PPR - Qual o melhor Plano Poupança para a Reforma ?
Quando e como subscrever um PPR?
Quanto mais cedo iniciar o seu plano de poupança para a reforma, melhor. Mais irá acumular e maior será o efeito de capitalização do rendimento. Ou seja, mais ganha.
Começar cedo, ainda longe da idade da reforma, dá a oportunidade de apostar em produtos de maior risco, cujo potencial de rendimento é maior. A altura ideal para investir é no início da carreira, mas nem sempre é possível. no entanto, aconselhamos a não deixar para depois dos 30 anos.
Antes de escolher e subscrever um PPR, deve analisar as diferentes ofertas disponíveis no mercado, o nível de risco e o seu perfil. Ou seja, o nível de risco varia consoante a oferta - existem PPR sob a forma de seguro (geralmente, de capital garantido) e outros sob a forma de fundo (sem garantia de capital) - pelo que deve escolher o produto que se adequa mais ao seu perfil e ao risco que está disposto a correr.
Se a reforma ainda está num futuro distante, um PPR sob a forma de fundo, que investe em ações, como forma de potenciar o rendimento pode ser uma boa opção. Porém se já estiver a menos de dez anos da reforma, um PPR sob a forma de seguro, pode ser forma mais segura de garantir que não perde as suas poupanças na reta final da vida ativa.
Deve ainda ter em conta a rentabilidade passada e as comissões cobradas antes de fazer a sua escolha.
Com o simulador da DECO PROTESTE consegue comparar as diferentes ofertas existentes no mercado e encontrar a opção mais adequada tendo em conta as suas necessidades.
Esclareça todas as suas dúvidas sobre o tema em www.deco.proteste.pt/.../perguntas-frequentes.
Se já escolheu o seu PPR, partilhe a sua experiência e opinião com a comunidade.
A EQUIPA DECO PROTESTE.