propostas para produção de energia para autoconsumo

Faça login para aceder a este conteúdo. 

Olá

Gostaria de solcitar esclareciemto sobre os sistemas  de produção de energia de autoconsumo, uma vez que recebi um técnico da EDP a propor a aquisição de 2 paineis. O plano inclui o pagamento de 88 euros mensais durante 3 anos e a garantia dos paineis durante 10 anos. O valor mensal inclui o pagamento da prestação dos paineis, mais o consumo previsivel de energia à rede da EDP.  O meu consumo médio de energia eletrica ronda os 87 euros, em média, numa vivenda com 200 metros quadrados e com boa exposição solar. Fiquei na dúvida pois o maior consumo de energia na minha habitação verifica-se à noite, altura em que os paineis não acrescentam nada e também o escedente da produção vai para a EDP a custo zero. Será que esta proposta é de considerar ou não tem qualquer interesse?

Obrigado

Partilhar
img

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir Eletricidade e Energia da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :

O Upac deve ser calculado consoante o seu consumo, para beneficiar o seu investimento.

Boa tarde
Em Novembro de 2017 adquiri 4 paineis fotovoltaicos á EDP que estavam bem dimensionados para os consumos á época. Acontece que
vim a verificar ter um frigorifico com um consumo excessico que acabei
bor substituir por um mais eficiente ( cerca de 2,5 menos que o anterior)
e agora tenho uma descarga para a rede de 25 a 30%.
Tenho o aquecimento de águas sanitárias por caldeIra a gás natural e
pelo que sei as baterias para armazenamento do excesso de produção
estão ainda muito caras. Assim sendo pensei que adquirindo um termoacumulador electrico poderia aquecer a água com esse excesso
de energia.
Gostaria de saber a vossa opinião sobre este assunto.

Cumprimentos
Joaquim

Olá Valdemar,

O Sistema de UPAC apenas é viável quando autoconsome a eletricidade produzida, pelo que o sistema fotovoltaico deve ser dimensionado de acordo com o seu perfil de consumo. Se o Seu consumo é pouco sendo que parte da energia produzida é enviar à rede, então a solução não será satisfatória para sí. Estará a pagar para produzir eletricidade para a rede.

Aconselhamos sempre a verificar o consumo diário (em horário solar) dos seus consumos diretos pelo que uma solução a apresentar deve ser sempre precedida de uma avaliação técnica não só do seu perfil de consumo como de aval técnico no terreno.

Com os melhores cumprimentos

Equipa energias renováveis

Responder a
Faça login para aceder a este conteúdo.