Identificador da Via Verde a dar problemas?
Via Verde: Problemas com identificadores?
"O identificador não estará a registar corretamente as utilizações, logo, se não estiver mal colocado no vidro, tem de ser substituído".
A Via Verde está a propor aos clientes que ainda têm identificadores comprados a mudança para um regime de subscrição. Comprar novo identificador ainda é possível, mas fica mais caro e não dá acesso a estacionamentos nem carregamentos de carro elétrico.
Luz amarela convida a subscrição Via Verde
Em regra, a luz amarela é indicadora de que há problemas com o identificador da Via Verde, que podem dificultar a cobrança dos serviços prestados, sejam de portagem, estacionamento ou outros. Além da eventual má colocação no vidro do veículo, a luz amarela acende também quando expira o cartão multibanco associado à conta Via Verde, obrigando à associação de novo meio de pagamento.Confirmando que nenhum destes problemas estava em causa, alguns consumidores ignoraram o teor da mensagem enviada pela Via Verde, mas muitos seguiram as instruções da missiva e trocaram o seu identificador por um novo. Nessa transação, deixaram de ser proprietários do identificador e passaram a ser subscritores de um pacote de serviços, que tem de ser pago em regime de mensalidade ou anuidade. E porque não compraram novo aparelho? Porque ao seguirem as instruções da mensagem, os consumidores encontraram no site da Via Verde, com grande destaque visual, três ofertas de subscrição:
- O pacote Via Verde Autoestrada custa 5,75 euros por ano ou 49 cêntimos mensais e inclui apenas o acesso ao pagamento de portagens.
- O pacote Via Verde Mobilidade custa 11,50 euros por ano ou 99 cêntimos mensais e inclui aquilo a que os antigos identificadores comprados também davam acesso: portagens, estacionamento, abastecimento, carregamentos de carros elétricos, entre outros.
- O pacote Via Verde Mobilidade Leve dá acesso aos mesmos serviços que o Via Verde Mobilidade, mas só é cobrado nos meses em o serviço for efetivamente usado. Custa 1,25 euros em cada mês de utilização.
Comprar identificador Via Verde custa 35 euros
Só quando o utilizador continua a percorrer a página das ofertas, com olhar atento, é que encontra, numa única linha e muito mais discreta, a referência à possibilidade de compra de um novo identificador. Não há informação sobre o preço do aparelho, mas há a indicação de que este só está disponível para venda nas lojas da Via Verde e que apenas dá acesso ao pagamento de portagens.
O identificador está à venda por 35 euros, para clientes com extrato eletrónico. Se o cliente optar pelo extrato em papel, o preço do identificador é de 42 euros.Se quiser mesmo comprar o identificador para não ficar vinculado a subscrições, o consumidor tem de se deslocar presencialmente a uma loja Via Verde. No entanto, há apenas sete em todo o país e apenas uma loja no interior (Viseu). Três estão concentradas na área metropolitana de Lisboa (Oeiras, Almada e Lisboa). Sobram Porto, Braga e Faro.
Além disso, já não é possível comprar um identificador para aceder a estacionamentos ou carregamentos elétricos. Essa versão completa dos serviços foi, de facto, descontinuada. Se o consumidor quiser ser proprietário do seu identificador, paga um aparelho mais caro, mas perde os serviços que tinha anteriormente e apenas consegue pagar portagens.
Caso não fique satisfeito com as soluções apresentadas pela Via Verde, preencha o livro de reclamações ou registe a sua queixa no portal Reclamar, da DECO PROTESTE.
Porque não é permitido trocar a bateria do identificador Via Verde?
Os identificadores da Via Verde chegaram a durar mais de uma década nas mãos dos seus utilizadores, embora habitualmente precisassem de ver substituída a sua pilha a cada meia dúzia de anos, aproximadamente. O problema intensificou-se para o lado do consumidor quando a Via Verde deixou de aceitar fazer a troca de pilha. A empresa alega que os novos identificadores são invioláveis, logo, não podem ser abertos para substituição da bateria. Assim, o fim de vida do identificador passou a ser ditado pelo fim de vida da sua bateria, não restando ao consumidor outra hipótese que não seja a substituição de todo o aparelho.
