Como poupar eletricidade em quarentena
Para fazer face à pandemia, as famílias portuguesas estão recolhidas em casa. Mas ter pessoas em casa todo o dia, não significa que a fatura de eletricidade tenha de disparar. Reunimos algumas medidas que o vão ajudar a reduzir o consumo de energia, sem abdicar do conforto neste momento difícil.
- Evite usar aparelhos desnecessariamente. Se tem estendal, não use a máquina para secar roupa.
- Ajuste a temperatura de frigoríficos e arcas congeladoras: no frigorífico, deve rondar os 5 a 8.º C e, no congelador, -17 a -20.º C.
- Evite ligar, em simultâneo, eletrodomésticos com consumos elevados: cafeteiras elétricas, fornos, máquinas da roupa e da loiça e aspiradores. Reduzirá os picos de consumo.
- Vai lavar roupa e loiça? Use as máquinas com a carga completa. Atenção: se alguém em sua casa estiver doente, lave a roupa a temperaturas elevadas (60.° C ou mais) e a loiça nos programas automático, normal ou universal (são mais quentes).
- Use extensões com interruptor para evitar consumos em stand-by.
- Acenda apenas as luzes necessárias.
- Se tem um sistema fotovoltaico para autoconsumo (ou outro sistema de produção de eletricidade para autoconsumo, como geradores eólicos), procure alinhar o ciclo de utilização dos eletrodomésticos com o de produção do sistema para autoconsumo.
- Comunique as leituras do contador, por telefone ou outros meios digitais disponíveis. Não só se evita a deslocação de técnicos como o cálculo por estimativa.
Veja a nossa lista completa de dicas para poupar na eletricidade em tempo de quarentena.
Tem dúvidas, dicas ou experiências a partilhar sobre este tópico? Use os comentários!
Equipa DECO PROTESTE