Como obter a segunda via de uma fatura com NIF?

Faça login para aceder a este conteúdo. 

Muitos estabelecimentos comerciais têm uma informação afixada a avisar que, se o consumidor quiser fatura com número de contribuinte, deve pedir antes da emissão da primeira via. Se não se lembrou do NIF completo, perdeu a fatura ou, por exemplo, esta já não é legível, pode pedir a segunda via do documento. Mas o estabelecimento não é obrigado a emiti-la, exceto em caso de total destruição do documento original.

Conforme determina a Autoridade Tributária, a emissão de segunda via apenas anula fisicamente um documento, ou seja, “nem o fornecedor entrega duas vezes o imposto liquidado, nem o mesmo é deduzido também duas vezes, na medida em que o cliente não possui o original do documento”. Ainda assim, ao emitir uma segunda via da fatura, o comerciante deve anular informaticamente a primeira.

Nas grandes superfícies comerciais, como os supermercados, é habitual a segunda via poder ser pedida junto ao balcão de apoio ao cliente, pois as caixas não permitem a emissão do documento.

Se o vendedor recusar o pedido, motivado por total destruição do documento original, apresente uma queixa à ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica).

Dúvidas? Partilhe nos comentários.

A Equipa da DECO PROteste

Partilhar
img

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Orçamento Familiar da comunidade Finanças Pessoais

2 Comentários

Filtrar por :
18/01/2026

O exemplo típico que todos usam para discutir a necessidade de uma segunda via da fatura é que alguém se esqueceu de fornecer o NIF. Esse também foi o meu caso! Mas acabei de descobrir que as Questões Frequentes oficiais da e-fatura dizem que uma fatura sem NIF pode ser enviada através da e-Fatura de qualquer maneira. Veja a pergunta 4920 em info.portaldasfinancas.gov.pt/.../faqs-00984.aspx Por isso, estou surpreso que ninguém mencione isso. Talvez seja algo novo?

17/01/2026

"Mas o estabelecimento não é obrigado a emiti-la, exceto em caso de total destruição do documento original." Isto significa que uma empresa que apenas emite faturas digitais provavelmente nunca será obrigada a emitir uma segunda via, certo? No meu caso, esqueci-me de fornecer o meu NIF à Booking.com. Solicitei uma segunda via com ele, mas eles recusaram e apenas ofereceram a fatura antiga; portanto, ela não está «destruída» e não há nada que eu possa fazer.

Responder a
Faça login para aceder a este conteúdo.