No momento da venda, a Via Verde deixa bem claro que o dispositivo comprado apenas está coberto pela garantia legal de três anos e que, findo esse período, qualquer falha do aparelho ditará a sua inutilidade. Já aos clientes de subscrição, a Via Verde assegura a troca gratuita do dispositivo sempre que este apresente qualquer problema, sem limite temporal.
Consumidores com fracas alternativas à Via Verde
Apesar de ter acedido em manter a venda de identificadores, a Via Verde esvaziou o leque de serviços disponíveis nessa modalidade, limitou o acesso a sete lojas e agravou o custo unitário. Por consequência, a opção de compra do identificador deixa de ser vantajosa para os consumidores.É do conhecimento público a ausência de concorrência à Via Verde no pagamento automático de portagens de autoestradas. Por consequência, os consumidores têm vindo a ser confrontados com uma alteração das condições oferecidas, que os obriga a pagar mais por menos serviços, se quiserem continuar a ser proprietários do seu identificador.
Cerca de 90% dos clientes acabam por subscrever o pacote mais caro – Via Verde Mobilidade – que inclui o pagamento de portagens, estacionamentos e carregamentos de carros elétricos, entre outros serviços.
A alternativa à Via Verde também não é favorável ao consumidor, já que implica o pagamento de portagens e serviços a cada utilização. No caso das autoestradas com pórticos, onde o pagamento em tempo real não é possível, os consumidores que não contratam o serviço Via Verde ficam sujeitos a um prazo de 15 dias úteis para regularizar os pagamentos em falta. Por não se tratar de um processo simples, milhares de consumidores têm vindo a ser confrontados com pesadas coimas, que, se não puderem ser pagas, culminam em processos de execução fiscal.
É cliente via verde? Já teve algum problema com os identificadores?
Partilhe a sua experiência.
Olá Sara e restantes membros. Gostaria de saber se alguém recorreu com sucesso ao tribunal arbitral, sobre o abuso em questão neste tópico. Estou com vontade de o fazer, Obrigado Luís
Aderi à Via Verde, subscrição normal, e no primeiro mês os gastos apareceram como débitos discriminados por utilização de auto-estrada. No segundo mês, o corrente, aparecem como BX Transações Via Verde. Em duas semanas, já gastei 14 euros sem que me tivesse deslocado mais de duas vezes em autoestradas, num raio de poucos quilómetros - estou na Venda do Pinheiro e fui a Lisboa, ou Arruda dos Vinhos. Não compreendo estas contas. Quero acabar com a Via Verde o quanto antes. Mas ainda não compreendi o procedimento. Tenho de comunicar com quinze dias de antecedência, ir ao portal desligar o sinalizador, e entregá-lo ou enviá-lo de volta? O que devo fazer?
Mais uma empresa a cobrar indevidamente a TAXA DO CONTADOR. Não há governo que ponha termo a estes exploradores.?
Viva , Estou na situação da maior parte dos utilizadores que aqui partilharam as suas experiências. No meu caso, o identificador dá luz verde e indica logo os valores das passagens. Após as cartas "ameaçadoras" da Via Verde, comecei a filmar as passagens para provar que o identificador estava a registar corretamente.... Ainda sem resolução da situação. Uma pergunta: alguém sabe o contacto para reclamar junto da entidade que regula a Via Verde??
Recebi indicação de luz amarela em algumas passagens de portagens, (sendo que o estacionamento e as pontes funcionaram sempre bem) no entanto recebi uma mensagem na minha área de cliente viaverde, a indicar que o equipamento estava avariado e deveria substituir o equipamento. Foi-me indicado pela viaverde que teria de pagar um novo equipamento para substituição do avariado. Após ter pago o equipamento de substituição e configurado o meio de pagamento e a viatura, verifiquei que neste momento só tenho os serviços de autoestrada e traveller, sendo o que solicitei foi uma opção de substituição do equipamento avariado por um equipamento funcional, o que deverá por definição de "substituição de equipamento", manter o serviço contratado. Será que esta empresa pode fazer o que quer sendo que detem o monopólio deste serviço e por esse motivo não esxiste alternativa comercial??
