AMORTIZAR CRÉDITOS OU INVESTIR?
Consegiui juntar uma boa poupança mas não sabe se deve investir esse valor ou amortizar os créditos e assim obter um alívio imediato no orçamento mensal?
Usar as poupanças para amortizar um crédito pode ser uma boa solução para quem precisa equilibrar o orçamento familiar. Mas também pode ser vantajoso aplicar esse montante para que, a prazo, gere algum rendimento.
Mas o que ter em conta?
Certifique-se de que o valor que tem disponível – seja para amortizar ou para investir – não é a totalidade das suas poupanças. É essencial que tenha um fundo de emergência para o caso de imprevistos.
A seguir compare a remuneração oferecida com a taxa de juro do crédito.
Atenção: deve ter em consideração a taxa anual nominal líquida (TANL) dos depósitos a prazo e não a taxa de juro bruta. Além disso, deve verificar se se aplicam eventuais despesas de manutenção associadas ao produto que escolher.
Se tiver vários créditos e não souber qual deve amortizar primeiro, pondere começar pelo que tiver a taxa de juro mais elevada. No entanto, os créditos à habitação, por terem, normalmente, prazos e montantes superiores, podem ser bons candidatos, mesmo que tenham uma taxa de juro mais reduzida.
Dúvidas? Encontra mais informação aqui. Também estamos disponíveis para mais esclarecimentos.
A EQUIPA DAS FINANÇAS PESSOAIS
DECO PROteste, Saber é Poder