. A seguir aos modelos 100% elétricos, o Toyota C-HR conseguiu a melhor pontuação.
Estes resultados surpreendem-no? Partilhe a sua opinião nos comentários.
A equipa DECO PROTESTE
Os resultados do Green NCAP mostram claramente a vantagem dos carros 100% elétricos em poluição, eficiência e emissões de gases com efeito de estufa, o que confirma a tendência de veículos mais sustentáveis. Para quem se interessa por híbridos, o Toyota RAV4 Hybrid problemas www.problemastoyota.com/.../ oferece informações úteis sobre desempenho e manutenção, ajudando a compreender melhor este tipo de veículo e a tomar decisões informadas.
Não me surpreende, os elétricos realmente têm vantagem na eficiência e nas emissões, mas é interessante ver que o Toyota C-HR ainda se destaca entre os híbridos.