Muito boa tarde, sempre que tenho de mudar a bateria no meu identificador que este assunto vem à baila … tenho dois identificadores para os quais a Via Verde “em tempos” trocava a bateria mas agora já não o faz, como tal tenho de ser eu a trocar (custo 2.5€) e para já tudo funciona sem qualquer problema (até ao dia que decidam inventar uma falha fictícia para me forçar a trocar). Mas o que mais me incomoda é estas empresas intituladas de “verdes” sempre muito preocupadas com o ambiente venham agora de forma deliberada “vender” um produto que após o término da bateria seja para o lixo sem qualquer crítica nem penalização das entidades competentes.
Boa tarde, a situação descrita neste forum também me aconteceu desde que fiz alteração de matricula do meu identificador a 28 de Agosto de 2024. Desde esse dia que, progressivamente, o identificador em questão começou a apresentar luz amarela nas passagens na autoestrada e no entanto funcionava nos parques de estacionamento. Estranhei no início, visto o meu identificador, na viatura antiga, nunca ter apresentado anomalias deste género mas pensei que poderia ser alguma situação momentânea, o que infelizmente acabou por não ser. Comecei a receber notificações para substituição de identificador, ao qual vejo com espanto, que para substituir o identificador tinha de escolher uma modalidade de pagamento. Já sou cliente, possivelmente desde o primeiro ano da existência da Via verde e nunca tive de pagar nenhuma mensalidade/anuidade pelo uso do vosso serviço. Investiguei e liguei para o vosso número de apoio ao cliente, o qual me confirmaram ser mesmo esse o caso, ou seja para substituir o identificador teria que escolher uma modalidade. Referi que não estava interessada e que gostaria de pagar apenas por um novo identificador ao qual me esclareceram que não seria possível. Claro que me informaram de todos os benefícios na escolha de uma modalidade, mas não fiquei convencida. Ao longo destes largos anos (mais de 20 anos com certeza) devo ter substituído o identificador uma ou duas vezes, o que pelas minhas contas não compensa de todo. O identificador nunca apresentou anomalias, inclusive funcionava sem problemas tanto na autoestrada como nos parques e acho muita coincidência que a partir do momento em que faço a alteração de matrícula começam os problemas... Inclusive, reparei na minha área de cliente, que me retiraram serviços que sempre tive (nomeadamente "Parques") que uso com bastante frequência e que neste momento nem me permitem reactivar (é apresentando um erro genérico no site). Sou sincera, sinto-me bastante desconfortável com este método de aquisição de subscrição. Preferia que fossem sinceros e me informassem que a partir de agora a via verde irá cobrar uma mensalidade pelo serviço prestado e logo tomaria a minha decisão. Alguem me consegue responder se isto é legal? Não me parece... sustentável não é... Apresentei a minha reclamação no site www.consumidor.gov.pt. Esta situação de certeza que passou pelo governo, gostava de saber qual foi a resposta e se estão a par deste "método" de aquisição de substcritores... Tenho pena que não tenham concorrência...
Tendo tido durante uma viagem o aparecimento de luz laranja na saída pela via de pagamento automático, recebi aviso para substituir o meu identificador. Após ter averiguado a causa do problema, percebi que não estava correctamente posicionado e como tal não deveria estar a funcionar normalmente. Corrigido voltou a funcionar normalmente mas continuo a receber e-mails para o substituir! Depois desse 2º e-mail voltou a apresentar luz laranja no sistema automático, mas curiosamente funciona sempre no modo manual, ou seja se entrar numa AE, retirar o título e na saída utilizar também a via manual, mas carregando no botão ViaVerde, tudo funciona rápida e normalmente e sem colocar o título na máquina. Logicamente deprende-se que o problema não está no identificador. Tentei telefónicamente explicar a situação para resolvê-la, mas além de criarem um sistema difícil de navegar para a resolução de problemas dos clientes e falar com alguém da ViaVerde que realmente o possa fazer, verifiquei que há muita ignorância do lado de quem atende sobre o funcionamenteo destes sistemas e simplesmente quer, da mesma forma que os e-mails de aviso, vender um novo identificador. Da mesma forma que me querem forçar a trocar um equipamento que funciona e que adquiri com o meu dinheiro, tenho outro que já não uso há alguns anos mas que na minha página de cliente também diz que o tenho de trocar! Parece-me abuso, para ser simpático. Não entendo, nem aceito esta lógica consumista, anti-ecológica e puramente financeira de quererem forçar os clientes a trocar equipamentos válidos e funcionais. Não chega o valor das portagens em tudo quanto é espécie de auto-estrada? Seria como um operador de comunicações a querer forçar-nos a trocar de telemóvel ou outro equipamento só para utilizar um comercializado exclusivamente por ele e que ficasse-mos a pagar renda ou um valor abusivo por um novo. Só o posso entender que o queiram fazer para actualizar o parque de identificadores, sendo assim deviam enviar um para troca sem custos e mantendo as minhas condições contratuais.
O meu identificador deixou de funcionar corretamente em 2021 por falta de bateria. Avisaram-me do sucedido mas eu ignorei visto que os valores eram debitados de igual forma. Após o quinto aviso por email, eu decidi levar o identificador à loja Onlybattery em Guimarães, colocaram-me nova pilha no aparelho. Para meu espanto continuou a dar luz amarela nas portagens. Mas passado uma semana fui a espanha de ferias e o identificador foi lido nas portagens de lá… Ora que surpresa. E nas SCUTs tambem apitava. Enviei uma reclamação para via verde e para a autoridade que regula a via verde e até hoje em nada deu. Hoje telefonei para a via verde e pela tentativa de me imputar a culpa com uma conversa (creio eu) já programada por esta empresa fiquei a entender que eles colocam o aviso de registo anómalo associado aos identificadores antigos de forma a forçar os clientes a optar pelas novas soluções que eles oferecem , vai sempre dar amarelo nas portagens até eles limparem esse erro. Portanto é má fé por parte da empresa só isso. O melhor aqui é quem tiver identificadores nesta condição, ir ao livro de reclamações e encher a caixa desta empresa de reclamações. Pode ser que a abanar a arvore caia alguma maça. Cumprimentos
Acontece-me exactamente o mesmo. Aliás tenho um 2º identificador activo, mas não associado a nenhuma matrícula que não uso há alguns anos e a agora também me dizem que tenho que o trocar!! Estou à espera de resposta à minha reclamação.
Olá, JM
No início de 2023 a DECO PROteste recebeu várias queixas semelhantes. Concluímos a essa data que a principal motivação dos procedimentos era a mudança para um regime de subscrição, dado que o objetivo era reduzir ao máximo os dispositivos adquiridos. Em resposta à exigência da DECO PROteste, a Via Verde acabou por manter a possibilidade de compra do identificador, mas colocou-lhe entraves.
Aos consumidores visados aconselhámos a confirmar se não havia outro motivo para disparar a luz amarela, como a má colocação no vidro ou a caducidade do cartão associado. O conselho mantém-se válido.
Nos casos em que não haja qualquer problema com o dispositivo, a DECO PROteste junta-se à sugestão de apresentar reclamação. Será preferível optar pela eletrónica (https://www.livroreclamacoes.pt/Inicio/), porque garante resposta e a mesma deverá ser enviada em pouco mais de duas semanas. Mais sugerimos o registo no portal Reclamar da DECO PROteste.
Esperamos que ajude.
A EQUIPA DAS FINANÇAS PESSOAIS
DECO PROteste, Saber é Poder
A Via Verde Portugal é abusiva e não cumpre com os seus contratos, alterando-os a seu belo prazer, sabendo que não há concorrência, pois é única no mercado.
Eu questiono quem regula este sector e se não o mesmo não tem mão firme nestas questões.
Vê-se a olhos vistos esta entidade a roubar o cidadão, e ninguém quer fazer nada! Chega de roubo. É demais!
Já se pensou... e será que a Via Verde não condiciona remotamente os identificadores? É que de repente todos os identificadores que não têm mensalidade têm de ser substituídos! É estranho o timming das coisas!
O meu identificador dizem eles, também começou a dar problemas e teria de ser substituído. Engraçado que mandei medir a pilha e está em condições! Já vou no 5º aviso e hei-de continuar a receber mais, pois enquanto não me resolverem a questão e garantir a continuidade de todos os serviços que tenho contratualizados, vou deixar andar. A questão é que estou de momento impedido de aceder aos restantes serviços (estacionamento, parques, ferries...), mas também não será por isso que me deixarei ceder.
Peço que informem aqui o Provedor para esta questão, a fim de poder fazer mais uma reclamação, uma vez que já a fiz no Livro de Reclamações, no CICAP, na Deco e farei onde for preciso fazer mais.
Mas será que neste país não é possível acção por abuso de posição dominante !?
Eu contribuía caso a DECO se dispusesse a avançar.
Tenho dois veiculos com dois modelos de identificadores diferentes.
Um deles tem +20 anos e já lhe foi substituida a pilha várias vezes, a última substituição (à mais de 1 ano) já não foi a Via Verde a efetuar.
Esteve a funcionar sem problema até à 1 mês atràs, altura em que começou a dar amarelo.
Já tentei fazer reativação do identificador e dizem que está ativo mas no site continua a aparecer como inativo, e como tal quando passo na portagem acende a luz amarela.
O outro é mais recente e precisou de pilha nova no inicio deste ano.
Fiz a substituição e reativação no site da Via Verde, apenas quando liguei para lá me reativaram o identificador.
Começou a funcionar novamente sem problemas, mas na última semana já começou novamente a dar amarelo.
Liguei para a Via Verde e já me estavam a tentar convencer a mudar para o serviço de subscrição.
Desde que fizeram a revisão da oferta comercial no ano passado parecem estar a querer forçar as pessoas a mudar para o serviço de subscrição, ou comprar novo identificador com menos serviços.
Parece-me claramente um abuso o que estão a fazer, dado que não existe concorrência, e não é o pagamento manual de portagens/ estacionamento que dá aos clientes uma alternativa equivalente.
A Autoridade da Concorrência está a analisar isto, ou está a ser preparada alguma ação popular contra a Via Verde?
Olá, R S
No início de 2023 a DECO PROteste recebeu várias queixas similares. Concluímos a essa data que a Via Verde tem vindo a mover todos os esforços possíveis no sentido de promover a mudança para o regime de subscrição, dado que o objetivo é reduzir ao máximo os dispositivos adquiridos.
Aos consumidores visados aconselhámos a confirmar se não havia outro motivo para disparar a luz amarela, como a má colocação no vidro ou a caducidade do cartão associado. O conselho mantém-se válido.
Relativamente à troca de pilha, chamamos a sua atenção para que a Via Verde deixou de aceitar fazê-lo, invocando a inviolabilidade do identificador.
Pode ponderar a apresentação de reclamação eletrónica (https://www.livroreclamacoes.pt/Inicio/), o que não impedirá de registar a reclamação no portal Reclamar da DECO PROteste.
Obrigada,
A EQUIPA DAS FINANÇAS PESSOAIS
DECO PROteste, Saber é Poder
Similar aos previos, com um agravante... em fins de dezembro via telefônica ja tinha sido "alertada"/ameaçada?? de que ia falhar - primeiro ia ser nos parkings, depois no resto eles tem a conversa gravada...- e que devia trocar de identificador com uma promoção qualquer... Nao aceitei... e falhou... "alegadamente por falha da bateria..." nas autoestradas.
Por tanto agora desisti de contrato mas depois ve ver os vossos comentários nao devia de ter desistido...
Olá a todos!
A minha situação é muito similar à maioria das descritas e preconiza um abuso por parte da Empresa Via Verde.
Resumindo:
-Adquiri um identificador em Janeiro de 2013 (há cerca de 10 anos)
-Em Novembro de 2023 começou a acender amarelo.
-Substitui a pilha e deixou de dar amarelos.
-Em meados de Janeiro de 2024 começou a dar amarelos outra vez e começo a receber notificações para subsituir o identificador (já vou no 4º aviso até agora).
-Ligo para a Via Verde e exponho a situação e refiro que o meu identificador está em perfeitas condições. Passa bem nas Scuts, apita e a passagem é registada. Refiro que nas portagens normais dá amarelo, mas é interessante que identifica a classe do veículo, por isso não estará a ser lido?
A assistente diz que o meu identificador está descontinuado e tem de ser substituído, que nas Scuts ainda têm aparelhos antigos, por isso é que dá... (A sério!!!) Que tenho a possibilidade de o substituir.
Ponho a hipótese de substituir o aparelho em modalidade de compra, com as mesmas condições do me contrato atual, mas, novidade das novidades, não dão as mesmas condições em modalidade de compra.
Eu questiono então:
Porque é que a Via Verde pode mudar um contrato unilateralmente?
Onde é que está a preocupação com a sustentabilidade quando deitamos ao lixo aparelhos em perfeito estado de funcionamento?
Porque é este abuso de monopólio de negócio não é denunciado nos média?
Porque é que as pessoas aceitam estas novas condições sem nada questionar?
Em última análise, porque é que o aparelho é necessário, se a empresa continua a cobrar desde que o nosso contrato esteja ativo?
Por fim:
Onde é que nos podemos queixar sobre este assunto?
PS:
+Um aparelho comprado que neste momento custe cerca de 37,5€ e tenha a duração de pilha de 10 anos como o meu, fica a 3,75€ ano, mantendo as condições do meu contrato.
+Um aparelho alugado com os mesmos serviços fica a 13,35 neste momento. Assumindo que o aluguer não aumenta, ao fim de 10 anos são 133,5€. Multiplicando por milhões de clientes, é só fazer as contas....
A Via Verde comporta-se de forma aparentemente legal, mas num óbvio contexto de abuso de poder dominante enquanto monopolista deste tipo de serviço. Altera regras a seu benefício, alegando que a esmagadora maioria dos seus clientes acede à sua proposta de substituição de identificador. Hoje com base num montante máximo de 1,14 €/mês que seguramente irá sendo agravado a seu exclusivo benefício.
O departamento jurídico da DECO não atua perante esta situação?
Olá, P.E
Dada a especificidade do assunto, aconselhamos a entrar em contacto com o nosso serviço de informação. Basta ligar para o 218 410 858 (chamada para linha fixa nacional, dias úteis, das 9 às 18 horas). Obrigado.
Um Dacia Duster de 2022 paga classe 2 sem o identificador via verde e classe 1 com o identificador. O mesmo carro, as mesmas características e diferenças na classe por ser ou não ser cliente. Uma vergonha. Fazem o que querem
C.P.
Tenho um Identificador da Via Verde comprado há muitos anos, mas a funcionar corretamente, sem problemas. Com alguma regularidade (de três em três anos) substituo preventivamente a pilha.
Fui contactado telefonicamente pela Via Verde no dia 22/12/2023 às 16:50 para substituir o identificador antigo por um novo. A senhora perguntou se autorizava a gravação, e eu respondi que sim. Começou então a dizer que o meu identificador era dos antigos, que ia ser descontinuado a partir de 31/12/2027, mas que estavam a fazer uma campanha e que eu podia substitui-lo por um novo, sem custos até essa data. Só a partir de 01/01/2028 passava ater o custo mensal contratualizado.
O que a senhora não disse, foi que o novo identificador só funciona em portagens, não dá para estacionamentos nem dá para postos de carga de veículos elétricos. Mas isso já eu sabia.
Assim, respondi que não estava interessado, que o meu identificador estava a funcionar bem e que eu não ia estar a ter trabalho sem necessidade. Em 2028 pensava no assunto.
Vai daí, PIM! O meu maravilhoso identificador da VIA VERDE "não funciona", dá luz amarela nas portagens, e recebi três emails da Via Verde, um por semana, a avisar que tenho de o substituir:
Assunto: 1º aviso - Atenção ao seu identificador
Assunto: 2º aviso - Atenção ao seu identificador
Assunto: 3º aviso - Atenção ao seu identificador
Mas nos parques de estacionamento, surpresa das surpresas, o identificador funciona perfeitamente e dá luz verde. Aparentemente, a Via Verde limitou-se a registar que a minha matrícula (que a Via Verde lê perfeitamente sem necessidade do identificador para nada) tem um contrato associado a um identificador antigo (que é irrelevante porque o sistema lê a minha matrícula e tenho contrato) e QUE PODE PORTANTO GANHAR DINHEIRO COM ISSO.
Trata-se de uma situação de legalidade muito duvidosa, que configura no meu entender fraude e extorsão!
Olá, C.P
No início de 2023 a DECO PROteste recebeu várias queixas similares. Concluímos a essa data que a principal motivação para tais contactos era a mudança para um regime de subscrição, dado que o objetivo era reduzir ao máximo os dispositivos adquiridos.
Em resposta à exigência da DECO PROteste, a Via Verde acabou por manter a possibilidade de compra do identificador, mas colocou-lhe entraves.
Aconselhamos a confirmar se não havia outro motivo para disparar a luz amarela, como a má colocação no vidro ou a caducidade do cartão associado.
Relativamente à troca de pilha, chamamos a sua atenção para que a Via Verde deixou de aceitar fazê-lo, invocando a inviolabilidade do identificador.
Caso conclua que não há qualquer problema associado ao dispositivo, pode ponderar a apresentação de reclamação eletrónica (https://www.livroreclamacoes.pt/Inicio/) ou através do portal Reclamar da DECO PROteste.
Obrigada,
A EQUIPA DA MOBILIDADE
DECO PROteste, Saber é Poder
Exactamente a mesma situação, e na mesma data
Não há paciência para a ViaVerde, não é um parceiro de confiança, vale tudo para forçar os clientes a desistirem dos identificadores com modalidade de compra. A última é forçar os clientes a irem há loja física para mudar a classe de um identificador, mas quando se chega à loja, o serviço não está disponível.
As outras formas mais comuns tem sido:
1) enganar os proprietários de identificadores com modalidade de compra, indicando que estes não se encontram a funcionar corretamente, para que sejam trocados por modalidades com custo mensal.
2) Não permitir a mudança de titular de um identificador.
A conversão de todos os identificadores para modalidades de pagamento periódica representa um encaixe financeiro muito significativo, estamos a falar de 1,14 EUR x milhões de utilizadores, por isso vale tudo, mas confiança é zero. Espero ansiosamente para surgir no mercador uma alternativa à ViaVerde.
O dispositivo não é necessário para a contagem das passagens. Os estrangeiros não têm dispositivo.
Quando está com luz amarela o registo é feito na mesma, aliás se deixar o disppsitivo em casa as passagens são contabilizadas na mesma.
Outros paises têm "Via verde" e funcionam sem dispositivo.
Relativamente a este assunto da viaverde, considero isto um esquema bem montado para aumentarem as suas receitas.
Recebi um email a dizer que não estavam a ser registadas as passagens pelo que tinha que substituir o identificador. Acontece que estava fora do pais e não estava a utilizar a viatura.
Constatei no registo da viaverde que o meu identificador é do tipo 1, mais antigo, logo todos os identificador antigos devem estar a receber esta mensagem.
Desloquei me a loja da viaverde para saber o que se passava com o identificador ao qual disseram que não faziam intervenções no identificador e que provavelmente ficou sem bateria e que tinha que ser substituído por não mudam a bateria.
Disse que não era problema de bateria pois tinha sido substituída.
Disseram que não podia mexer no identificador, que é meu, pois fui eu que comprei.
O identificador com bateria nova, continua a dar sinal amarelo, pelo que suspeito que tenham feito uma programação para dar amarelo aos identificadores mais antigos.
Considero que este assunto deveria ser analisado e caso a viaverde tenha agido de má fé, que seja punida exemplarmente.
Na muche. Exactamente o que penso, aliás...tenho a certeza.
Confrontado com a alegada inviabilidade de troca de bateria pela via verde eu próprio substitui a bateria (a tal insubstituivel) e claro testei depois. Como esperado ao passar pela portagem fui saudado pelo verde. Mas claro... foi sol de pouca dura na passagem seguinte passou para o amarelo. É indecente o comportamento da brisa. Nitidamente a forcar as pessoas a pagarem a renda aos senhores das auto estradas. Vergonhoso!
Aconteceu comigo exatamente a mesma coisa!